brasil1970

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Absurdos que aconteciam nas formulas do Brasileiro



1) Os campeonatos entre 1975 e 1977, cada vitória por 2 ou mais gols de diferença dava um ponto extra ao vencedor. Em 1978 a regra do ponto extra se manteve, porém apenas para vitórias por 3 ou mais gols de diferença.
--
2) Decisões por pênaltis: no Campeonato de 1988, todos os jogos que terminassem empatados tinham decisões por pênaltis; vitória no tempo normal dava 3 pontos para o vencedor e zero pontos para o derrotado; vitória na decisão por pênaltis dava 2 pontos para o vencedor e 1 ponto para o derrotado. Tinhamos que ser diferentes do resto do planeta
--
3) Os campeonatos de 1979 e 2000 registraram a maior quantidade de equipes participantes: foram 94 times em 1979 e 116 na Copa João Havelange de 2000. Fala serio, 94 clubes é chave e jogo que não acaba mais.

--
4) Uma formula sensacional acordada pelos dirigentes permitiu que o vice campeão terminasse invicto e com 8 pontos a mais que o segundo colocado.
Vejam que maravilha de formula....extremamente fácil.

Primeira Fase: Os 62 clubes foram divididos em seis grupos, sendo quatro de dez clubes e dois de onze. Jogaram todos contra todos, em turno único, dentro de cada grupo. Classificaram-se para a fase seguinte os cinco primeiros colocados de cada grupo. Os demais foram para a repescagem.

Segunda Fase: Os trinta clubes classificados foram divididos em seis grupos de cinco. Jogaram todos contra todos dentro de cada grupo, em turno único. Classificaram-se para a terceira fase os três primeiros de cada grupo.

Repescagem: Os 32 clubes não classificados na primeira fase foram divididos em seis grupos, sendo quatro de cinco clubes e dois de seis. Jogaram todos contra todos dentro de cada grupo, em turno único. Classificaram-se para a terceira fase apenas o vencedor de cada grupo.

Terceira Fase: Os 24 clubes classificados (dezoito da segunda fase e seis da repescagem) foram divididos em quatro grupos de seis. Jogaram todos contra todos dentro de cada grupo, em turno único. Classificaram-se para a fase final apenas o vencedor de cada grupo.

Semifinais: Sistema eliminatório, com jogos em ida e volta. Mando de campo e vantagem do duplo empate para os clubes com melhor campanha em todo o campeonato.

Final: Jogo único. Mando de campo para o time com melhor campanha. Em caso de empate, prorrogação e disputa de pênaltis.

uufaaaa!!!
5) 4) Anos 90 e a tal da repescagem - PRIMEIRA FASE Os 24 clubes se dividiram em quatro grupos de seis, jogando em ida e volta, dentro das próprias chaves. Classificam-se para a 2ª fase, quatro times por grupo. Os oito clubes restantes, 2 por grupo, foram para a Repescagem. As equipes que chegaram em 1º lugar em cada grupo, entram na Segunda Fase com um ponto extra de bonificação. SEGUNDA FASE Os 16 classificados foram divididos em dois grupos de oito. No 1º turno jogam entre si, dentro das suas chaves. No 2º turno, enfrentam os adversários da outra chave. Vão para a terceira fase, os clubes que ganharem seus grupos em cada turno, mais os dois melhores colocados independente de grupo, na classificação geral da 2ª fase. O regulamento previa também, que caso uma mesma equipe fosse 1ª colocada do seu grupo nos dois turnos, se classificaria diretamente para a semi final, fato esse que não aconteceu. REPESCAGEM Os oito clubes jogam entre si em turno e returno. Os dois melhores se classificam para a Terceira Fase. Os dois últimos serão rebaixados para a Série B. TERCEIRA FASE Oito equipes se dividiram em quatro grupos e se enfrentaram no sistema mata-mata, com jogos de ida e volta. Os vencedores dos confrontos seguiram para a semi final.
Ahhh ía me esquecendo. Ainda não acabou. Ainda teve semifinal e final
--
6) Nos campeonatos dos anos 80 os times eram divididos emgrupos e jogavam apenas com os adversarios dentro do grupo. O resultado é que passavam varios anos sem um time cruzar com o outro. O classico Cruzeiro x Flamengo se não me engano aconteceu apenas 3 vezes em toda decada.
7) Com as esdruxulas formas em que times saiam nas fases anteriores obviamente varios clubes que disputavam fases mais e semifinais tem em sua historia uma media de publico muito maior no retrospecto pois eram jogos que davam 80 mil torcedores a cada partida decisiva enquanto os outros não participavam.
--
8) Da mesma forma um atacante que estivesse disputando uma artilharia pau a pau contra outro jogador perdeu a chance ao ter seu time eliminado em fases anteriores e deixou de mostrar que era o melhor pois não teve como fazer mais gols.

9) O MAIOR DE TODOS OS ABSURDOS - BRASILEIRO DE 1979

Neste ano, o maior inchaço de clubes promovido pela política militar transformou o campeonato em uma única divisão contando com 94 clubes.

De acordo com o regulamento inicial, os clubes de São Paulo e Rio de Janeiro, que disputariam um Torneio Rio-São Paulo (não realizado), entrariam somente na segunda fase do campeonato. Mas os grandes clubes de São Paulo pleiteavam participar apenas da terceira fase, como o campeão e vice do ano anterior (Guarani e Palmeiras). Como o pleito não foi atendido, Corinthians, Portuguesa, Santos e São Paulo não disputaram o campeonato.

Tabela de classificação
Time................... PG....JG
1° Internacional..39....23 disputaram a final
2° Vasco..............20....14
3° Coritiba...........24....21 eliminados nas semifinais
4° Palmeiras........07....05
5° Operário/MS....26....19 eliminados na 3a fase
6° Cruzeiro..........26....19
7° Goiás...............25....19
8° Vitória..............22....19
9° Uberlândia.......22....19
10° Atlético/MG.....22....19

iIMAGINEM QUE O PALMEIRAS QUE FEZ APENAS 7 JOGOS E FOI ELIMINADO NAS SEMIFINAIS PODERIA SER CAMPEÃO BRASILEIRO COM 9 JG ENQUANTO O INTER JOGOU 39 VEZES. O CRUZEIRO FOI ELIMINADO NA SEMI E TERMINOU COM 19 PTS A MAIS QUE O PALMEIRAS.


Nenhum comentário:

Postar um comentário