brasil1970

domingo, 4 de abril de 2010

ntos Campeonato Brasileiro 1999

Santos Campeonato Brasileiro 1999


Em pé: Andrei, Élson, Cláudio, Narciso, Gustavo Nery e Zetti;
Agachados: Rodrigão, Lúcio, Michel, Eduardo Marques e Dodô.

Time do Santos que disputou o Campeonato Brasileiro de 1999. Bom time, mas que não conseguiu avançar a segunda fase do Brasileirão. Contava com experientes jogadores como, Zetti, Narciso e Élson, mas também com jovens valores, Dodô, Gustavo Nery, Rodrigão.
Eu vi essa equipe jogar aqui no Moisés Lucarelli. Vitória da Macaca por 2 a 0, gols do meia Piá "El Matador" e do volante Vaguinho. E o Dodô, craque da equipe na época, apesar de já ter o grande talento reconhecido por todos, não jogou nada e quase não pegou na bola.
Postado por Gustavo Felipe Teixeira às 16:58 0 comentários
Marcadores: Campeonato Brasileiro, Santos
Olímpico de Munique





Estádio Olímpico de Munique

Nome: Olympiastadion
Local: Munique, Baviera
Inauguração: 26 de Maio de 1972
Proprietário: Governo do Estado da Baviera
Capacidade: 69.250 espectadores
Primeira partida: Alemanha Ocidental x União Soviética
Primeiro Gol: Gerd Muller



O Estádo Olímpico de Munique foi construído para os Jogos Olímpicos de Munique de 1972. Foi inaugurado 3 meses antes dos Jogos, em uma partida da seleção alemã contra a União Soviética. Foi palco também de grandes finais, como, da Copa do Mundo de 1974, vitória dos alemães em cima da Holanda de Cruiff por 2 a 1; final da Euro-88, com vitória dos holandeses sobre a União Soviética por 2 a 0; e de 3 finais de Champions League, em 1979 (Nottingham Forest Campeão), 1993 (Olympique de Marselha Campeão), e 1997 (Borussia Dortmund Campeão). Desde 2005, com a inauguração da Allianz Arena, não recebe mais os jogos do Bayern de Munique e do Munique 1860. Infelizmente, pois para mim o Olímpico de Munique é um dos mais belos estádios do mundo.
Postado por Gustavo Felipe Teixeira às 16:33 0

St.Pauli vs. Hansa , e a Polêmica da Solidariedade ao Rival



Ontem estive no clássico da segunda divisão alemã entre o FC St.Pauli e FC Hansa Rostock em Hamburg. No final das contas 2 a 0 para os Braun-Weißen e agora é torcer para que tudo der certo para tão sonhada promoção no ano do centenário do clube.

Sempre que o FC St.Pauli joga nesse nord-derby contra Rostock vai ter polêmica. Alem da rivalidade natural entre as duas cidades Hanseáticas existe o pano de fundo político antagônico entre as duas Torcidas. Nada mais natural haver confrontos entre os esquerdistas e punks de St.Pauli com os neonazis de Rostock. Isso é o que todo mundo espera normalmente e a grande graça do negócio para esse jogo.

O que ocorreu de diferente ontem, foi que o imbecil do Corny Littmann, presidente do FC St.Pauli, junto com a diretoria resolveu reduzir de 1700 para 500 os ingressos para a torcida visitante acatando uma orientação da Polícia. Naturalmente o Hansa não aceitou esse absurdo e só mandou 7 torcedores para colocar umas faixas de protesto. Aconteceu assim um jogo de Torcida única, chato e monótono, onde até os torcedores do St.Pauli questionavam esses cortes nos direitos dos Torcedores, durante toda a partida, em todos cantos do estádio, várias faixas questionavam essa nova imbecilidade. “Se hoje é o Hansa, Amanhã seremos Nós”, “Futebol sem Torcida Visitante não é Futebol”, “Hoje morre o Direito do Torcedor” e assim por diante diziam as inúmeras faixas.

O protesto mais radical nesse jogo veio da USP (Ultras Sankt Pauli) na tribuna sul. Eles resolveram boicotar durante 5 minutos o jogo em ocorrência. Lembrando assim por 5 minutos como seria o Futebol sem Ultras ou Torcida adversária, um mero teatro sem vida.

Outro problema é que apesar de eles comporem a grande maioria naquela parte do estádio alguns naquele setor ainda queriam furar o boicote. E aí a USP segurou todas as entradas no braço, gerando mais polêmica sobre as mais diversas formas de protesto.

Discutindo com alguns amigos depois do jogo, comecei a entender que não adianta o St.Pauli subir para primeira divisão alemã e perder seus valores. A Torcida tem que continuar lutando e até os idiotas do Hansa tem o sagrado direito de assistir os jogos fora de casa.

Tá o video da USP segurando as entradas ...

Torcida Ganha Jogo





Muitos torcedores se perguntam se uma torcida pode realmente influenciar no resultado de um jogo. Quem é torcedor, quem vai ao estádio e apóia o time, sabe que sim.
Não estou falando apenas de jogar futebol com uma trilha sonora ao fundo, me refiro a uma torcida apaixonada insentivando, cobrando seus jogadores e metendo medo no adversário.
Claro, não basta ter uma hinchada louca apoiando e empurrando se o time não entra em sintonia, se os jogadore não dão a vida pelo clube e isso sim está cada vez mais raro. Os boleiros de hoje passaram a se preocupar mais com seus salários, carros importados, penteados e transferências do que com o que rendem em campo, e isso por incrível que pareça é culpa nossa.
Muitas vezes, ganhar jogo não quer dizer apenas ajudar o time a vencer uma partida ou um campeonato, quer dizer participar, ajudar o clube, seja se associando, contribuindo em campanhas realizadas pelo clube, votando nas eleições à presidência ou protestando. Sim protestando, todos sabemos que nessa modernidade que anda o futebol, há cada vez menos espaço para o torcedor, este, foi transformado em mero consumidor, sem opinião nem relevância para o clube, e é contra toda essa opressão que devemos protestar, contra os mercenários que corrompem o futebol, contra os malditos torcedores espectadores, contra dirigentes que só pensam em dinheiro e vendem os melhores jogadores, contra a modernidade do esporte que cria arenas multi-uso e vende os clubes a grandes empresários, enfim CONTRA O FUTEBOL MODERNO. E é assim que uma torcida ganha jogo.

Nossas coleções – Semana I

Hoje, sábado, 3 de abril de 2010, abrimos um novo espaço no Copa do Mundo 3×4. Toda semana comentaremos como andaram nossas coleções durante os últimos sete dias. Além de manter o espaço de uma forma interessante, nada monótono, senão não faria sentido, queremos que vocês contem como estão as suas. Assim, poderemos trocar figurinhas, descobrir qual jogador ou escudo está mais difícil na sua região… Colecionarmos juntos, sem vergonha de idade ou falta de dinheiro. Beleza? Vamos começar então. Primeiro, como o Danilo começou o álbum dele, seu primeiro na vida. Depois o Noronha, com o seu 4° álbum. Aí, nos comentários, esperamos vocês!
Compramos o Selo comemorativo de 2006, finalmente o álbum foi completo!
“São Paulo, 30 de março de 2010. De forma antecipada, adquiri um álbum promocional da Copa do Mundo e 25 pacotes de figurinhas. Começo minha primeira coleção do mundial de seleções.
Cheguei em casa às 00h00 e acordaria às 6h00 no dia seguinte, mas não fui dormir antes de abrir todos os pacotinhos. Completei dois estádios logo de cara, tirei alguns escudos, entre eles o da Holanda, que é sensacional, e vários jogadores. Nenhuma página do álbum ficou vazia, cada seleção tem ao menos uma figurinha colada. Repetida?  Só o uruguaio Lugano. Um são-paulino da minha classe (Wesley) me daria uma fortuna – um real – pelo cromo, mas acabei trocando pelo Pak Chol-Jin, da Coreia do Norte, com o Noronha. Assim, já são 125 figurinhas coladas no álbum.
Mas o mais legal de tudo foi que, logo na primeira leva de figurinhas, já veio um dos selos especiais que vão na contracapa do álbum, o 00, Fairplay FIFA. Fiquei feliz por tê-lo tirado, porque achava que esses selos seriam como o de 2006, que não podia ser encontrado nos pacotinhos. Sorte a minha!
Agora é só esperar o dia 11 para continuar a coleção. Por hoje é só.”
 Danilo Pilan 

“No evento da Panini, recebemos um álbum, que ficou com o Danilo, pois achamos justo o primeiro dele ser especial. Mas, na saída, conseguimos outro, então esse será o meu. Porém, antes disso, consegui completar o meu de 2006, finalmente. Sabe por quê? O sele comemorativo da Panini, que fica na contracapa do álbum, chegou aqui em casa. Comprei no Mercado Livre, totalmente confiável. Quem se interessar, acesse: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-137770392-figurinha-n-1-copa-mundo-2006-calciatori-panini-_JM.
Bom, na terça a noite abri meus pacotinhos. Logo no primeiro, duas brilhantes, sendo que a primeira figurinha foi logo o símbolo da França. Consegui muitas brilhantes, como destaque a Jabulani – a bola da Copa, e a Taça. Assim como o Danilo, completei dois estádios: Nelson Mandela Bay e Loftus Versfeld. Entre os jogaodres, para quem gosta de famosos eu fui bem: Beckham, Ronaldinho, Kaká, Tevez, Messi, Lugano – aquela da troca com o Danilo, Henry, Kanu, Podolski… Mas algumas seleções ainda estão vazias, vide o Paraguai.
Foi um bom começo, e por ser gratuito ajudará na economia de moedas.
Espero completar mais rápido que o Danilo, e que vocês também! Brincadeiras a parte, semana que vem tem mais!
 Felipe Noronha
Tevez fez chapinha para sair no álbum

Figurinhas, Cards, bonecos… Tem de tudo na Copa 2010!

02/04/2010 por Danilo Pilan
O novo álbum da Copa do Mundo já foi apresentado, chega às bancas na próxima semana e certamente é o produto relacionado ao torneio mais esperado do ano, pela tradição e magia que envolve. Mas junto com ele, outro produtos oficiais muito legais estão sendo lançados pela Panini, e se você tiver uma grana sobrando, vale a pena colecioná-los. Eu provavelmente vou ficar só nas amostras que ganhei no evento, senão não consigo encher meu álbum.

Um dos “produtos extras” mais interessantes são os cards da Copa, que funcionam mais ou menos como o tradicional Super Trunfo. No site http://www.paniniadrenalyn.com/, é só fazer o cadastro e  acessar as regras. Para jogar, você precisar ter o tabuleiro específico e, no mínimo, 14 cards, entre goleiro, defensores e atacantes, para formar um time (11 titulares e três reservas).  Cada um tem um valor de ataque e defesa, e você vai comparando esses valores com seu adversário (sempre ataque contra defesa e vice-versa), até acabarem os cards. Dá para brincar numa boa ou pegando o card do perdedor, fica a critério dos jogadores. Basicamente, é isso. Aliás, alguns cards são brilhantes, como as figurinhas de escudos.
Ser brilhante não significa ser craque, vide o goleiro da África do Sul...
Vale lembrar que no site também há o acesso ao MyPanini, onde você pode montar suas próprias figurinhas, como eu e o Noronha fizemos nos nossos perfis neste blog. Certamente vamos fazer figurinhas versão Copa 2010 e colocá-las aqui! Foi febre no Mundial de 2006. No orkut, por exemplo, uma grande parte dos “AVATARES”, as fotos do perfil pessoal, foi transformada em figurinhas.
Outra novidade são os Fut Gogo’s, aquelas miniaturas populares entre as crianças, agora em versão futebol. São 90 bonecos divididos em 9 times, cada um com características  e habilidades próprias de jogo, exibidas nas cartelas abaixo. E eles também terão um álbum com figurinhas! Como vemos, a Copa do Mundo está trazendo vários jogos e coleções, para todos os gostos e idades.

Por último, mas nem por isso com menos importância, falo das revistas-pôster. A Panini elaborou contratos específicos com algumas das principais estrelas de cada país e desenvolveu estas revistas exaltando os ídolos das seleções, com fotos bacanas, frases de efeito e tudo mais. No Brasil, ganharam pôsteres o goleiro Júlio César, os zagueiros Juan e Lúcio e os meias Júlio Baptista e Kaká. O curioso é que Júlio Baptista ganhou um pôster, mas não uma figurinha no álbum. Segundo o diretor de esportes da Panini, Vilson Manfrinati, no álbum foi dada a preferência para os jogadores que vêm sendo titulares, por causa da restrição de espaço.

A pergunta que fica é: Se o critério é esse, porque o Ronaldinho está no livro ilustrado?
A foto do pôster é da VascoPress.

Elas acabaram: o fim das figurinhas duplas

31/03/2010 por Felipe Noronha
Foram anos, décadas reclamando. Gerações de colecionadores, álbum após álbum, rezavam para elas não existirem. Mas as figurinhas duplas sempre estavam lá. E sempre com seleções ditas menores RELEGADAS a essa situação.

