brasil1970

sábado, 15 de outubro de 2011

América Football Club



Após uma cisão no Clube Atlético da Tijuca seus dissidentes passaram a se encontrar na casa de um deles, Alfredo Mohrstedt, para fundar uma nova agremiação.

A reunião aconteceu no dia 18 de setembro; estavam presentes, afora seu proprietário, Henrique Mohrstedt, Oswaldo Mohrstedt, Gustavo Bruno Mohrstedt, Alfredo Guilherme Koehler, Alberto Koltzbucher e Jayme Pereira Machado.

Surgiram três propostas para o nome do clube: Oswaldo Mohrstedt propôs Rio Football Club , em homenagem à Cidade, Henrique Mohrstedt sugeriu Praia Formosa Football Club, por ser o nome da rua em que o clube estava sendo criado, mas a proposta aceita por todos foi a de Alfredo Koehler: America Football Club, em homenagem ao continente como um todo.

A primeira partida oficial aconteceria no dia 6 de agosto de 1905, num amistoso com o já estabelecido Bangu Atlético Clube (apesar de oficialmente em 17 de abril de 1904, os operários brasileiros e dirigentes ingleses já praticavam esportes nos terrenos e nas dependências da fábrica de tecidos que lhe deu origem desde o final do século XIX).

A primeira partida oficial aconteceria no dia 6 de agosto de 1905, num amistoso contra o Bangu Atlético Clube, os inexperientes americanos foram derrotados por 6x1. Nesse jogo, o jovem estudante de medicina paulista Amilcar Teixeira Pinto se tornou o primeiro jogador a marcar um gol defendendo o America. A escalação do time foi Oswaldo Mohrstedt; Francisco Pinto e Gustavo Bruno; Romeu Maina, Amilcar Teixeira Pinto (capitão) e Nabuco Prado; Alfredo Koehler, Jaime Pina, Durval Medeiros, J.Bermuder e Gustavo Garnett.

O America atuou com seu primeiro uniforme, que perduraria até 1908: camisas e meias pretas, calções e gravata brancos. Uma curiosidade: se observar com cuidado, pode-se constatar que a camisa americana apresentava sete botões: dois no colarinho e cinco na camisa; eles simbolizavam cada um daqueles sete idealistas que, em 1904, fundaram um clube que se tornaria, brevemente, uma das glórias do esporte brasileiro. Posteriormente, o jogador, técnico e dirigente Belfort Duarte adotou o uniforme rubro.O primeiro jogo oficial foi travado contra o Bangu, perdendo por 6 a 1. O inexperiente time foi facilmente derrotado, mas ali o jovem estudante de medicina paulista Amilcar Teixeira de Castro marcou o primeiro gol da história americana.
O primeiro campo do América foi num terreno baldio, pertencente a Estrada de Ferro Rio D'Ouro, à Rua Pedro Alves. Em 12 de agosto de 1906, houve a transferência para a Rua São Francisco Xavier, 78. Como este campo não tinha as medidas para a disputa de partidas da primeira categoria, precisou-se indicar, em 1908, o campo do Bangu, na Rua Ferrer e em 1910, o do Fluminense, na Rua Guanabara (atual avenida Pinheiro Machado).
Em 1911 o América finalmente conseguiu um bom campo de futebol, na Rua Campos Sales na Tijuca, após a fusão com o Haddock Lobo Football Club, dono do campo. A fusão e a manutenção do nome e das cores do América após a mesma foi conseguida graças à habilidade dos dirigentes do América. Com o Haddock Lobo passando por uma crise financeira, a diretoria americana sugeriu a fusão entre os dois clubes tijucanos. O novo clube, de acordo com a proposta inicial, se chamaria Haddock Lobo-América Football Club.
Aceita a fusão, aos poucos os dirigentes rubros convenceriam os do Haddock Lobo a manter o vermelho e branco americanos nas cores do novo clube (o Haddock Lobo era alvi-marrom), e depois a manter o nome da agremiação como América Football Club. A fusão entre os dois clubes, na prática, acabou sendo apenas uma aquisição dos terrenos do Haddock Lobo e integração dos atletas do Haddock Lobo (entre eles Marcos Carneiro de Mendonça), já que a identidade do América permaneceu inalterada.
Já reforçado pelos atletas do Haddock Lobo, o América ganhou mais jogadores com a extinção do Riachuelo Football Club, em 1911. Além dos atletas, ex-sócios dessa agremiação se integraram ao clube rubro. Assim, o América fortalecia suas bases para em breve figurar entre os maiores clubes do Rio de Janeiro.
No dia 18 de Setembro de 1912 o América realizou a primeira partida internacional de sua história, tendo sido derrotado pela Seleção Chilena de Futebol pelo apertado placar de 3 a 2.
O América começou a se firmar entre os grandes do Rio de Janeiro em 1913, quando conquistou o Campeonato Carioca com 12 vitórias e apenas 3 derrotas, ao derrotar o São Cristóvão em 30 de Novembro por 1 a 0 com gol de Gabriel de Carvalho aos 8 minutos de jogo. Numa partida deste campeonato, o americano Belfort Duarte colocou a mão na bola dentro da área e como o árbitro não viu, ele se acusou e o pênalti foi marcado. Jogador que nunca foi expulso em sua carreira, Belfort Duarte virou nome de prêmio oferecido aos jogadores mais disciplinados, aqueles que nunca fossem expulsos em sua carreira.
Nesta campanha, o América somou mais pontos nos dois turnos e foi o campeão. Uma curiosidade marcou este título: a força dos cartolas americanos.
No segundo turno, o time se recusou a enfrentar o São Cristóvão em terreno público, em um campo sem cercas, na Praça General Deodoro, atual estádio do adversário. A liga aceitou os argumentos e jogo foi transferido para o dia 23 de novembro.
Um simples empate consagraria o Alvirubro, mas o time perdeu por 1 a 0. Os dirigentes americanos conseguiram comprovar que o oponente atuou com um atleta que não estava inscrito, anulando a partida. Finalmente, no dia 30 do mesmo mês, outra disputa é marcada para as Laranjeiras e, finalmente, o América consegue seu primeiro título.
O segundo título americano ocorreu em 1916, quando o clube novamente conseguiu somar mais pontos que seus adversários. O vencedor de 1922 teria o charme de ser conhecido como "o campeão do centenário da independência do Brasil". Neste ano, o América conseguiu o feito, liderado por Osvaldinho, um meio-campo de estilo clássico, cuja elegância dentro e fora de campo lhe renderam o apelido de “Divina Dama”. Até hoje ele é considerado o melhor jogador da história do alvirrubro.
O Divina Dama, ao lado de Pennaforte e Floriano, conquistou em 1928 outro título estadual para o clube. O quinto Campeonato Carioca do América, em 1931, ocorreu em uma competição muito confusa, na qual o Botafogo ameaçou sair. Na rodada final, o Vasco possuía um ponto a mais que os americanos. A vitória só foi confirmada quando a equipe rubra bateu o Bonsucesso e o os cruzmaltinos perderam para o Botafogo por 3 a 0.
Em 1935, houve dois campeões cariocas, o Botafogo e América. O alvinegro pela recém-criada Federação Metropolitana de Desportos, a FMD, e o América pela Liga Carioca de Football,a LCF. Sem Botafogo, Vasco, São Cristóvão e Bangu, o time americano conseguiu seu título batendo Fluminense e Flamengo, mas isso aconteceu de forma surpreendente, pois se encontrava em uma grande crise financeira. A equipe deste ano ficou conhecida como “Tico-Tico no Fubá”.
Um dos feitos lembrados pelos torcedores do América foi o jogo contra o Peñarol, time base da seleção uruguaia campeã da Copa do Mundo de 1950, em 1951. No dia 18 de julho, o estádio Centenário recebeu o alvirrubro em um jogo festivo para comemorar o feito. Os torcedores e jogadores do Peñarol acreditavam em uma vitória fácil, o que não ocorreu. Os cariocas lutaram bravamente e conseguiram vencer por 3 a 1.
Após 15 anos, o América ergueu sua última taça do Campeonato Carioca. A competição desta vez reunia os principais clubes do estado. Após muitos vices, os americanos, liderados pelo jovem técnico Jorge Vieira, 24 anos, puseram fim no longo período de jejum em 1960.
A equipe chegou perto novamente em 1971, quando conseguiu a Taça Guanabara, o título do primeiro turno, e em 1982, quando, liderados por Edu, conquistou a Taça Rio, o segundo turno da competição. Porém, não teve sucesso na final.
Em 12 de junho de 1982, o América conquistou o Torneio dos Campeões, competição organizada pela C.B.F. nos moldes do Campeonato Brasileiro, contando com a presença dos maiores clubes do Brasil, derrotando na final o Guarani(SP), por 2 a 1 [12]. Neste ano, o América conquistou também a Taça Rio, segundo turno do Campeonato Estadual do RJ ao vencer o Fluminense na última rodada por 4 a 2.
Em 1986, o América conquistou a melhor colocação em Campeonatos Brasileiros da 1° Divisão, chegando em quarto lugar.
Até 1986 disputou todas as edições do Campeonato Brasileiro na Série A e era então, segundo o Ranking da CBF daquela época, a 13ª equipe mais bem classificada na história do torneio. Naquele ano, inclusive terminou o Campeonato Brasileiro em 3° lugar, levando 50.502 espectadores pagantes ao Maracanã na semifinal em que empatou de 1 a 1 contra o São Paulo FC.
No ano seguinte foi criado o Clube dos 13 que organizou, com o aval da CBF a Copa União. O América foi excluído da disputa pelos organizadores desta copa e recusou-se a disputar a 2ª Divisão. Manteve-se afastado de competições oficiais por um ano e ao retornar manteve-se longe da tradição histórica, caindo agora no campo para a segunda divisão. Problemas institucionais com a CBF e com a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro impediram o América de continuar a sua trajetória como anteriormente.
O processo de recuperação do clube começou em 2000 com a inauguração do Estádio Giulite Coutinho e uma grande reestruturação financeira, fiscal e patrimonial. Este processo refletiu-se no departamento de Futebol, com a classificação para a Copa do Brasil em 2004 e 2005.
Em 2006 o clube voltou a seus tempos de glória, sendo a grande sensação do Campeonato Carioca: teve a melhor campanha nas fases classsificatórias, foi finalista da Taça Guanabara e também semifinalista da Taça Rio. Na final da Taça Guanabara, contra o Botafogo, quando a não marcação de um pênalti a favor do América poderia ter mudado a história desta taça e do próprio campeonato, estiveram presentes cerca de 45 mil espectadores, o maior público do torneio. Além disso teve 4 jogadores e seu treinador eleitos para a seleção deste campeonato, em que terminou na terceira colocação, posição repetida por 14 vezes pelo América na história do Campeonato Carioca. Com esta campanha, garantiu presença na Copa do Brasil de 2007.
Sua boa fase foi confirmada na Taça Guanabara de 2007, sendo semifinalista novamente, vencendo os clássicos contra Vasco (2 a 1), Fluminense (2 a 0) e Botafogo (2 a 1). Agora o América prepara-se para, no Século XXI, retornar a sua trajetória de sucesso.

2008: O pior ano da história do América

Para o ano de 2008 o América apostou no inexperiente técnico Ademir Fonseca, mas após derrota sofrida na estréia para o Duque de Caxias, este técnico foi demitido, sendo substituido interinamente por Jorge Vieira, responsável pelo futebol do clube e que foi o técnico campeão carioca pelo clube rubro em 1960 e posteriormente por Amarildo Tavares da Silveira, ex-jogador da Seleção Brasileira, apelidado de "O Possesso". Ainda na Taça Guanabara foi contratado Gaúcho, para enfim tentar tirar o time da incômoda situação de ter de lutar contra o rebaixamento no Campeonato Carioca, o que apesar da reação da equipe rubra na Taça Rio não adiantou, pois o América foi rebaixado em 5 de abril, o que ocorreu pela primeira vez em sua história, tendo disputado até então, 100 campeonatos cariocas da primeira divisão, atrás apenas de Fluminense e Botafogo em número de presenças nesta competição.
Títulos
Campeonato Carioca: 7 vezes (1913, 1916, 1922, 1928, 1931, 1935 e 1960).
Torneio dos Campeões: 1982.

Estádio
Foi inaugurado em 23 de janeiro de 2000 no jogo America 3 x 1 Seleção Carioca. Tendo o atacante Sorato, do America, feito o primeiro gol no estádio. O campo de jogo mede 105m x 70m.
Com capacidade para 16.000 espectadores, com ampliação já prevista para 32.000; campo de jogo nas dimensões do Maracanã, localizado no município de Mesquita, na região da Baixada Fluminense, entre importantes municípios em PIB do Estado do RJ (Duque de Caxias – R$6 bilhões e Nova Iguaçu- R$3 bilhões). Seu recorde de público foi no jogo América 2 a 2 Flamengo, com 9.009 pagantes, em 5 de março de 2006.
No estado do Rio de Janeiro somente o America e o Vasco têm estádios próprios.
Hino
De autoria de Lamartine Babo
Hei de torcer, torcer, torcer...
Hei de torcer até morrer, morrer, morrer...
Pois a torcida americana é toda assim
A começar por mim
A cor do pavilhão é a cor do nosso coração
Em nossos dias de emoção
Toda torcida cantará esta canção
Tra-la-la-la-la-la
Tra-la-la-la-la-la
Tra-la-la-la-la
Campeões de 13, 16 e 22
Tra-la-la
Temos muitas glórias
E surgirão outras depois
Tra-la-la
Campeões com a pelota nos pés
Fabricamos aos montes, aos dez
Nós ainda queremos muito mais

América unido vencerás!
Mascote
A mascote do América é um diabo por causa da cor vermelha adotada pelo clube em 1908.

Site
http://www.america-rj.com.br

CR Vasco da Gama 2000


 CR Vasco da Gama 2000

Uniforme usado pelo CR Vasco da Gama durante a partida final da Copa João Havelange, nome dado ao Campeonato Brasileiro de 2000. A conquista do quarto título brasileiro foi sobre a revelação da competição, o então quase desconhecido São Caetano. Uma vitória por 3 x 1 garantiu ao time de Romário o campeonato.

SC Corinthians Paulista 1999

Uniforme usado pelo SC Corinthians Paulista durante a partida final do Campeonato Brasileiro de 1999. Mais uma vez o título foi definido depois de três partidas. Mais uma vez contra um time mineiro, desta vez o Atlético. No primeiro jogo vitória dos mineiros por 3 x 2. Na segunda partida veio o troco dos paulistas, vitória do Corinthians por 2 x 0. A conquista veio com um empate em 0 x 0. O Corinthians era então tri-campeão brasileiro.

sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

SC Corinthians Paulista 1998

Uniforme usado pelo SC Corinthians Paulista durante a partida final do Campeonato Brasileiro de 1998. O título foi definido depois de três partidas contra o Cruzeiro, tendo os dois primeiros jogos empatados em 2 x 2 e 1 x 1, respectivamente. A última partida foi vencida pelo Timão por 2 x 0. O Corinthians garantia seu segundo título de campeão brasileiro.

CR Vasco da Gama 1997

Uniforme usado pelo CR Vasco da Gama durante a partida final do Campeonato Brasileiro de 1997. Dois empates em 0 x 0 contra o Palmeiras foram suficientes para que o Vasco conquistasse seu terceiro título de campeão brasileiro. O melhor campeonato garantiu aos cruz-maltinos o direito ao título.

Grêmio FBPA 1996

Uniforme usado pelo Grêmio durante a partida final do Campeonato Brasileiro de 1996. Depois de uma derrota fora de casa por 2 x 0 para a Portuguesa e uma vitória pelo mesmo placar o tricolor gaúcho levou vantagem no critério de desempate, que dava a vitória ao time de melhor campanha no campeonato. Resultado, Grêmio bi-campeão brasileiro.

