brasil1970

sábado, 31 de outubro de 2009

Se não for para a Globo, Willy Gonser vai se aposentar

Se não for para a Globo, Willy Gonser vai se aposentar

Eu estava devendo a incontáveis leitores que escrevem todos os dias perguntando pelo grande Willy Gonser, que depois de tantos anos de sucesso, saiu da Rádio Itatiaia no mês de setembro.

Conversei esta tarde com ele; um dos locutores esportivos que mais marcaram época no futebol brasileiro, especialmente no Paraná, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Minas Gerais, estados onde trabalhou.

Transmitiu 11 Copas do Mundo e sobre a saída da Itatiaia ele disse:

“Alegaram que tenho um problema na garganta, mas eu não nada. Meu problema é a minha carteira de identidade onde consta a minha data de nascimento (74 anos). Tive realmente um problema de peito encatarrado, que provocava rouquidão, em duas oportunidades, mas resolvidos. O meu erro foi ter voltado a narrar antes da hora mas agora estou bom novamente”.

COMENTARISTA

“O Emanuel (Carneiro) disse à minha esposa que faria este convite, mas eu não aceitaria, como não aceitei a homenagem que queriam me fazer no último Atlético e Cruzeiro, como não aceitei o convite dele para ser comentarista da rádio na Copa de 2010 na África do Sul”.

RÁDIO GLOBO

“Em duas oportunidades fui convidado para me transferir para a Rádio Globo Minas: dois anos atrás e quatro anos atrás, e a Itatiaia me segurou. Agora eu procurei o Marcos Guiotti, que comanda a Globo aqui, mas a decisão é do Álvaro, o diretor geral do Sistema Globo de Rádio, que fica lá no Rio de Janeiro. Pediram para que eu aguarde a resposta, que se for para me contratar, será somente no ano que vem, com a devida promoção, mas eu sinto que não estão mais tão interessados.”

FUTURO

“Caso a ida para a Globo não se concretize vou embora para Alcobaça, na Bahia, me aposentar. Tenho em vista uma casa para comprar lá, com o dinheiro do Fundo de Garantia, que não é muito, mas dá para resolver.”

HISTÓRIA

Willy Fritz Gonser nasceu em Curitiba, filho de pai alemão e mãe paranaense. Começou no rádio em outubro de 1953, na Rádio Marumbi, de Curitiba, onde atuava em comerciais, programas musicais e outros, menos esporte. Em abril de 1955 é que o mandaram cobrir um jogo e ele já começou como narrador.

No Paraná passou também pelas rádios Curitibana, Paranaense, Independência, Clube e Paiquerê, de Londrina.

Em 1960 foi contratado pela Rádio Gaúcha de Porto Alegre, onde transmitiu as Copas de 1962 (Chile), 1970 (México) e 1974 (Alemanha).

Em 1976 foi para a Rádio Nacional do Rio, por quem transmitiu a Copa da Argentina em 1978, ao lado do José Carlos Araújo o “Garotinho”.

Em 1979 foi contratado pela Rádio Itatiaia e transmitiu as Copas de 1982 (Espanha), 1986 (México), 1990 (Itália), 1994 (Estados Unidos), 1998 (França), 2002 (Coréia/Japão) e 2006 (Alemanha).

FRANZ BECKEMBAUER

Uma das boas lembranças que o Willy guarda da profissão é da decisão do Mundial Interclubes, entre Cruzeiro e Bayer de Munique. Ele era da Rádio Nacional, que transmitiu, também, os jogos decisivos da Libertadores, entre Cruzeiro e River.

Em Belo Horizonte ele foi ao Hotel Del Rey, aguardar a delegação do Bayer, que chegara no mesmo dia do jogo, poucas horas antes de ir para o Mineirão.

Deu de cara com o capitão Franz Beckembauer, e em alemão, perguntou:

__ Qual a tática para hoje capitão?

E a resposta foi:

__ Cama!

E assim foi. Os alemães dormiram um pouco, foram para o jogo e empataram de 0 x 0, levando o título, já que na partida de ida venceram por 2 x 1.

FAMÍLIA

Willy é pai do Guilherme Gonser, que trabalha na equipe de esportes da Rádio Itatiaia. Tem mais três filhos, que moram em Belo Horizonte: Cláudio e Iracema, que são médicos, formados pela UFMG, e Cláudia, filha de criação, formada em Turismo pelo Unicentro Newton Paiva.

Esse post foi publicado de sexta-feira, 30 de outubro de 2009 às 18:37, e arquivado em ESPORTE. Você pode acompanhar os comentários desse post através do feed RSS 2.0. Você pode comentar ou mandar um trackback do seu site pra cá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário