brasil1970

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

DUELOS DE CRAQUES

BRITO x FERNANDO SANTANA

 

WWW.FUTEBOLRETRO.NET

Cruzeiro x Santa Cruz em 29 de Novembro de1970. No lance estão o zagueiro Brito e Fernando Santana .A partida foi disputada na Ilha do Retiro e o time celeste venceu por 2x1

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

MOUZO & ZÉ CARLOS


Mouzo e Zé Carlos os capitães dde Boca juniors e Cruzeiro se cumprimentam antes da segunda partida da final da Libertadores em 1977. O Cruzeiro venceu por 1x0 e depois na terceira e ultima partida , após empatar em 0x0 perdeu na disputa de penaltis.

PELÉ & LEDESMA


Ernesto Ledesma cumprimenta a Pelé antes da partida das semifinais da Libertadores de 1965. Esta era  aterceira e decisiva partida já que o Santos havia vencido no Brasil por 5x4 e o Peñarol no Uruguai por 3x2. No final deu Peñarol com uma vitoria por 2x1.

OMAR SÍVORI x ZUBELDIA

O cracaço argentino Sivori dribla seu marcador e Zubeldia vem na cobertura tenatando evitar o gol do River Plate. River Plate x Boca Juniors em 1956.

DANIEL ONEGA x MARZOLINI


River Plate x Boca Juniors no final dos anos 60. O duelo é entre Daniel Onega que fez 207 gols com a camisa do River contra o lateral Silvio Marzolini que fez 387 jogos coma camisa azul do Boca.

NILTON SANTOS x DIDA


Clássico entre Botafogo e Flamengo pelo campeonato carioca de 1957. Nilton Santos conduz a bola perseguido por Dida. Duelo de dois cracaços cariocas dos anos 50.

RICARDINHO x EDILSON

Final do campeonato brasileiro de 1998. A terceira e ultima partida da decisão mostrou um Corinthians mais decidido e determinado do que o Cruzeiro. Edilson estava em tarde inspirada e deu muito trabalho a toda defesa cruzeirense. na foto o duelo é com Ricardinho. Edilson ainda fez um gol que ajudou o Corinthians a vencer por 2x0 e ficar de posse do titulo de campeão.


PUSKAS & EVARISTO MACEDO


Amistoso entre o Honved e Flamengo nos anos 50. O time hungaro fez uma excursão ao Brasil e fez alguns jogos no Rio de Janieor. Na foto estão Puskas e Evaristo de Macedo.

Ficha tecnica da partida :

FLAMENGO 6 x 4 HONVED
Competição: Amistoso (Estava em disputa o Troféu Ponto Frio)
Data: 19 de janeiro de 1957
Local: Estádio do Maracanã (RJ)
Arbitro – Mário Vianna.
Renda – 3. 351.001,00
Gols: Evaristo(2), Henrique, Paulinho, Dida e Duca (Fla); Puskas (2), Szusza e Budai (Honved)

 
Flamengo: Ari, Tomires e Pavão. Milton, Luiz Roberto, e Edson (Jordan). Paulinho, Moacir, Henrique,Evaristo e Baba.

Honved: Groczis, (Farago) Rackosczy, Baniay, Bosizk. Kotasz, Lantos, Budai, (Sandos), Koczis, Szusza, Puskas e Cizibor.

CRUYFF x PERFUMO


O capitão da seleção holandesa, Johan Cruyff cumprimenta o capitão da seleção argentina, Roberto Perfumo. Jogo da Copa de 1974.

DIRCEU LOPES x ZANATA


Cruzeiro e Vasco se enfrentaram pela decisão do campeonato brasileiro de 1974. No meio campo a disputa entre o baixinho Dirceu Lopes e Zanata. Um duelo de quem sabia jogar bola.

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

DOMINGOS DA GUIA x NIGINHO


Encontro de craques antes do inicio da partida. Companheiros de seleção brasileira Domingos da Guia do Flamengo e Niginho do Palestra Italia/MG.

O time mineiro venceu o amistoso por 4x2 com um gol de Niginho. A partida foi no dia 29 de Agosto de 1940

DEODORO x HUMBERTO RAMOS


Atletico x São Paulo pelo campeonato brasileiro de 1971. Disputa acirrada entre o tricolor Deodoro e o armador atleticano  Humberto Ramos.

ZICO x GENTILE

A marcação que Gentile exerceu sobre Zico na Copa de 1982 foi sufocante. O Galinho de Quintino não conseguia dar dois passos sem a prsença do lateral italiano que acabou por rasgar a camisa do jogador brasileiro.

RIVAROLA x OSEIAS


Palmeiras e Grêmio travaram grandes duelos no brasileiro e na Libertadores em 1995. Na foto o duelo pelo alto entre Rivarola e Oseias. Reparem na grande impulsão do atacante palmeirense.

ADILIO x MENDONÇA


Mendonça parte com a bola dominada mercado por Adilio. Ao fundo Nunes acompanha. Apesar do craque botafoguense tentar o gol , o dia não foi do Botafogo. Ao final o Flamengo venceu por 6x0 devolvendo a goleada sofrida pelo mesmo placar em 1972. Este jogo da foto foi em 1981.

CRUZEIRO XATLETICO

CHARANGA DO CRUZEIRO
www.futebolretro.net

A charanga do Cruzeiro existiu nos anos 60 e 70 tendo seu fim no inicio dos anos 80. Felicio Brandi o então presidente do clube queria uma charanga para animar a torcida assim que o Mineirão surgisse. Convidou então o apresentador de um programa de auditorio com grande sucesso em Belo Horizonte: Aldair Pinto. No programa de Aldair passaram inumeros cantores que depois vieram a ser conhecidos em todo pais como Agnaldo Timoteo e Clara Nunes. Esta cruzeirense fanática passou a ser a madrinha do Cruzeiro. Pois então Aldair Pinto começou a formar sua charanga, levando musicos experientes e acostumados com o samba. Surgia assim a charanga do Cruzeiro ou do Aldai Pinto como ficou conhecida. A charanga tinha por costume entrar com seus integrantes em silencio, sem tocar nenhum instrumento . Somente depois que os cerca de 15 integrantes se posicionavam nos seus lugares e quando o maestro Aldair Pinto dava o sinal é que a musica começava. Quando ela começava parecia ter iniciado um ensaio de escola de samba. A charanga tocava ritmos caracteristicos que somente a torcida cruzeirense cantava.
Outra tradição da charanga era que seus musicos tocavam em cima de uma grande bandeira do Cruzeiro que ficava estendida na arquibancada. Aldair Pinto somente deixava seus musicos tocarem quando o Cruzeiro estava de posse da bola . Era um empurrão aos jogadores e ao time que sempre valorizou o toque de bola. Quando o adversario tomava a bola eles terminavam o ritmo tocado. As excessões eram quando tocavam musicas longas como o hino do clube.

CHARANGA DO GALO

Desde a década de 1960, a Charanga do Galo agita a Massa Atleticana nos estádios
A charanga do Galo nasceu de um grupo de atleticanos integrantes de uma escola de samba chamada Surpresa, no bairro Lagoinha. Eles resolveram unir a música e a paixão pelo Atlético. Na década de 60, Júlio, comerciante da cidade, resolveu patrocinar a idéia e chamou Bororó, um grande músico mineiro para comandar os músicos. O que era uma simples diversão virou coisa séria e se formou a Charanga do Galo. A entrada da charanga nas arquibancadas era uma festa. Caracterizada pelos instrumentos de sopro que marcavam o ritmo do grito de guerra " Gaaaalo" os musicos iam entrando um a um ritmados e contagiando a torcida atleticana. Cerca de 20 integrantes compunnham a charanda do Galo ou do Julio como muitos definiam. Era uma charanga diferente das demais que somente usavam instrumentos de batuques como surdos, caixas, taraus , repiniques pois eles tocavam trombone de vara.
Há quarenta anos,a charanga sobe para a arquibancada aplaudida e embalando a Massa Atleticana com o Hino ao Clube Atlético Mineiro


sábado, 29 de janeiro de 2011

Cruzeiro tetra campeão mineiro - 1965 / 66 / 67 / 68

A ultima rodada do campeonato mineiro de futebol foi uma guerra - de nervos, de expectativa e vaidades.O domingo parou em Belo Horizonte e as atenções se voltaram para o Mineirão, onde o Cruzeiro ganhou o direito de ser tetracampeão.Jogo duro contra o seu grande adversario, o Atlético, que já entrou em campo perdendo: ao Cruzeiro, até a derrota servia.O que realmente foi disputada neste ultimo domingo foi a invencibilidade do Cruzeiro, que atravessou todo o campeonato sem nenhuma derrota e apenas cinco empates. Sua defesa , a menos vazada; seu ataque, o mais positivo. Só Tostão fez vinte gols, e novamente é o artilheiro.
Até o ultimo momento da partida houve duvidas. O Atlético ganhava de um a zero e a invencibilidade estava em risco. Mas Evaldo teve uma crise de genialidade, fez uma bonita jogada e empatou a partida aos 47 minutos, já no periodo dos descontos. Um a um. Dai para o fim do jogo foi um pulo, o campeonato terminou, as comemorações se iniciaram. Alem de ser tetracampeão de Minas Gerais, o Cruzeiro é tambem o unico campeão do Mineirão, pois desde que o estadio foi levantado, em 1965, não houve outro campeão que não ele.

Revista "O Cruzeiro" de 21 de setembro de 1968


O PROBLEMA NÃO É SABER QUEM VAI PERDER DO CRUZEIRO; É SABER QUEM PODE GANHAR
 

 
A arrecadação chegou a quase NCr$ 226 mil, e o publico espectador somou mais de 86 mil pessoas. Na verdade, estas pessoas começaram a ver a tetracampeonato do Cruzeiro a partir de 1965, quando o time levantou o campeonato com apenas uma derrota, para o Renascença. Em 66, tambem uma derrota , desta vez para o Valeriodoce.Em 1967 foi tricampeão com duas derrotas. E agora em 68 a vitoria foi total, indiscutivel, confirmadora. Dentro do panorama esportivo brasileiro, o Cruzeiro forma como uma das peças mais importantes. E vai tentar, em 69 , o pentacampeonato, que vai dar muito o que falar naquele estado tão silencioso de Minas Gerais.


  Dirceu Lopes disputando a bola com Oldair. No fundo o lateral Murilo assiste a tudo.

Atlético, Tricampeão Mineiro de 1954

A história do Atlético é marcada por muitas conquistas e vitórias inesquecíveis ao longo dos seus pouco mais de 100 anos. Na década de 50, porém, mesmo detentor maior de conquistas de campeonatos mineiros, a torcida alvinegra sofria de um tabu; não obter 3 conquistas consecutivas. O tricampeonato sempre escapava na hora da decisão. Perdera decisões históricas nas décadas anteriores, e muitas das vezes com um time entrando como favorito na decisão,  como na então recente decisão de 48, quando num jogo polêmico perdeu para o América e em 1951 para o Vila Nova em pleno Independência. Seus rivais, América, Cruzeiro e Vila Nova já tinham provado este gostinho do tricampeonato, o que tornou uma obsessão ainda maior para o Galo e sua torcida.
Em 1954, porém, este tabu foi quebrado em dramáticos jogos contra o Cruzeiro, numa decisão histórica que parou a cidade e a torcida atleticana promoveu seu maior carnaval fora de época até então. Ganhar campeonato Mineiro naquela época era a glória máxima, e ser tricampeão era mais valoroso ainda. Esta sequência ainda perdurou até o pentacampeonato de 56. Esses momentos são registrados pela Revista "O Cruzeiro" e "Alterosa" de 1955;

REVISTA "O CRUZEIRO"
                                                                                    .


REVISTA "ALTEROSA" MOSTRANDO TODA A FESTA DO TIME E DA TORCIDA



Time atleticano posa para a foto na decisão. Embaixo a festa da torcida nas lotadas arquibancadas do Independência.



JOGADORES QUE ATUARAM NOS DOIS CLUBES

Diversos jogadores atuaram tanto no Cruzeiro quanto no Atlético. Alguns foram muito bem em ambos como Nelinho, Luisinho, Eder , Toninho Cerezo e Palhinha. Já outros somente foram idolos por um lado, que o digam Renato Gaucho, Reinaldo, Guilherme , Fabio Jr entre outros.
Confiram e lembrem de alguns destes jogadores que envergaram as duas camisas.

_____________________________________________________

ESTES JOGARAM PRIMEIRO NO ATLÉTICO E DEPOIS NO CRUZEIRO
     EDER ALEIXO - Atletico 80/85  -  Cruzeiro 93


LUSINHO - Atletico 78/89 - Cruzeiro 92/94


PAULO ISIDORO - Atletico 73/79 e 85/87 - Cruzeiro 88/89



TONINHO CEREZO - Atlético 72/83 - Cruzeiro 94

 



                       WILLIAN - Atlético 57/64 - Cruzeiro 65/67





GUILHERME - Atletico 99/ 2002 -  Cruzeiro 2004



LAZZAROTTI  Atlético 39/43 - Cruzeiro 53/57





REINALDO  - Atlético 73/86 - Cruzeiro (2 jogos)




