Botafogo FR 1995

Uniforme usado pelo Botafogo FR durante a final no Campeonato Brasileiro de 1995. Com uma vitória por 2 x 1 e um empate por 1 x 1 sobre o Santos o time comandado por Túlio conquistou seu primeiro campeonato brasileiro.

sábado, 20 de dezembro de 2008

SE Palmeiras 1994

Uniforme usado pela SE Palmeiras durante a final no Campeonato Brasileiro de 1994. Derrotando o arquirival Corinthians na primeira partida das finais por 3 x 1, bastou ao verdão um empate por 1 x 1 no último jogo para garantir seu quarto título de campeão brasileiro.
Uniforme usado pela SE Palmeiras durante a última partida das finais no Campeonato Brasileiro de 1993. Depois de 20 anos o verdão voltou a ser o campeão, desta vez sobre o time do Vitória da Bahia. Vencendo os dois jogos da final, sendo o último por 2 x 0, o Palmeiras conquistou seu terceiro título de campeão brasileiro.

domingo, 14 de dezembro de 2008

CR Flamengo 1992

Uniforme usado pelo Flamengo durante a partida final do Campeonato Brasileiro de 1992. Depois de uma goleada por 3 x 0 sobre o Botafogo na primeira partida das finais bastou um empate em 2 x 2 para que o Mengão conquistasse seu quinto título de campeão brasileiro.

São Paulo FC 1991

Uniforme usado pelo São Paulo FC durante a partida final do Campeonato Brasileiro de 1991. A vitória simples contra o também paulista Bragantino na primeira partida e o empate por 0 x 0 no segundo jogo das finais renderam ao tricolor paulista seu tri-campeonato brasileiro.

SC Corinthians Paulista 1990

Uniforme usado pelo SC Corinthians Paulista na partida final do Campeonato Brasileiro de Futebol de 1990. O time alvi-negro venceu as duas partidas finais contra o São Paulo FC, ambas por 1 x 0, conquistando seu primeiro título de campeão brasileiro. A camisa 10 era usada pelo mestre das cobranças de falta, Neto.

sábado, 13 de dezembro de 2008

CR Vasco da Gama 1989

Uniforme usado pelo CR Vasco da Gama durante a partida final do Campeonato Brasileiro de 1989. A final foi disputada contra São Paulo, na capital paulista, e terminou com a vitória do clube carioca por 1 x 0. O Vasco da Gama conquistava seu segundo título de campeão brasileiro.

EC Bahia 1988

Uniforme usado pelo Bahia durante a partida final do Campeonato Brasileiro de 1988. Bobô foi o destaque da primeira partida das finais, marcando os gols sobre o Internacional na vitória do time bahiano por 2 x 0. A última partida terminou empatada em 0 x 0.

CR Flamengo 1987

Uniforme usado pelo Flamengo durante a partida final do Campeonato Brasileiro de 1987, então chamada de Copa União. A vitória sobre o Internacional por 1 x 0 na última partida das finais garantiu ao Flamengo seu quarto título nacional.

Curiosidade: Este título não é reconhecido pela CBF.

São Paulo FC 1986

Uniforme usado pelo São Paulo FC durante a partida final do Campeonato Brasileiro de 1986. Após dois empates contra o Guarani, 1 x 1 no primeiro jogo e 3 x 3 no segundo, a vitória tricolor veio nos pênaltis. Mais um título para a coleção do time paulista.

Coritiba FC 1985

Uniforme usado pelo Coritiba durante a partida final do Campeonato Brasileiro de 1985. A decisão teve apenas uma partida final, que terminou empatada entre Bangu e Coritiba por 0 x 0. A conquista do time paranaense veio depois da vitória nos pênaltis.

Fluminense FC 1984

Uniforme usado pelo Fluminense durante a partida final do Campeonato Brasileiro de 1984. Com uma vitória contra o Vasco da Gama na primeira partida por 1 x 0 e um empate na segunda por 0 x 0 o Tricolor carioca levou para casa o título de campeão brasileiro.

Curiosidade: O Fluminense foi o primeiro campeão brasileiro a ter um patrocinador estampado em sua camisa.


CR Flamengo 1983

Uniforme usado pelo Flamengo durante a partida final do Campeonato Brasileiro de 1983. Derrotado pelo Santos na primeira partida das finais, só restava ao Flamengo vencer o segundo jogo por uma diferença de dois gols. O título foi garantido com uma vitória por 3 x 0, placar mais do que suficiente para o assegurar o tri-campeonato.


CR Flamengo 1982

Uniforme usado pelo Flamengo durante a partida final do Campeonato Brasileiro de 1982. Depois de dois empates contra o Grêmio nas finais a terceira e última partida foi realizada no estádio Olímpico, em Porto Alegre. O resultado foi a vitória do time carioca por 1 x 0.

Grêmio FBPA 1981

Uniforme usado pelo Grêmio durante a partida final do Campeonato Brasileiro de 1981. Vencendo as duas partidas partidas finais a última na capital paulista por 1 x 0, o tricolor gaúcho conquista, encima do São Paulo, seu primeiro campeonato brasileiro.

CR Flamengo 1980

Uniforme usado pelo Flamengo durante a partida final do Campeonato Brasileiro de 1980. Nas finais o time Mineiro venceu a primeira partida por 1 x 0 e a grande decisão fo realizada no Maracanã, com a vitória dos cariocas comandados por Zico, por 3 x 2.

SC Internacional 1979

Uniforme usado pelo SC Internacional durante a partida final do Campeonato Brasileiro de 1979. Ao derrotar o Vasco da Gama por 2 x 1 no último jogo das finais o Colorado fechou com chave de ouro a temporada. Invicto o time gaúcho tornou-se o primeiro tri-campeão brasileiro.

Curiosidade: Corinthians, São Paulo e Portuguesa não participaram dessa edição, depois de terem seus pedidos para entrarem já na terceira fase recusados.

Guarani FC 1978

Uniforme usado pelo Guarani FC durante a partida final do Campeonato Brasileiro de 1978. O Bugre se tornou campeão brasileiro vencendo as duas partidas finais contra o Palmeiras por 1 x 0.

Curiosidade: Apesar de jogar em casa o Guarani usou o uniforme de visitante.

São Paulo FC 1977

Uniforme usado pelo São Paulo FC durante a partida final do Campeonato Brasileiro de 1977. Depois de ter empatado com o Atlético Mineiro em 0 x 0 no tempo normal, o Tricolor do Morumbi bateu o adversário mineiro por 3 x 2 nos pênaltis e levou para casa seu primeiro título de campeão brasileiro.

SC Internacional 1976

Uniforme usado pelo SC Internacional durante a partida final do Campeonato Brasileiro de 1976. Com o mesmo uniforme e quase o mesmo time, liderado por Falcão, a vítima neste ano foi o Corinthians, derrotado por 2 x 0. Colorado bi-campeão Brasileiro.

SC Internacional 1975

Uniforme usado pelo SC Internacional durante a partida final do Campeonato Brasileiro de 1975. Com um gol histórico de Figueroa o time Colorado venceu o Cruzeiro por 1 x 0.

CR Vasco da Gama 1974

Uniforme usado pelo CR Vasco da Gama durante a última partida das finais no Campeonato Brasileiro de 1974. Vasco e Cruzeiro terminaram o quandrangular final empatados em número de pontos e decidiram o campeonato em partida final no Maracanã, mesmo com uma campanha melhor do time mineiro, o que lhe daria o mando do jogo. O time de Roberto Dinamite levou a melhor após uma vitória por 2 x 1.

SE Palmeiras 1973

Uniforme usado pela SE Palmeiras durante a última partida das finais no Campeonato Brasileiro de 1973. O time de Ademir da Guia conquista o título de Campeão Brasileiro com outro empate por 0 x 0, desta vez contra o São Paulo. A melhor campanha no quadrangular final rendeu à Academia o bi-campeonato. O time quase nada mudou, assim como seu uniforme.

SE Palmeiras 1972

Uniforme usado pela SE Palmeiras durante a final do Campeonato Brasileiro de 1972. Liderada por Ademir da Guia, o Divino, a Academia ganhou seu primeiro título brasileiro com um empate por 0 x 0 contra o Botafogo, campeão da última temporada. Com o empate o título foi para quem tinha maior a pontuação no campeonato.


Clube Atlético Mineiro 1971

Uniforme usado pelo Clube Atlético Mineiro durante a última partida das finais no Campeonato Brasileiro de 1971. Comandados por Dadá Maravilha o Galo Mineiro conquistou o título de campeão do primeiro Campeonato Brasileiro. A temporada foi coroada com a melhor campanha no triangular final, selada com uma vitória por 1 x 0 sobre o Botafogo.

Botafogo FR 1962

Uniforme usado pelo Botafogo de Futebol e Regatas durante a final do Campeonato Carioca de 1962. Com um grupo que contava com Garrincha, Nilton Santos e Zagallo o time da Estrela Solitária venceu o Flamengo por 3 x 0. A camisa 7 era de Garrincha.

Curiosidade: Por superstição do roupeiro Aloísio Birruma o time carioca jogou a final com camisas de mangas longas, mesmo durante um dia quente de Dezembro.

segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Korea Republic 2002

Uniforme usado pela Seleção da Coréia do Sul durante a Copa do Mundo FIFA de 2002, realizada na Coréia do Sul e Japão. Sob o comando técnico do holandês Guus Hiddink o time sul-coreano supreendeu o mundo ao eliminar a poderosa Itália e colocar, pela primeira vez, uma seleção asiática nas semi-finais. A paixão dos Diabos Vermelhos não foi abalada nem mesmo com a derrota perante a Turquia por 3 x 2.

Italia 1982

Uniforme usado pela Seleção da Itália durante a Copa do Mundo FIFA de 1982, realizada na Espanha. Com uma campanha devastadora na 2ª fase, vencendo a Argentina por 2 x 1, o Brasil por 3 x 2, nas semifinais a Polônia por 2 x 0 e na final a Alemanha Ocidental por 3 x 1, a Azzurra garantiu seu 3º campeonato mundial.

Brasil 1990

Uniforme usado pela Seleção Brasileira durante a partida de oitavas de final da Copa do Mundo FIFA de 1990, realizada na Itália. Com a derrota para o time Argentino por 1 x 0 essa campanha ficou marcada como a pior em copas desde 1966.

Fance 1998

Uniforme usado pela Seleção Francesa durante a Copa do Mundo FIFA de 1998, realizada na França. Vencendo o Brasil por 3 x 0 os donos da casa ganharam seu primeiro título mundial liderados pelo craque Zinedine Zidane.

domingo, 31 de agosto de 2008

Aston Villa FC 1981/1982

Uniforme usado pelo Aston Villa FC na final da UEFA Champions League de 1982. A grande final contra o Bayern Munich foi realzida em Rotterdam na Holanda. O time inglês conquistou a vitória por 1 x 0.

Cruzeiro EC 1976

Uniforme usado pelo Cruzeiro EC na final da Copa Libertadores da América de 1976. A terceira partida das finais contra o River Plate, da Argentina, aconteceu em campo neutro, no Estádio Nacional de Santiago, Chile. Um gol de Joãozinho as 44 minutos do segundo tempo sela a vitória por 3 x 2.

Nederland 1987

Uniforme usado pela Seleção Holandesa durante a temporada 1987/1988. Foi com esse uniforme que a Laranja Mecânica brilhou nas eliminatórias para a Euro 88.

Brasil 2008/2009

Uniforme da Seleção Brasileira para a temporada 2008/2009. Uma homenagem ao 50º aniversário da conquista do primeiro título mundial brasileiro com a vitória do Brasil sobre a Suécia, por 5 x 2, em partida realizada em 29 de junho de 1958.

SE Palmeiras 1992

Uniforme usado pela SE Palmeiras durante a temporada de 1992. Ponto de discórdia entre os torcedores, seja pela tonalidade do verde, sejam pelas listras brancas, foi com essa nova cara, só que com outro fornecedor de material esportivo, a Rhummel, que o time paulista saiu da fila em 1993, após 17 anos sem títulos e inaugurou novo clássico.

Não tenho referências do short e do meião, se estiverem errados, por favor, me corrijam.


Juventus FC 1984/1985

Uniforme usado pela Juventus durante a temporada de 1984/1985. Foi usando esse fardamento que o clube, conhecido como La Vecchia Signora, conquistou a Liga dos Campeões da UEFA e o Campeonato Mundial de Clubes.

sábado, 14 de junho de 2008

Brasil 1914


Primeiro uniforme usado pela Seleção Brasileira, em sua primeira partida oficial, contra a equipe inglêsa do Exeter City, no dia 21 de Julho de 1914. O Brasil venceu por 2 x 0.

Curiosidade: A Seleção Brasileira de Futebol jogou pela Federação Brasileira de Sports até 1915, quando foi fundada a Federação Brasileira de Futebol, futura CBD.

Brasil 1998

Uniforme usado pela Seleção Brasileira durante a Copa do Mundo FIFA de 1998, realizada na França. O Brasil foi derrotado na final, por 3 x 0, pelos donos da casa em um jogo com polêmicas histórias de bastidores, marcado pela misteriosa convulsão de Ronaldo.


Argentina 1978

Uniforme usado pela Seleção da Argentina durante a Copa do Mundo FIFA 1978, realizada na na própria Argentina. A final do campeonato foi entre Argentina e Holanda. Com um empate em 1 x 1 no tempo normal, uma bola na trave a favor da Holanda no último segundo de jogo, a decisão acabou ficando para o tempo extra. Vencendo com 2 gols na prorrogação, por 3 x 1, a equipe portenha se consagrou campeã do mundo.

domingo, 4 de maio de 2008

Cameroun 1990

Uniforme usado pela Seleção de Camarões durante a Copa do Mundo FIFA 1990, realizada na Itália. A seleção de Camarões foi o grande destaque desse mundial. Roger Milla liderou o time Africano durante a competição surpreendendo a Argentina, então atual campeã mundial, vencendo a primeira partirda da copa por 1 x 0. O time de Milla só foi eliminado nas quartas-de-final, ao perder para a Inglaterra por 3 x 2 em um jogo inesquecível com viradas dos dois lados e dois pênaltis convertidos pelos ingleses.

Österreich 1990

Uniforme usado pela Seleção da Áustria durante a Copa do Mundo FIFA 1990, realizada na Itália. Vencendo apenas uma partida, contra a Seleção dos EUA por 1x 0, a Áustria chamou a atenção apenas pelo grafismo do seu uniforme, produzido pela Puma.

terça-feira, 29 de abril de 2008

Hrvatska 1998

Uniforme usado pela Seleção da Croácia durante a Copa do Mundo FIFA 1998, realizada na França. Com esse uniforme a Croácia encantou o mundo, derrotando a Seleção da Holanda na disputa pelo terceiro lugar da competição.
Uniforme usado pela Seleção da Alemanha Ocidental na Copa do Mundo FIFA de 1974, realizada na na Alemanha Ocidental. A Seleção Alemã venceu em casa, em 1974, os Holandeses, então favoritos, na final pelo título mundial por 2 x 1. Gol do título de Gerd Müller.


FC Barcelona 1976/1977

Uniforme usado pelo FC Barcelona durante a temporada de 1976/1977. Foi usando essa camisa que a lenda Johan Cruyff ganhou, pela segunda vez consecutiva, o prêmio de melhor jogador estrangeiro do Campeonato Espanhol. Cruyff ainda ganharia o mesmo prêmio pela terceira vez, na temporada 1977/1978.


USA 1994

Uniforme usado pela Seleção dos Estados Unidos durante a Copa do Mundo FIFA de 1994, realizada nos EUA. Em uma partida desputada no dia da Independência Americana, 4 de Julho, os Yankes enfrentaram a Seleção Brasileira pelas oitavas-de-final do campeonato, sendo derrotados por 1 x 0, gol de Bebeto.