brasil1970

sábado, 18 de dezembro de 2010

Camisas Retrô | Camisas Antigas de Times de Futebol

PostHeaderIcon


Primeiramente, antes de saber o que significa camisas retrô, a pergunta que fica é: O que significa Retrô?
Bom, vejamos a seguir a definição e origem da palavra Retro segundo o Wikipedia:
Definição:
“Retro é um estilo cultural desatualizado ou velho,uma tendência, hábito, ou moda do passado pós-moderno global, mas que com o tempo se tornam funcionalmente ou superficialmente a norma mais uma vez.”
Origem:
“A palavra “retro” deriva do prefixo latino retro, que significa “para trás” ou “em tempos passados” – particularmente como visto na forma de palavras retrógradas , o que implica num movimento em direção ao passado, em vez de um progresso em direção ao futuro e, a posteriori, referindo-se um olho crítico ou nostálgico do passado.”
Mas então o que seria as camisas retro? Essas camisetas são homenagens ao passado e que nos dia de hojem se tornam muito populares. As camisas de time tiveram uma grande evolução em sua história passando por diferentes versões diferentes para cada time de futebol.
Muitas pessoas hoje em dia gostam das camisetas retrô que marcaram a história de seus times, camisas que foram usadas em conquistas importantes ou que tiveram um grande valor em algum momento na vida dessas pessoas. É muito legar ver as pessos nas ruas usandos camisas antigas de times de futebol.
Alguns times de futebol, lançam os modelos antigos nos dias atuais, pois sabe que existe ainda o mercado para esse tipo de camisa.
E você? É fã de camisas retrô de times de futebol? Confira algumas imagens de camisas retrô do Corinthians e São Paulo.
Camisa Retrô do Corinthians 1977
Camisa Retro do São Paulo 1957 
 

EM BREVE NA NOSSA LOJA


Camisas de futebol -futebol retrô

Camisas de futebol -futebol retrô

Faz um tempo eu escrevi um post sobre camisas de futebol, mas na época não me atentei para um fator determinante que, para muitos, motiva usar as tais camisas de futebol. Esse fator é o sentimento de fazer parte de um grupo. Nesse caso, o grupo é uma torcida de futebol. Na intenção de entender a razão pela qual homens (e alguma mulheres) usam camisas de futebol, fui perguntar para um amigo e ele me disse a motivação principal: justamente a socialização. Vestir a camisa significa apostar no time e querer ser identificado com alguém que aposta naquele time especificamente. Nesse clima as pessoas interagem, puxam conversa, tiram piada...e o se o ambiente for amigável rola mesmo a socialização.

Só entendi isso, tempos depois quando recebi minha camisa do time de futebol do departamento que fiz mestrado. Detalhe: eu nem jogo bola. hehehe Na Engenharia Mecatrônica da UnB acontece anualmente (entre alunos de graduação e pós) a RoboCopa. Eles têm um uniforme titular e um reserva todo estilizado. Todo mundo pode ter a camisa, mesmo quem não joga (Presente! :D). Para guardar uma recordação dos tempos da UnB encomendei uma para mim com meu nome e o número que escolhi. Quando recebi a camisa me senti parte daquele grupo e foi muito legal essa sensação. Ainda não usei, mas quando usá-la tiro uma foto para vocês verem.

Seguindo a onda de camisas de futebol e aproveitando a volta do retrô, quero apresentar a futebol retrouma loja que vende camisas retrôs de vários times e seleções.  Se alguém se interessar eles têm uma loja virtual também! ;www.futebolretro.net

PERNAMBUCO



O livro "Rindo na Copa" será sorteado
A temporada 2010 terminou cedo para os clubes pernambucanos. E, infelizmente, temos poucos poucos motivos para comemorar. Apenas o Salgueiro nos deu alegria. Saiu de uma situação complicada na classificação da Série C, quase era rebaixado, mas saiu do sufoco e conseguiu a vaga na Série B em 2011.
Mas o Blog do Torcedor resolveu dar um ânimo para o internauta que nos acompanha diariamente. Vamos sortear, via twitter, um pacote de brides para os torcedores de Náutico, Santa Cruz e Sport. E antes que alguém reclame que os nossos sorteios são feitos apenas pelo microblog, vai uma explicação simples: o mecanismo é seguro e ágil. Ajuda muito o nosso trabalho. Portanto, quem ainda não aderiu ao Twitter, que é uma ótima ferramenta de comunicação, vamos lá, eis uma boa oportunidade.

Bom, vamos ao pacote com quatro brindes: um jantar, com direito a acompanhante, no Biruta Bar, no Pina, um DVD do show ao vivo da banda pernambucana Nós4, o livro Rindo na Copa, do jornalista Marcelo Cavalcante (editor deste Blog) e do cartunista Humberto Araújo, do JC, e uma camisa retrô do seu clube do coração (Náutico, Sport ou Santa Cruz) produzida pela loja

Túlio lança camisa retrô e arrasta multidão

WWW.FUTEBOLRETRO.NETpara sede do Botafogo

Ídolo alvinegro participa de sessão de autógrafos com dois mil fãs; na festa teve de tudo: bola da época e tatuagem em homenagem ao artilheiro



A sede de General Severiano parecia até que tinha voltado no tempo: mais precisamente para 1995, ano em que o Botafogo foi campeão brasileiro. Uma fila enorme se formou para encontrar o grande responsável pelo título: o ídolo Túlio Maravilha. Mas desta vez, o folclórico artilheiro não estava ali para levantar mais uma taça: ele lançava uma camisa retrô, com seu nome e número nas costas.
- É como se eu estivesse no auge, em pleno campeonato, na decisão. Me sinto um jogador realizado vestindo a camisa do meu clube do coração, que é o Botafogo. E dá vontade de voltar logo, vestir a camisa oficial e fazer gols. Mas calma, 2012 está chegando e a gente vai marcar o milésimo gol com a camisa do Botafogo - prometeu.
Túlio Maravilha ex-jogador do Botafogo - Torcedores na fila para evento com o TúlioTorcedores em longa fila para ganhar um autógrafo
de Túlio (Foto: Rafael Honório/Globoesporte.com)
Os dois primeiros torcedores chegaram à fila de madrugada (1h). O consultor de informática Fernando Barros nem dormiu para garantir seu encontro com o ídolo. O medo do alvinegro tinha uma razão: apenas duas mil pessoas poderiam chegar perto do ídolo. Para garantir esse número foram distribuídas senhas a partir das 8h.
- Quando cheguei estava começando uma festa aqui na sede. A gente ficou tentando se manter acordado. Foi difícil. Isso tudo pelo Túlio Maravilha. Ele quem nos incentivou a tornar o coração alvinegro e desde pequeno eu idolatro o nosso ídolo - disse Fernando, ainda na fila.
Mas o consultor não era o único 'louco' por Túlio. O comerciante mineiro Gilberto Mateus chegou à sede de General Severiano um pouco 'atrasado': às 5h. Mas o atraso tinha uma razão: ele veio de carro, de Juiz de Fora, apenas para encontrar o artilheiro. E para comprovar sua devoção pelo atacante, o fã trouxe um 'dossiê' com fotos e matérias sobre o jogador e exibia com orgulho sua tatuagem com o rosto do atacante.
Túlio Maravilha ex-jogador do Botafogo - Fã mostra sua tatuagem em homenagem ao TúlioFã mineiro mostra sua tatuagem em homenagem aoartilheiro (Foto: Rafael Honório / Globoesporte.com)
- Ele é o maior ídolo que tenho no futebol. Me deu a maior alegria que tinha, que foi o título brasileiro de 95. Aqui no meu dossiê tem tudo da vida dele, desde a chegada ao Botafogo até a matéria que saiu ontem (sexta-feira), divulgando essa sessão de autógrafos - revelou.
Na fila se via de tudo: de idosos a crianças. Camisas do Botafogo de todos os tipos: de diferentes décadas, de modelos diversos e com números variados. O propagandista Fernando Gouveia vestia o uniforme de 1995, ano em que Túlio se tornou ídolo do Glorioso.
- Sou da geração Túlio Maravilha. Estava no Pacaembu e vi ele marcar o gol do título de 95. Vim aqui hoje para realizar meu sonho: que é bater uma foto com ele, colocar na internet e mostrar para todo mundo. Espero começar o ano de 2011 muito feliz com nova camisa do Túlio - declarou.
Túlio Maravilha ex-jogador do Botafogo - Túlio e fã com a bola de 95 nas mãosïdolo e fã com a bola do Campeonato Brasileiro de 95 nas mãos (Foto: Rafael Honório / Globoesporte.com)
A loja oficial do Botafogo foi tomada pelos torcedores. Todos em busca da camisa do folclórico atacante. Centenas foram vendidas.
Na sala de troféus, o atacante recebia todos os fãs com muita atenção. Abraços, apertos de mãos e beijos não faltaram. A simpatia usual de Túlio esteve presente, e ele autografou camisas e posou para fotos com os torcedores. Um trabalho árduo, mas que dá muito prazer ao ex-atacante do Alvinegro.
Túlio Maravilha ex-jogador do Botafogo - Família botafoguense na fila para evento com TúlioAtacante faz a festa com a família botafoguense, na sala de troféus (Foto: Rafael Honório / Globoesporte.com)
- Estou muito feliz de voltar aqui. Quinze anos após o título, estou dando autógrafos para o pessoal de todas as gerações. Fico muito feliz de ter representado um momento de alegria para esses torcedores - afirmou.
O presidente Maurício Assumpção também esteve presente na festa. Vestindo camisa e boné do Botafogo, o mandatário comemorava a ação de marketing do clube carioca.
- A torcida merece estar perto do clube, perto dos seus ídolos e jogadores que conquistaram títulos importantes, como esse de 95, que o Túlio trouxe para essa grande torcida alvinegra. Se você olhar bem, ele foi o último grande ídolo que o Botafogo teve, antes de Loco Abreu e Maicosuel, e mesmo assim, eles dois terão que 'ralar' muito para chegar nesse patamar de idolatria que o Túlio chegou.
Túlio Maravilha ex-jogador do Botafogo - Túlio com a taça de 95 nas mãosArtilheiro beija a taça e lembra do gesto da festa do título de 1995 (Foto: Rafael Honório / Globoesporte.com)
A camisa retrô do Túlio Maravilha custa R$ 119,90 na loja oficial do Botafogo. Segundo o gerente Vagner Romeu foram vendidas 500 em apenas duas horas. Duas mil camisas foram confeccionadas na tiragem inicial.

WWW.FUTEBOLRETRO.NET

Nova loja do grupo DST
































 WWW.FUTEBOLRETRO.NET