Para 2010, as apostas para essa situação INDIGNA se baseavam na Coréia do Norte, Honduras e Nova Zelândia. Geralmente, eram três seleções: duas no meio do álbum e uma do último grupo, por consequência ficando na última página. Como grupo da Nova Zelândia é o F, seria facilitada essa combinação com a Coréia, que é do grupo G. E no grupo H, o último, a presença de Honduras fecharia o rol de coitadinhas.
Porém… ACABOU!

“(…) e também gostaria de perguntar sobre a questão das figurinhas duplas, que, como já vimos no material promocional que nos foi entregue, não existem nesse álbum. Por que essa opção?”, perguntou Felipe Noronha na coletiva, ou seja, eu mesmo, para o presidente da Panini, José Eduardo Martins. Ele respondeu: “Devido às reclamações, que já vêm de longa data, optamos por colocar todas as seleções com duas páginas. Também por causa da questão da importância: todas as seleções têm a mesma, então não podemos diminuí-las”.
POR QUÊ NÃO DEDUZIRAM ISSO ANTES? Não sei, mas antes tarde do que nunca, dizem por aí.
Coitado de Aguinaga, um mito, que só jogou uma Copa e ainda ficou pequeno
Sei que essa decisão motivou reações calorosas no nosso twitter, como por exemplo:
“@Salvador37 AEEEE RT @copadomundo3×4: Acabaram as figurinhas duplas!!!! Todas as seleções terão 2 páginas completas, com 17 jogadores”.
@leosetsfire VITÓRIA RT @copadomundo3×4: Acabaram as figurinhas duplas!!!! Todas as seleções terão 2 páginas completas, com 17 jogadores”.

Viram? Pena que não podemos voltar no passado e colocar as fotos de Camarões 90, Emirados 90, Gana 2002 e tantos outros em formato maior. Jamba, Jacinto e cia lamentam:

A imagem da Arábia Saudita de 1994 foi enviada pelo Maurício Vargas. Valeu!

“Essa mania vai contagiar você”! Lançamento do álbum? Estivemos lá!

30/03/2010 por A Copa do Mundo em Figurinhas!
Finalmente ele chegou. Sim, o álbum de figurinhas oficial da Copa do Mundo de 2010 foi lançado hoje, 30 de março, em evento promovido pela Panini no Museu de Futebol. E o Copa do Mundo em 3×4 esteve lá para trazer todos os detalhes para os aficcionados por futebol e figurinhas. O livro ilustrado custará R$3,90 e os pacotes, com cinco figurinhas, R$0,75 (um aumento CONSIDERÁVEL). Como já havíamos informado, ambos estarão nas bancas a partir do dia 11 de abril, um domingo.
O legal é que alguns sortudos terão a possibilidade de conseguir o álbum e algumas figurinhas antes desta data. Segundo o diretor de marketing da Panini, Márcio Borges, a empresa distribuirá álbuns e figurinhas gratuitamente em pedágios para quem for viajar durante o feriado da Sexta-Feira Santa / Páscoa, como forma de divulgação do produto. O livro também poderá ser adquirido gratuitamente em promoções de jornais e revistas, além de duas redes de varejo cujos nomes ainda não foram divulgados. Ou seja, com tanto álbum de graça, “essa mania vai contagiar você!”, como diz o slogan oficial da Panini.
Logo que tivemos acesso ao álbum (recebemos um kit com álbuns, figurinhas e outros produtos oficiais da Copa), uma das primeiras coisas que pensamos foi: “Quais são as seleções com figurinhas duplas?”. Folheamos o álbum todo para descobrir e… tivemos uma surpresa mais do que agradável: O FIM DAS FIGURINHAS DUPLAS. Todas as seleções possuem duas páginas inteiras com 17 jogadores cada. “Nos anos anteriores, recebemos reclamações a respeito das figurinhas duplas. Decidimos tirá-las, até porque todas as seleções são importantes”, afirmou José Eduardo Martins, presidente da Panini no Brasil.
Outra dúvida que levantamos aqui no blog e conseguimos esclarecer foi quanto à seleção da Coreia do Norte. Ainda bem que não vai acontecer igual ao Irã 98 e ficarmos com aqueles espaços em branco estragando o álbum. Mesmo sendo um tanto quanto anti-sociais, os norte-coreanos toparam aparecer no álbum. De acordo com Martins, não houve muitos problemas na negociação com os asiáticos.
Figurinhas especiais? É CLARO! Ou vocês acham que não sairíamos da coletiva com surpresas reveladas? JABULANI? Brilhante! Estádios com imagens das cidades sede? Sim! E o mais legal: Em 2006, havia o selo promocional da Panini, que poucos connseguiram (os nossos chegaram hoje!). Esse ano, teremos dois selos, com os números 00 e 000, e com espaço próprio na contra capa do álbum. E o melhor: eles estarão nos pacotinhos! Pensamos que não estariam, assim como o selo de 2006, mas logo de cara já apareceu a figurinha 00 em um dos pacotes que recebemos.
Falando nos pacotinhos, eles serão anti-pirataria. Não adianta você dar uma de cambista em estádio de futebol e vender pacotinho falso. Marcas d’água garantirão a autenticidade. E sabiam que o Brasil é quem produz todo o material para a América Latina? E que já foram produzidos mais de CINQUENTA MILHÕES de pacotinhos desde fevereiro? E que a estimativa total chega a UM BILHÃO? Bom, agora sabem.
“Temos que nos aliar à internet. Crianças passam boa parte do tempo livre no computador, então há a necessidade de o álbum de papel coexistir com a internet”, disse o presidente. E com O QUE RAIOS isso tem a ver? Com o ÁLBUM VIRTUAL! É! Haverá um álbum virtual com sistema de troca de figurinhas via MSN. Além disso, as figurinhas reais terão impressos no verso códigos variáveis que darão acesso a um site especial da Panini (que ainda será lançado), no qual poderão ser adquiridos prêmios através de pontuações conquistadas.
Também serão lançados outros produtos, como os cards, os pôsteres, os SENSACIONAIS Gogo’s… Mas isso vale um post a parte, fiquem com AQUELE gostinho.

Seleção de treinadores

30/03/2010 por Danilo Pilan No post sobre o álbum do Brasileirão 97, um dos pontos em destaque foi o fato de existirem algumas figurinhas de ex-jogadores que hoje são treinadores, como Caio Jr, Renato Gaúcho e Antonio Carlos Zago. E na Copa do Mundo isso também acontece, e bastante. Alguns têm brilhantes carreiras como treinadores e outros ainda não mostraram a que vieram no comando de seus clubes ou seleções.
Entre fracassados e vitoriosos, resolvemos montar uma seleção de jogadores que disputaram Copas e agora são treinadores. Analisamos alguns deles mais a fundo para que vocês possam concluir se eles apostaram certo na nova carreira ou deveriam, sei lá, ter aberto um AÇOUGUE após a aposentadoria.
GOL – Walter Zenga – Após o término da carreira, o italiano passou por diversos clubes, e atualmente treina o Palermo.
LD – Arce – Com passagens brilhantes por Grêmio e Palmeiras, e dono da lateral-direita da seleção paraguaia por muitos anos, Francisco Javier Arce hoje é treinador do Rubio Ñu, equipe de pequena expressão no Paraguai. O clube, com Arce no comando, foi levado à Primeira Divisão, e chegou até a disputar vaga na Libertadores. Se o treinador mostrar o mesmo talento que tinha como jogador, o Rubio Ñu certamente ganhará ainda mais destaque em breve.

ZAG – Ricardo Gomes – Zagueiro da seleção brasileira na Copa de 90, Ricardo Gomes seria levado para o mundial de 94, mas foi cortado devido a uma contusão. Teve passagens vitoriosas por Fluminense, Benfica e Paris Saint German, além de ter sido campeão da Copa América 89 e ouro nos jogos Pan-Americanos de 87 pela seleção. Terminou a carreira em 1996, com apenas 31 anos e se tornou treinador, tendo passado por 11 equipes nacionais e estrangeiras, além da seleção olímpica entre 2002 e 2004. Apesar disso, ganhou títulos apenas com PSG, Vitória e Bordeaux. Hoje treina o São Paulo, substituindo o tricampeão Muricy Ramalho, e vem sendo contestado pela torcida.
ZAG – Bilic – O zagueiro croata parou de jogar e assumiu a seleção principal de seu país na Copa de 2006.
LE – Mick McCarthy – Por falta de um lateral esquerdo, improvisamos o zagueiro irlandês McCarthy na nossa seleção de treinadores. (Se alguém lembrar de algum, por favor, nos avise!)

VOL – Dunga – Apontado como um dos culpados pelo fracasso brasileiro em 90, e campeão do mundo em 94. Como jogador, o ex-volante Dunga foi polêmico no relacionamento com a imprensa, afinal, sempre foi muito criticado. Anos se passaram, Dunga ficou mais velho e mais calejado… ou não. Agora treinador da seleção brasileira (primeira experiência como técnico), continua sendo muito contestado pela mídia esportiva e por parte dos torcedores, por suas convocações e estilo de armar a equipe. E continua brigando e batendo de frente com todos. Conquistou bons resultados até agora: campeão da Copa América 2007, campeão da Copa das Confederações 2009 e primeiro colocado nas Eliminatórias da Copa. Em qualquer país ele seria exaltado e já teria provado um bom trabalho… mas no Brasil, para o cara ser bom ele tem que ganhar a Copa…
MEI – Josep Guardiola – Ser multicampeão pelo Barcelona. Essa deve ser a sina, o propósito da vida do espanhol Pep Guardiola. Como jogador, o ex-meia ganhou praticamente tudo o que disputou com o clube catalão. E a história se repete agora que ele comanda o time de Messi. Na temporada passada (2008/2009), ele ganhou nada mais, nada menos, que TODOS os campeonatos que disputou, totalizando seis títulos: Campeonato Espanhol, Copa do Rei, Supercopa da Espanha, Liga dos Campeões, Supercopa Europeia e Mundial de Clubes da FIFA. Tudo bem que o Barça é uma verdadeira seleção, mas dá para duvidar que Guardiola nasceu para o futebol?
MEI – Silas – Com passagens por São Paulo, Internacional e Vasco, entre outros clubes, Silas foi vitorioso como jogador, com títulos estaduais e nacionais (incluindo um campeonato Argentino, pelo San Lorenzo). Esteve na seleção brasileira da Copa de 90, mas não teve sucesso. Começou a se destacar como treinador em 2008, colocando o Avaí na Série A do Brasileirão pela primeira vez e ganhando o prêmio de melhor treinador da competição. No ano seguinte, foi campeão catarinense e fez uma boa campanha no Brasileiro para um time considerado pequeno. Atualmente comanda o Grêmio, em sua primeira experiência em um grande clube.

MEI – Maradona – Gênio como jogador, e fiasco como treinador da seleção argentina. Classificou o país para a Copa 2010 na bacia das almas, não conseguiu uma convocação fixa e arrumou problemas com a imprensa e jogadores. Sorte que a bola que ele jogava antigamente fez a imagem dele para sempre.

ATA – Völler – O ídolo alemão surpreendeu a todos comandando a seleção e a levando à final da Copa de 2002, com um time de certo modo limitado. Após a eliminação na Euro 2004, Völler saiu e foi treinar a Roma, mas ficou por um curto período.

ATA – Klinsmann – Outro ídolo alemão, Klinsmann assumiu a seleção em 2004 no lugar do ex-companheiro Rudi Völler. Contestado, fez uma boa campanha na Copa de 2006 e depois assumiu o Bayern Munique, mas não foi bem.

Sites vendem camisetas antigas de times de futebol

DivulgaçãoFoto por Divulgação
Camisetas da seleção brasileira de 1949 (branca), 1960 (amarela) e 1973 (azul)
 
www.lojafutebolretro.com.br
Na moda, é comum usar o termo vintage para falar de peças antigas (ou com cara de antigas) que atravessam os tempos e chegam aos dias de hoje com o mesmo charme. E tem tanta gente apaixonada por esse tipo de roupa que já existem diversas lojas especializadas nesse visual, inclusive para quem tem outra paixão: o futebol.
R10 fez uma busca pela internet e encontrou dois sites onde você pode comprar online, sem sair de casa.
A brasileira lojafutebolretro (www.lojafutebolretro.com.br) oferece camisetas de diversas seleções, como Alemanha, Argentina, França e Holanda, por preços que variam de R$ 69 a R$ 89.

Já no site inglês Toffs (www.toffs.com) a coisa fica um pouco enlouquecedora: você escolhe o time, seja ele de campeonatos locais ou mundiais, e abre-se um leque de opções.
Em Brasil, por exemplo, estão disponíveis 18 modelos diferentes, indo de 1949 a 1982. E não é só isso. Por lá, ainda existem camisetas do Vasco, Botafogo, Flamengo, São Paulo, Santos… Isso sem contar a dos times internacionais. Tem até Zaire!
Para completar, a loja virtual personaliza a camiseta com nome e o número que você quiser.
Um presente inesquecível pra um fanático por futebol, hein?
E se você é o fanático em questão, descobrimos ainda um fórum de colecionadores de camisetas de futebol antigas bem interessante (colecaofutebol.forumpratodos.com/faq.htm). Vale visitar!