brasil1970

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Copa do Mundo de 1966 na Inglaterra

Copa do Mundo de 1966 na Inglaterra

Pôster e Mascote da Copa do Mundo de Futebol de 1966 na Inglaterra.
     A Copa do Mundo de 1966 na Inglaterra
Em 1966 os "inventores do futebol" aproveitaram a grande chance de finalmente conquistar a Copa do Mundo, uma vez que ela foi disputada em casa. A Copa do Mundo de 1966 contou com grandes craques como os brasileiros Pelé e Garrincha, o alemão Beckenbauer, o português de origem moçambicana Eusébio e o inglês campeão do Bobby Charlton.
Seleções participantes: 16
http://www.duplipensar.net/images/geografia/bandeira-alemanha.gifAlemanha Ocidental | http://www.duplipensar.net/images/geografia/bandeira-argentina.gifArgentina | http://www.duplipensar.net/images/geografia/bandeira-brasil.gifBrasil | http://www.duplipensar.net/images/geografia/bandeira-bulgaria.gifBulgária | http://www.duplipensar.net/images/geografia/bandeira-chile.gifChile
http://www.duplipensar.net/images/geografia/bandeira-coreia-norte.gifCoréia do Norte | http://www.duplipensar.net/images/geografia/bandeira-espanha-1939.gifEspanha | http://www.duplipensar.net/images/geografia/bandeira-franca.gifFrança | http://www.duplipensar.net/images/geografia/bandeira-hungria.gifHungria | http://www.duplipensar.net/images/geografia/bandeira-inglaterra.gifInglaterra
http://www.duplipensar.net/images/geografia/bandeira-mexico.gifMéxico | http://www.duplipensar.net/images/geografia/bandeira-portugal.gifPortugal | http://www.duplipensar.net/images/geografia/bandeira-suica.gifSuíça | http://www.duplipensar.net/images/geografia/bandeira-urss.gifURSS | http://www.duplipensar.net/images/geografia/bandeira-uruguai.gifUruguai
Seleções estreantes: 2 (13%) - Coréia do Norte e Portugal

Brasil na Copa do Mundo 1966

Delegação Brasileira: Djalma Santos, Fidélis, Bellini, Brito, Altair, Orlando, Paulo Henrique, Rildo, Pelé, Gérson, Manga, Denílson, Lima, Zito, Garrincha, Jairzinho, Alcindo, Silva, Tostão, Paraná, Edu, Técnico Vicente Ítalo Feola.
A participação brasileira na Copa do mundo de 1966 foi uma das piores da história. O Brasil foi eliminado logo na primeira fase com vitória de 2x0 para a Bulgária, e derrotas de 3x1 para Hungria e 3x1 para Portugal. Apesar de contar com grandes talentos, o Brasil sofreu com uma preparação desorganizada com indefinições e excesso de jogadores.
Campeão da Copa do Mundo 1966

Depois de participações decepcionantes, os ingleses finalmente sagraram-se campeões mundiais em 1966. A partida final contra a Alemanha Ocidental terminou empata no tempo normal em 2x2. Na prorrogação os ingleses venceram por 2x0 com um primeiro gol que até hoje é motivo de polêmicas, no qual a bola pegou no travessão, bateu no solo e então voltou ao campo de jogo. Até hoje há controvérsias sobre se a bola realmente entrou no gol.
Tabela e jogos da Copa do Mundo 1966
Primeira fase:
Grupo 1 - 1o Inglaterra, 2o Uruguai, 3o México, 4o França.
Grupo 2 - 1o Alemanha Ocidental, 2o Argentina, 3o Espanha, 4o Suíça.
Grupo 3 - 1o Portugal, 2o Hungria, 3o Brasil, 4o Bulgária.
Grupo 4 - 1o URSS, 2o Coréia do Norte, 3o Itália, 4o Chile.

Quartas-de-final:
Inglaterra 1x0 Argentina
Portugal 5x3 Coréia do Norte
Alemanha Ocidental 4x0 Uruguai
URSS 2x1 Hungria

Semi-finais:
Inglaterra 2x1 Portugal
Alemanha Ocidental 2x1 URSS

3o Lugar
Portugal 2x1 URSS

Final:
Inglaterra 4x2 Alemanha Ocidental

Eliminatórias: 71 seleções
Classificados automaticamente: Brasil (último campeão) e Inglaterra (país-sede)
Sede: Inglaterra
Campeão: Inglaterra - 1º título
Jogos: 32
Gols: 89
Média de gols: 2,78
Público: 1.614.677
Média de público: 50.459
Artilheiro: Eusébio (Portugal) - 9 gols

O Brasil na Copa de 1966 na Inglaterra: Eliminado na Primeira Fase - 11º lugar
3 jogos | 1 vitória e 2 derrotas | 4 gols a favor e 6 gols sofridos | saldo de gols -2.

Curiosidades:
A grande zebra da Copa do Mundo de 1966 foi a seleção da Coréia do Norte, que conseguiu passar para as quartas-de-final eliminando a Itália na primeira fase com uma vitória de 1x0. Nas quartas-de-final os coreanos ainda deram trabalho à grande seleção portuguesa de Eusébio ao vender caro a derrota por 5x3.
A Copa da Inglaterra foi marcada pelos erros de arbitragem que favoreceram o título para os anfitriões. O destaque positivo foi o moçambicano naturalizado português, Eusébio. O "Pantera Negra” foi o artilheiro e levou Portugal ao terceiro lugar, enquanto o Brasil não passou da primeira fase.

Nenhum comentário:

Postar um comentário