brasil1970

sábado, 12 de setembro de 2009

Boca Junior

A nova camisa visitante do Boca, que passou para a final do mundial interclubes hoje, é um tanto quanto inovadora, assume a linha Arsenal visitante, com escritas ao fundo que formam na verdade a tradicional faixa do clube que normalmente é amarela. O tom dourado caiu perfeito para o clube que é um dos mais fortes da América, e esse dourado, não sei se pela foto ou se é assim mesmo, é lindo e parte quase para um bege, ao contrário do dourado Puma usado na temporada 0607 no Mônaco, Olympiakos e Sttutgart e também diferente do dourado Umbro usado na camisa do Everton.
Esse dourado remete mais a um sépia e por isso combina completamente com o escudo usado nessa temporada pelo clube, que faz esse estilo retrô, juntamente com as estrelas que estão pequenas e juntas. Essa camisa na verdade brilha sem brilhar e esse azul quase partindo para o preto ajuda nisso. Não sei o quanto a ausência do Megatone afetaria a camisa, pois ele colabora a dar uma escurecida e chama a atenção para a faixa, imagino que sem ele o dourado tomaria posse do azul e acabaria tornando essa faixa feia. Não é possível ver nessa foto, mas imagino que ela tenha a barra em azul o que faz com que eu não possa reclamar da falta de um detalhe em baixo, mas do Unicef eu posso reclamar, ele atrapalha bastante na beleza visual da camisa, as mangas inteiramente na cor dourada valorizaria muito a faixa. Na verdade o grande problema do Unicef é a grossura da letra, por ser muito fina ela ocupa espaço mas não faz volume suficiente para tornar-se um detalhe forte. Não que eu não goste da iniciativa do Boca, aliás aplaudo de pé o Boca e o Barcelona, mas o que eu estou criticando na verdade é o logo que é um tanto quanto fraco.
Num balanço final eu considero essa camisa uma obra de muito bom gosto e adoraria ter ela na minha coleção, apesar de ter a certeza de que ela, por ser tão bela, vai integrar inúmeras coleções. Fazia tempo que eu não parabenizava a Nike, mas diante desta camiseta sou obrigado a fazê-lo.
boca-juniors-0708-b.jpg

Seleçoes

Austria
Uma das anfitriãs da Eurocopa 2008 entra na competição com seu novo uniforme, onde predomina as cores negras. Possivelmente não será utilizado na Euro, já que a equipe é uma das favoritas a fiasco e porque a camisa negra deverá ser o uniforme número 3.
Croácia
Seu uniforme principal é inteiro xadrez, compredominância da cor branca e vermelha. Na estréia, contra a Áustra, jogou com a camisa azul. A Croácia também conta com um jogador brasileiro, Eduardo Silva, que estará fora da Euro devido a lesão sorida durante o campeonato inglês.
República Checa
O básico vermelho dá o tom para os checos. Um dos uniformes mais simples dentre as seleções da Euro, assim como o seu futebol. Sem contar com as estrelas Nedved e Poborsky, que se aposentaram, a retranca será a arma utilizada para superar os adversários.
França
Os azuis são francos favoritos em campo. Com estrelas do nível de Henry e Coupé e com a sensação do último campeonato francês, Benzema, teve o azar de cair no Grupo da Morte. A Adidas modificou o uniforme da seleção, destacando quatros listras azuis e retirando o branco, que antes era presente em linhas retas.

Alemanha
A Adidas modificou os dois modelos da alemanha, tanto o branco, que é o principal, quanto o uniforme reserva, que agora é vermelho com a faixa central negra. Mais uma seleção que conta com um brasileiro, Kevin Kurany.
Grécia
Sem muita tradição no futebol, os gregos tentam surpreender novamente as gigantes potências do futebol europeu e levar o bi-campeonato pra casa. A Adidas estilizou um uniforme básico em branco. O uniorme principal segue o mesmo modelo, porém, em cor azul.

Holanda
A Laranja Mecânica continua laranja! Esse unfiorme é apenas o de número 2. A nike substitui o (belíssimo) preto para o azul, e inseriu faixas simbolizando a bandeira do país. Com estréia impressionante em cima da atual campeã mundial, a Itália, os holandeses confiam no instito do técnico Marco van Basten e nos craques Van de Vaart e Van Nielsteroy.

Itália
A Puma modernizou o uniforme italiano ao fazer uma malha colada ao corpo, dando mais conforto aos atletas. Também, inseriu o dourado nos contornos da camisa. Apesar da péssimo estréia (perdeu por 3 a 0 para a Holanda) é uma das favoritas ao título europeu.

Polônia
O vermelho predomina na camisa, outro design simples. Mas a camisa não deve ser muito vista durante a comeptição. Não deve passar para a segunda fase. Tem como destaque o ex-Corinthiano Roger Guerreiro, naturalizado polonês para poder jogar a Euro.

Portugal
A Nike resolveu tirar o verde da camisa, deixando um visual mais retrô aos lusitanos. O mesmo padrão segue para a camisa reserva, a branca, e para a terceira camisa, a preta. Dois brasileiros atuam na seleção portuguesa: Pepe e Deco. Outro brasileiro, porém no banco, é o técnico Luis Felipe Scolari. A grande estrela é o jogador Cristiano Ronaldo.

Romênia
Sempre uma surpresa, a Romênia vem com a camisa amarela, inspirada em sua bandeira. A Adidas manteve o mesmo padrão para a camisa reserva, de cor predominante vermelha. Grandes destaque da seleção são Mutu e Chivu, muito valorizados durante a temporada 2007-2008.

Russia
A nike também alterou o modelo para a Euro-2008. O uniforme número 1 (branco) e o número 2 (vermelho) ganharam a bandeira russa abaixo do peito. Apesar da surpresa Zenit ter aturado a Copa da Uefa, não espere muito da seleção na Euro. Seus dois principais jogadores ficaram de fora da competição (na verdade um, Ashveen, só podera jogar o terceiro jogo, pois está suspenso).

Espanha
A adidas manteve o mesmo desenho da camisa, utilizada praticamente há dois anos. A segunda camisa segue o mesmo padrão, porém o vermelho dá lugar ao azul escuro A Fúria entra na competição como favorita e com a esperança de gols nos pés de David Villa e Fernando Torres.

Suécia
Única seleção fora do eixo Puma-Nike-Adidas. O amarelo ouro predomina e é embelezado com o tom azul de sua bandeira. Para o uniforme reserva, a umbro manteve o branco substituindo o amarelo.

Suíça
A outra anfitriã da Euro. Uniforme principal é vermelho com detalhes brancos. O uniforme reserva já tem predomínio do branco. Entrou na competição pra levar chocolate.

Turquia
Uniforme principal é vermelho, porém a Nike estilizou um azul turquesa para o uniforme reserva. Acho que saiu mais barato, já que os turcos não queriam um uniorme muito caro... sabe como é.. dá prejuizo no bolsa!

A revoluçao




A modernidade e a tecnologia são itens essências nos uniformes de hoje em dia. Camisas coladas, materiais curiosos, patrocinadores estranhos essas são as tendências que movimenta a moda futebolística.

Sair com a camisa de um time não é mais sinônimo de constrangimento ou prova de fanatismo, as camisas estão cada vez mais bonitas comparadas as anteriores. A marca Adidas é a prova disso, ao passar dos anos os modelos estão cada vez melhores.

A marca Nike com os modelos ''retrós'' não estão convencendo muito (ha alguns modelos que se salvam). Sendo que ocorreu um fato curioso, a Nike que patrocina (até o momento) o Flamengo fez o modelo retro da camisa de 81 ano em que o Flamengo era patrocinado pela Adidas sua maior concorrente.

Outras marcas estão conseguindo se destacar no mercado com belos modelos como a Lotto, Kappa Rbk e Diadora e o já consagrado Umbro (que pertence a Nike) e Puma.

Uma nova onda que esta fazendo sucesso no Brasil (que na Europa não tem mais graça nenhuma) são as 3° camisas, que além de fazer esta causando muita polemica. Por serem de cores ''diferentes'' das tradicionais do clube, exemplo disso foi a discução que causou a camisa laranja do Fluminense na época em que foi lançada, muitos saudosistas não aceitaram essa cor.

Dá para imaginar que essa revolução agradou a todos, menos os preços que (na minha opinião) estão um pouco salgados, mas na

Peça não é vendida aos rubro-negros e uniforme antigo está em promoção

                Camisa feminina é uma das preferidas da galera
As camisetas sem a logomarca da Petrobras viraram febre entre os torcedores do Flamengo. 80% das ligações para o setor de televendas do clube são de interessados na camisa “limpa”. Na Fla Boutique da Gávea, a procura também é grande. Os vendedores não sabem o que dizer aos clientes. Como não está à venda, os rubro-negros estão comprando mais os outros modelos. As vendas da blusa oficial feminina (R$ 99,90), que já não tinha o nome da empresa, cresceram depois que o clube anunciou oficialmente o fim da parceria, há duas semanas.

Os homens que procuram a camiseta “100% rubro-negra” acabam comprando outras peças. Segundo os vendedores, a procura pelo modelo retrô de 92, em homenagem ao jogador Júnior, também aumentou muito nas duas últimas semanas.

- A procura está muito grande. De cada dez ligações que eu recebo, oito são perguntando da camisa nova. Muitos sabem que não está vendendo, mas ligam para se certificar – contou Carolina Silva da Conceição, atendente de televendas do Flamengo.

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

QUEM É O MELHOR JOGADOR BRASILEIRO DE TODOS OS TEMPOS? Vote e deixe seu comentário!


Segunda-feira, 26 Janeiro 09, 07:38 PM ·
Finalmente chegou o momento que eu estava esprando. A hora de decidir  qual é o MELHOR JOGADOR BRASILEIRO DE TODOS OS TEMPOS de acorco com os fanáticos do OleOle.

Depois de colocar em votação no OleOle em inglês os Argentinos, Franceses, Ingleses, Holandeses, Italianos e Alemães chegou a hora dos Brazucas! E por esse motivo escrevi o post em portugês também.

Até agora eu não dei minha opinião em nenhuma das votações anteriores mas não poderia deixar de expressar o motivo que me levou a incluir cada um dos candidatos do meu próprio país. Mas no fim das contas quem decide o vencedor é você. Vote aí ao lado e deixe seu comentário. Ao deixar seu comentário você estará concorrendo a uma camisa retrô.



VAMOS AOS CANDIDATOS
(CLIQUE NA FOTO OU NO NOME PARA VOTAR)
 
Ademir da Guia
Ademir da Guia - O Divino. Filho do grande mestre Domingos da Guia, Ademir é o maior ídolo da história do Palmeiras. Jogador de extrema classe e consistência. Foi titular do time por 16 anos. Injustiçado por não ter sido convocado para defender a Seleção Brasileira mais vezes.





Carlos Alberto TorresCarlos Alberto Torres - O Capitão do Tri. Se hoje temos laterais que avançam para o ataque - os chamados alas - Carlos alberto foi o pioneiro na função. E ele desempenhou a tarefa com maestria principalmente no Botafogo e na Seleção de 1970.




DidiDidi - O Príncipe Etíope. Bicampeão Mundial em 58 e 62 e o inventor da Folha Seca, uma cobrança de falta em que ele batia com o lado externo pé (hoje chamado de "trivela" ou "três-dedos") de modo que a bola tomava um efeito e caía de repente como se fosse uma folha-seca ao cair de uma árvore. Meio campista de muito talento que jogou ao lado de Di Stefano e Puskas no Real Madrid mas se glorificou com a camisa do Botafogo.






FalcãoFalcão - O Rei de Roma. Falcão tinha tudo um que não era característico de um meio campista defensivo. Alto, margro, talentoso, calmo e não cometia muitas faltas. Sempre que vi o Falcão jogar eu imaginava o Beckenbauer. Ele foi certamente a versão Brasileira do Kaiser.








                                              GarrinchaGarrincha - O Anjo das Pernas Tortas praticamente dispensa apresentações. Ronaldinho, Robinho, Cristiano Ronaldo, e todos os outros malabaristas do futebol de hoje em dia devem e muito ao Garrincha. Pra encerrar o caso, muitos ainda acreditam que o ídolo Botafoguense  foi melhor que Pelé.










Leônidas da SilvaLeonidas - O Diamante Negro. Inventou (ou aperfeiçoou) o lance conhecido por bicicleta. Brilhou pelo Botafogo, Flamengo, São Paulo e pela Seleção Brasileira. Foi artilheiro da Copa de 38 com 7 gols.




PeléPelé - O Rei do Futebol. Indiscutivelmente um dos maiores atletas da história de qualquer esporte. Participou de quatro Copas do Mundo, ou melhor, três e meia porque em 66 foi caçado em campo pelos Portugueses e sofreu uma lesão que o tirou do resto do torneio. Mas Pelé é único e ainda há de existir outro. Assim como Garrincha, o futebol de Pelé influenciou e influencia até hoje os craques que vemos em campo.





ReinaldoReinaldo - O Rei do Galo. Teria sido talvez o melhor centrovante do futebol Brasileiro de todos tempos não fosse a violência do futebol dos anos 80 e a incompetência dos árbitros. Reinaldo marcou 28 gols em 18 jogos no Campeonato Brasileiro de 1977, recorde que durou até 1997 em números absolutos mas a média de 1,55 goal por partida ainda persiste. 





RomarioRomario - O Baixinho. Romário jogou até os 41 anos de idade em busca do seu milésimo gol. Para atingir esse objetivo o Baixinho passou por times como o Miami FC (da segunda divisão dos EUA) e pelo Adelaide United (da Liga Australiana). Romario marcou 71 gols pela seleção Brasileira e liderou o time que ganhou o quarto título mundial em 1994. Também brilhou e humilhou defesas pela Europa quando jogou pelo PSV da Holanda e pelo Barcelona.





RonaldinhoRonaldinho - Em 1997 Ronaldinho ainda era chamado Ronaldinho Gaucho quando marcou um golaço pela seleção Brasileira contra a Venezuela. Sem contar ter humilhado o Dunga num Gre-Nal. Só de ver o garoto dentuço jogando já dava pra saber que alí estava surgindo um dos melhores jogadores do planeta.






RonaldoRonaldo - O Fenômeno. O jogador que eu tive a oportunidade de presenciar desde o começo quando ele chegou ao Cruzeiro de Belo Horizonte e a partir de então fez gols incríveis (e muitos) por todas as equipes que passou: PSV, Barcelona, Inter, Real Madrid, Milan e pela Seleção. Ronaldo teve e tem vários problemas com seus joelhos mas em forma e saudável não creio que haja um centrovante do nível de Ronaldo.





ZicoZico -  O Galinho de Quintino. Fantástico. Show. Zico é o maior ídolo da história do Flamengo e o jogador que mais me influenciou na minha curta carreira. Toque refinado, conbranças de falta precisas e extrema inteligência. Zico é sem dúvida um dos melhores do mundo.



--------------
DEIXE SEU COMENTÁRIO PARA CONCORRER A UMA CAMISA RETRÔ DE FUTEBOL 

CORITIBA NEWS


Outra curiosidade foi no meu retorno a Curitiba. Como fazia muito frio em Buenos Aires (em torno de 2 graus) fui para o aeroporto trajando um cachecol do Coritiba. Quando estava aguardando o vôo (que mais uma vez atrasou muito) um senhor argentino sentou ao meu lado e disse: "Coritiba...", respondi, sim conheçe? e ele respondeu para a minha surpresa: "Como está Keirrison?... porque venderam Henrique e Jeci ao Palmeiras?" não acreditei!!! O cara simplesmente sabia tudo do futebol brasileiro! Só para vocês terem uma idéia ele sabia que em 1985 o Coritiba sagrou-se o primeiro campeão do Estado do Paraná ao bater o Bangu no Maracanã!!! O cara é o PVC argentino!
Seu nome é Alfredo e possui um curtume em Buenos Aires e outro em Porto Alegre. Anotei o seu telefone e quando o Verdão for jogar contra os gauchos irei assistir ao jogo com ele. O que senti é que a rivalidade é muito forte entre o futebol argentino e brasileiro, por conta das seleções. Quando se fala em clubes, eles sempre querem conhecer um pouco mais de como é nosso campeonato, quem são os craques etc.

Vale a pena visitar com tempo, a belíssima Buenos Aires. Da próxima vez, irei com antecedência para conhecer e assistir a um jogo do Boca ou do River.

Patrocinador novo

A crise mexeu com as negociações do novo patrocinador do SPFC? Sim! E o hexa?  Também!
Portanto, as coisas podem mudar rapidamente.
Sony, Samsung, Philips, Emirates*, Volks, LG, Coca-Cola, AOC, Panasonic e algumas de menor importancia brigam pela marca.
A Samsung esteve perto, não fechou ainda. A Sony tem chances razoáveis agora. E a Emirates entra na briga até por ser um dos mercados menos atingidos com a crise.
O hexa vai fazer o SPFC voltar a sonhar com 30 paus por ano. Dificil, mas…
Dentro de alguns dias o negócio pode ser anunciado. A tendencia continua que a camisa do SPFC tenha um patrocinador azul em 2009.

* Cabe dizer ao povo que não existe uma empresa chamada “Fly Emirates”. Existe a “Emirates”. O Fly é como o “Voe Gol”, ou seja, apenas um slogan… rsssss

História: A mística da azul celeste

O país tupiniquim, que ainda não era o do futebol, ainda lambia as feridas deixadas pela celeste olímpica na final da Copa do Mundo de 1950.   O gol de Giggia que decretou a conquista da Copa pelo Uruguai continuava intensa na retina do povo.
Poucos meses depois, em 15 de novembro do referido ano, o Grêmio foi convidado para jogar uma partida amistosa em comemoração ao aniversário do Flamengo.    Cotam os que lá estiveram que o clima festivo foi interrompido quando o Maracanã viu o Grêmio adentrar ao gramado trajando AZUL CELESTE.
Ironia, provocação ou homenagem aos campeões mundiais, não sabemos.   Sabe-se apenas que o Grêmio venceu a partida por 3 a 1, sendo o primeiro clube fora do Rio de Janeiro a vencer no estádio do Maracanã.   (palco de muitas outras vitórias sobre o mesmo time….).    Nascera neste dia a mística tricolor da camiseta azul celeste.

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Pelé jogando pelo Fluminense em 78 na Nigeria




Da esquerda para a direita vemos Paulo Emílio, Marinho Chagas, Miranda, Renato, Gildásio, Arthurzinho, Dário, Geraldão, Gilson Gênio, Edevaldo, Pelé e Rubens Galaxie

oquinho, (?) , Chico Buarque, Paulo Cesar , Bob Marley


raridade

Garrincha jogando pelo Cruzeiro em 1973

$$$$ - Curiosidades e Raridades - $$$$

$$$$ - Curiosidades e Raridades - $$$$

Fosforos da decada de 50 com jogadores do Gremio

terça-feira, 8 de setembro de 2009

GABRIEL, O PENSADOR

GABRIEL, O PENSADOR

Samuel Rosa do Skank

Não perde um jogo do Cruzeiro quando está de folga em BH.

Socrates, Rita Lee, Wladimir e Casagrande - A Democracia Corintiana e a "Ovelha Negra"

Jamelão

Jamelão

O vascaíno Jamelão, famoso cantor e compositor, que nos deixou recentemente, era interprete dos sambas da Escola de Samba Estação Primeira de Mangueira nos desfiles na avenida.



São Paulo e Reebok inauguram a SAO Store na rua Oscar Freire

3995904076388895
O São Paulo Futebol Clube e a Reebok inauguraram nesta segunda-feira, 25 de maio, na rua Oscar Freire, a quarta loja da rede SAO Store, a grife de roupas, jóias e acessórios do time hexacampeão brasileiro. Também foram lançados a linha casual produzida pela Reebok e o livro 6-3-3, obra repleta de fotografias e estatísticas dos seis campeonatos nacionais. O evento foi fechado, com acesso para jornalistas e convidados especiais.
A nova loja foi aberta com uma homenagem ao craque Leônidas, o Diamante Negro, inventor da bicicleta, ídolo da torcida e dirigente do São Paulo, clube que começou a defender na década de 40. A SAO Store apresentou uma bicicleta do São Paulo, em reconhecimento ao craque falecido em 2004. A loja terá exposição de fotos e informações sobre o jogador, além de familiares.
A quarta SAO Store terá ainda inovações também nas vitrines e exposição de produtos. Lançamento de medalhas em série para colecionadores e de jóias são os destaques. As medalhas chegam ao mercado em série limitada e em estojos especiais para lembrar as conquistas dos títulos mundiais, da Libertadores e os seis campeonatos nacionais.
Linhas de confecção para crianças, novas bijuterias – incluindo peças em aço para os homens – estão entre os lançamentos da loja no Jardins.

Moda casual
Um desfile especial apresentou a nova linha de moda casual do São Paulo, com peças para declarar a paixão pelo clube fora dos estádios e longe dos jogos, nas atividades de dia-a-dia e mesmo em eventos menos formais.
A coleção inclui peças que resgatam as conquistas do título mundial, em camisas com símbolo do clube, reprodução da taça e das conquistas. Um destaque é o lançamento de camisas femininas, em linhas retrô ou casual para as torcedoras do hexacampeão brasileiro.

Sobre a SAO Store
A Sao Store é a rede de lojas com a grife do São Paulo Futebol Clube em produtos exclusivos, com séries limitadas, inspirados no clube, seus ídolos, conquistas e história. Oferece linhas de confecção, peças oficiais do uniforme e variedade de produtos de jóias, bijuterias e artigos de decoração a baralho, chaveiros e presentes. Lançada em setembro de 2008 pela Reebok, a marca esportiva oficial do São Paulo, a Sao Store hoje tem lojas nos shoppings Ibirapuera, Center Norte e Pátio Paulista.
Livro 6-3-3
O livro 6-3-3 reúne fotos, documentos e informações sobre as conquistas dos seis campeonatos brasileiros (77, 86, 91, 2006, 2007 e 2008) e os títulos mundiais e da Libertadores. Todos os atletas, dirigentes e funcionários do São Paulo receberão o livro, que será distribuído ainda a jornalistas e formadores de opinião. A Reebok usou a publicação para homenagear diretores, comissão técnica, jogadores e funcionários do clube, que terão os nomes incluídos no livro.

Futebol na antiga Iugoslávia



Entre 1919 (quando foi fundada) e 1992 (quando foi dissolvida), a Associação de Futebol da Iugoslávia (Fudbalski Savez Jugoslavije, em sérvio) representou a Iugoslávia, país que existiu no leste europeu unindo cinco repúblicas: Bósnia-Herzegovina, Croácia, Eslovênia, Iugoslávia (posteriormente separada em dois países, Sérvia e Montenegro) e Macedônia, além de Kosovo, hoje uma província da Sérvia.

Usando camisas azuis e calções brancos (por isso o apelido "plavi", azul em sérvio), a seleção iugoslava sempre foi um time muito tradicional, disputando torneios importantes, inclusive a Copa de 1930, quando eliminou o Brasil na primeira fase e só saiu da Copa ao ser derrotada nas semifinais pelos anfitriões uruguaios.

Durante a Segunda Guerra Mundial, o time foi dissolvido. Quando voltou a existir, destacou-se muito, tanto que jogou seguidamente as Copa de 1950, 1954, 1958 e 1962, quando chegou à quarta posição: na primeira fase, venceu Uruguai (3 x 1) e Colômbia (5 x 0) e perdeu para a União Soviética (2 x 0); nas quartas, eliminou a Alemanha Ocidental (1 x 0); na semi, foi derrotado pela Tchecoslováquia por 3 x 1 e nas decisão de terceiro lugar, perdeu para o Chile por 1 x 0.