ESTES JOGARAM PRIMEIRO NO CRUZEIRO E DEPOIS NO ATLÉTICO



NIGINHO - Cruzeiro 29/33 e 38/42 - Atletico (1 jogo)


















NELINHO - Cruzeiro 73/82 - Atletico 82/87


FABIO JUNIOR - Cruzeiro 97/98 e 2000 - Atlético 2003



MARCO A. BOIADEIRO - Cruzeiro 91/93 - Atletico 97


PALHINHA - Cruzeiro 71/76 - Atlético 80




PROCOPIO - Cruzeiro 59/61 e 66/74 - Atlético 62/63


VALDO - Cruzeiro 98/2000 -  Atlético 2001 














MARCELO DJIAN -  Cruzeiro 98/2000  - Atlético 2001/03




RENATO GAUCHO - Cruzeiro 92/93 - Atlético 96

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

HEGEMONIA ALVINEGRA QUEBRADA COM GOLEADA - 1984

O Cruzeiro não conseguia vencer um campeonato mineiro desde 1977. Este foi o ano da ultima conquista. Na epoca ainda contava com as estrelas dos anos 60 e 70 que tantos titulos deram ao clube. Raul, Zé Carlos,Vanderlei,  Nelinho, Eduardo e Joãozinho estiveram presentes neste titulo. Porem o time envelheceu, teve de se renovar e uma nova geração surgia mas não no Cruzeiro e sim no rival , Atlético. Subiram das categorias de base varios jogadores como João Leite, Cerezo, Danival, Paulo Isidoro, Marinho, Reinaldo e Marcelo. O time atleticano passou a dar as cartas no campeonato. Conquistou os titulos de 78, 79 , 80, 81, 82 e 83. Hexa campeão. No brasileiro o Cruzeiro tambem ia mal. Os anos 80  foram dificeis  para os cruzeirenses.
Finalmente surgia um time capaz de quebrar a hegemonia atleticana. No gol o experiente goleiro Ademir Maria que veio do Inter e fechou o gol no primeiro tempo da primeira partida da decisão. Eder, Nelinho, Reinaldo e Everton tiveram diversas chances para abrir o marcador mas Ademir Maria estava inspirado e fez grandes defesas.
 Já no segundo tempo o Cruzeiro voltou totalmente diferente e logo aos 6 minutos Carlinhos fez o primeiro gol (foto acima). O Atletico tentava se reorganizar mas o Cruzeiro continuou atacando e apenas quatro minutos depois Tostão faz o segundo gol cruzeirense. A torcida cruzeirense fazia uma enorme festa e vibrava com o futebol ofensivo apresentado neste inicio do segundo tempo. O time passou a tocar a bola e em cobrança de escanteio Carlinhos fez o terceiro gol , numa meia bicicleta. O Mineirão era pura festa para o lado azul. Carlos Alberto Seixas ainda teve tempo de fazer o quarto da goleada e o seu decimo quarto gol no campeonato deixando o assim como artilheiro absoluto neste ano.


FICHA TECNICA DA PRIMEIRA PARTIDA DA FINAL

CRUZEIRO 4 X 0 ATLÉTICO
Data: 05/12/1984 (quarta feira a noite)
Estadio do Mineirão
Publico: 52.869
Arbitro : Edson Alcantara

Gols: carlinhos 6 do segundo, Tostão 10, Carlinhos 17 e Seixas 33.

Cruzeiro - Ademir Maria, Carlos Alberto, Geraldão, Eugenio e Ademar ; Douglas (Luiz Cosme) Palhinha, Tostão ; Carlinhos, Carlos Alberto Seixas e Joãozinho.
Tecnico: João Francisco

Atlético: João Leite, Nelinho (Jailton), Fred, Luizinho, Elzo; Vitor (Tita), Heleno, Everton; Sergio Araujo, Reinaldo e Eder.
Tecnico: Procopio Cardoso




Carlos Alberto Seixas o artilheiro do campeonato de 1984 dando entrevista antes da segunda partida da decisão. O Atletico acabou vencendo por 1x0 gol de Reinaldo e a decisão foi parar nos tribunais. A torcida cruzeirense que tomou 80% do estadio  motivada pela goleada no meio da semana tomou as ruas e comemorou depois de seis anos. A decisão judicial  confirmando o titulo cruzeirense demorou mais de 10 anos para sair.

 Joãozinho puxa a entrada do time do Cruzeiro na segunda partida da decisão. O Mineirão foi quase todo azul. Logo atrás vem Ademir Mari