brasil1970

domingo, 12 de junho de 2011

São Paulo F.C.

São Paulo F.C. 

 

WWW.FUTEBOLRETRO.NET 

Crédito: http://www.spfc.net

Esquadrão tricolor que foi campeão paulista de 1949.

Em 1949 o SPFC trouxe Friaça, do Vasco, para a ponta direita no lugar de China, que era apenas um jogador razoável. Começou bem o campeonato, vencendo o XV de Piracicaba, primeira equipe do interior a disputá-lo, no primeiro turno apenas uma derrota para o Santos, na Vila Belmiro, por 1x0 No encerramento do turno um jogo dramático contra o Corinthians o tricolor esteve em desvantagem por duas vezes, 1x0 e 2x1, mas acabou vencendo por 3x2 com 3 gols de Leônidas que a essa altura já estava com 36 anos e em final de carreira.

WWW.FUTEBOLRETRO.NET

No returno apenas uma derrota, dessa vez em Piracicaba, por 2x0. Na penúltima rodada o SPFC conquistou o título vencendo o Santos por 3x1 no Pacaembu, e na rodada final um empate com o Corinthians em 3x3.
Friaça foi o artilheiro do campeonato, o time base foi Mário; Savério e Mauro; Bauer, Rui e Noronha; Friaça, Ponce de Leon, Leônidas, Remo e Teixeirinha, este foi o último título de Leônidas em sua consagrada carreira.

WWW.FUTEBOLRETRO.NET 

Camisa 3 do Cruzeiro


WWW.FUTEBOLRETRO.NET

O Cruzeiro lançou seu terceiro uniforme para o restante da temporada 2011. A camisa é uma homenagem ao Palestra Itália de 1926, ano em que o clube conquistou seu primeiro título. A Reebok acertou a mão e fez um trabalho muito bacana. A camisa de jogo é verde com detalhes vermelhos, referência à bandeira italiana. O escudo traz as iniciais "PI" (Palestra Itália). A gola remete também ao passado, no estilo polo com cordões, bastante comum na década de 20. A camisa de goleiro (que eu achei mais bacana) é na cor areia, com detalhes em verde e vermelho, usando o mesmo corte da camisa de linha. O que estraga as peças é o patrocínio berrante do BMG. Mas para quem não aguenta mais essa logo laranja, umaboa notícia: as camisas serão vendidas também sem patrocínio. Um acerto, já que se tratam de camisas retrôs. Acredito que esses uniformes causaram polêmica nos mais tradicionais, mas a ideia de um terceiro uniforme éessa mesmo, fazer homenagens, brincar com as cores e ser diferente.


Camisa 3 de jogo


Camisa 3 de goleiro

Curiosidade
 

Em 1926 houve dois campeonatos em BH. Um organizado pela Associação Mineira de Esportes Terrestres, vencido pelo Cruzeiro e o outro, pela Liga Mineira de Desportes Terrestres, vencido pelo Atlético. A Raposa afirma que não disputou o campeonato vencido pelo Galo, embora a FMF considere o time celeste como vice-campeão daquele ano.
 

Thaís Chiadde - Fluminense