Nesse meio tempo entre Copas, a Iugoslávia foi vice-campeã da Copa Européia de Seleções de 1960 (derrotado pela União Soviética) e de 1968, derrotado pela Itália por 2 x 0. Em 1974, jogou a Copa da Alemanha; em 1976, foi quarta colocada na Copa Européia (que organizou em casa); em 1982, esteve na Copa da Espanha; em 1984, novamente esteve na Copa Européia, assim como na Copa do Mundo em 1990, último torneio internacional disputado por uma seleção que era chamada de "Os Brasileiros do Leste Europeu".

Há que se lembrar que o único título do futebol iugoslavo foi a medalha de ouro nas Olimpíadas de 1960 (no torneio olímpico, a Iugoslávia tem três pratas e um bronze: 1948, 1952, 1960 e 1984 respectivamente), vencendo a Dinamarca no jogo final por 3 x 1.

Localmente, o futebol iugoslavo teve campeonato nacional desde 1923, quando o Građanski Zagreb sagrou-se campeão. O torneio, que sempre teve formato de pontos corridos, ida-e-volta, não aconteceu apenas em 1934, por problemas políticos (o rei Alexander I Karađorđević, que governava como ditador, foi assassinado por um opositor, o que causou grandes dificuldades no país, que então era uma monarquia, pois ficou acéfalo até se decidir quem assumiria) e durante a Segunda Guerra, de 1940 a 1944. Em 1945, o torneio foi disputado por seleções das 6 repúblicas que formavam o país e a seleção do exército, sendo vencido pela Sérvia.

Os campeões (entre parênteses, a cidade-sede e o país atual):
18 Estrela Vermelha (Belgrado, atual Sérvia)
11 Partizan Beograd (Belgrado, atual Sérvia)
9 Hajduk Split (Split, atual Croácia)
5 BSK Beograd, hoje OFK Beograd (Belgrado, atual Sérvia)
5 Građanski Zagreb (Zagreb, atual Croácia)
4 Dínamo Zagreb (Zagreb, atual Croácia)
2 Concordia Zagreb (Zagreb, atual Croácia)
2 Jugoslavija Beograd (Belgrado, atual Sérvia)
2 FK Sarajevo (Sarajevo, atual Bósnia-Herzegovina)
2 Vojvodina Novi Sad (Novi Sad, atual Sérvia)
1 HAŠK Zagreb (Zagreb, atual Croácia)
1 Željezničar (Sarajevo, atual Bósnia-Herzegovina)
Outros clubes que conquistaram títulos (no caso, da Copa da Iugoslávia), foram o Rijeka (Rijeka, atual Croácia), o Velež Mostar (Mostar, atual Bósnia-Herzegovina), o Vardar Skopje (Skopje, atual Macedônia) e o Borac Banja Luka (Banja Luka, atual Bósnia-Herzegovina).

De outras repúblicas, os times mais bem sucedidos, mas sem títulos, dos campeonatos iugoslavos foram: Slavija (Istočno Sarajevo, atual Bósnia-Herzegovina), Budućnost (Podgorica, atual Montenegro), SAŠK Napredak (Sarajevo, atual Bósnia-Herzegovina) e Olimpija Ljubljana (Ljubljana, atual Eslovênia).

Abaixo, os escudos dos times citados acima, na ordem em que foram citados.




Em 1992, a seleção iugoslava, classificada para a Eurocopa, foi excluída do torneio pela UEFA como punição aos crimes de guerra cometidos durante os conflitos dos Balcãs na década de 90. Ainda existiu um time chamado Iugoslávia até 2003, mas era apenas uma remendada versão da antiga república, que teve no lateral Dragan Džajić (décadas de 60 e 70) o jogador com mais partidas disputadas, 85 jogos, e no atacante Stjepan Bobek (décadas de 40 e 50) o maior artilheiro, com 38 gols.