Por Ingrid D'Elboux
Do Jornalismo em Posts
No último dia 29, o Museu do Futebol, localizado no Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho, mais conhecido por Pacaembu, completou um ano. Para comemorar a data, o estabelecimento fechou somente às 22h, a entrada foi gratuita e houve um mini festival com a apresentação de cinco curtas-metragem: "Coração Pontepretano", "Fiel Torcida", "Juventus-Rumo a Tóquio", "Loucos por Futebol" e "Unido Vencerás".
Mas não é só em dia de comemoração que há filmes. O público pode contar com apresentações de longas e curtas-metragem todo mês, além de apreciar as diversas exposições temporárias.
Um pouco sobre o Museu
Andando pelos corredores do museu, fica fácil entender como que o futebol, um esporte de origem inglesa, para brancos e de elite, se tornou em algo popular, independente de raça ou classe social, e parte da cultura brasileira. A ideia é fazer com que as pessoas reflitam sobre o esporte mundial através dos acontecimentos históricos, a partir de temas como: comportamento, evolução da preparação física do atleta, vocabulário e religiosidade, sempre associando o futebol com a história do país.
De acordo com a assessora de imprensa do local, Ariane Ferreira, a ideia de se criar um museu desse tipo, veio do então governador de São Paulo: “O governador José Serra percebeu que a cidade, apesar dos muitos memorais de clubes, não tinha um museu sobre esse tema”. A partir disso, as construções começaram e em cerca de dois anos e meio tudo estava pronto. O Pacaembu foi escolhido para abrigar tal obra, segundo a organização, pelo fato de este estádio ser um espaço importante, público e histórico para o futebol.
Tecnologia: a peça chave
Da entrada à saída tudo o que se vê é tecnologia. Telões, retro-projetores, vídeos e áudio, associados com muita imaginação e criatividade fazem do museu um local de visitação para todos os tipos pessoa: desde as amantes por futebol àquelas que não vêem neste esporte uma paixão. “Pesquisas afirmam que 98% do público sai satisfeito do Museu e afirmando que indicará o passeio até para amigos que não gostam de futebol”, conta a assessora Ariane.
Clique aqui (http://www.filefactory.com/file/a0e0ccc/n/audio_mp3) e ouça a opinião de alguns visitantes: Estevam Sombini, 45 anos, coordenador de Recursos Humanos; Beatriz Moraes, 25 anos, publicitária e André Amaral, 22 anos, estudante de Tecnologia em Controle Ambiental.
Ficha técnica
Local: Estádio Pacaembu, Praça Charles Miller, S/N. São Paulo/SP.
Preço: R$6,00 inteira/ R$3,00 meia
Horário: de terça a domingo, das 10h às 17h (sujeito a alteração em dias de jogo)
Se interessou? Então não deixe de conferir. Mais informações no site http://www.museudofutebol.org.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário