brasil1970

sábado, 9 de outubro de 2010

Botafogo, campeão carioca de 2010



www.futebolretro.net



O depois de três anos, o velho glorioso voltou. A diretoria do Botafogo vem fazendo diversas homenagens nos últimos anos a seus ídolos. Essas belas camisas são sucessos de venda.

AMARILDO

www.futebolretro.net

Coritiba, campeão paranaense de 2010.

www.futebolretro.net

 

Depois de um péssimo campeonato brasileiro, o Coritiba, abriu o ano da melhor maneira, sendo campeão estadual em cima do maior rival. A futebolretro

Coritiba, campeão paranaense de 2010.

homenagiou o coxa com a camisa de 1985, onde conquistou seu maior título o campeonato brasileiro.
 
 www.futebolretro.net

Camisa do Maringá Futebol Clube


www.futebolretro.net

Fuçando na coleção do Carlos Cardoso, achei esta pérola – a camisa do Maringá Futebol Clube (não confundam com o Grêmio Maringá. Ou confundam – parece que esse era um time sem ligação com o time da cidade, ajudem-me historiadores!). De qualquer modo, a camisa é realmente diferente de qualquer outra coisa produzida até então – e olha que costumam brotar algumas camisas doidas no futebol paranaense, como essa do Londrina…

Camisa do Trindade


www.futebolretro.net

Do mesmo jeito que a Macron cada vez mais está cativando corações (as camisas do Bologna realmente ficaram animais, Spyder), pra mim a Super Bolla é quem está melhor se virando com os uniformes nacionais, fazendo camisas corretas, sem pirotecnias. Exemplo disso é a camisa 2 do Trindade, de Goiás – do álbum do Colorado. Tinha tudo pra ser uma camisa boba, mas o ton-sur-ton em azul deu personalidade à




www.futebolretro.net

Camisa de goleiro do Zob Ahan Club, de 1975

Camisa de goleiro do Zob Ahan Club, de 1975

 

www.futebolretro.net 

Fuçando em fotos antigas do Zob Ahan, clube iraniano que está nas se semifinais da Liga dos Campeões da Ásia, achei esta formação do time de 1975. Chamou a atenção o uniforme do goleiro – sim, tá mais com cara de uma camiseta de manga comprida com o logo do time costurado – mas ficou interessante, não lembro de ter visto goleiros usando nada neste padrão, em listras finas claras.

(aliás, pode-se comprar camisas dos times da Iran Pro League aqui)

www.futebolretro.net

[CSA] Campeão Alagoano e vice da Taça de Prata 1982

[CSA] Campeão Alagoano e vice da Taça de Prata 1982

 

www.futebolretro.net 

agosto 19, 2008 por Futebol de Camisa
Voltando a postar camisas do CSA (fazia tempo). E escolhi postar a usada em um ano importante. Nesse ano, além do título estadual, o Azulão foi vice campeão da Taça de Prata (que hoje seria a segunda divisão do brasileiro)

Ano: 1982
Fornecedor: Le Coq Sportif
Patrocínios: Não existente


www.futebolretro.net
Foto: Museu dos Esportes
Adeildo, Humberto, Ademir, Café, Dequinha e Zezinho
Américo, Jorginho, Marciano, Romel e Jacozinho

Nova Camisa do Ceará – Joma

agosto 14, 2008 por Futebol de Camisa
Saiu no site oficial do Clube:
Na tarde dessa quinta-feira, 31 de julho de 2008, foi assinado o contrato entre o clube que possui a maior torcida do nordeste (há controvérsias) e uma das grande marcas esportivas da Europa, a Joma, empresa que vem abrindo mercado no Brasil e viu no time mais querido do estado a oportunidade de adentrar no nordeste brasileiro.
Ainda, segundo o site, a estreia da nova camisa está prevista para a  primeira quinzena do mês de setembro no jogo contra o Paraná clube pelo campeonato brasileiro.
Fiz os Mockups:

Utilizei na camisa as marcas que estão sendo usadas na atual: Fiat nos ombros, Governo do Ceará nas mangas e a campanha de sócio do clube na frente da camisa.

A camisa usada atualmente é essa abaixo:
www.futebolretro.net


[Olimpíadas] Brasil

agosto 14, 2008 por Futebol de Camisa
Vocês já devem ter notado que a seleção brasileira de futebol, a partir da segunda partida dos jogos olímpicos, não está usando o escudo da CBF na camisa. Isso por causa de uma “recomendação” do COI. Alguns países usam a bandeira nacional na camisa, o Brasil preferiu deixar o espaço vazio, tanto na camisa quanto no calção.

Essa foi a camisa usada na vitória em cima da Nova Zelândia.

Note que a seleção jogou toda de azul. Fato que já havia acontecido antes, como por exemplo, na vitória sobre a Suécia na Copa de 1994. Naquela oportunidade o azul do calção (que era o usado com a camisa amarela) era diferente do azul da camisa (que era usada com calção branco). Agora em 2008 os azuis são iguais, o que deixou a combinação melhor (o azul do short usado com a camisa amarela é o mesmo azul da camisa reserva da seleção). Gostei, mas não ficou perfeito por conta dos detalhes do calção (brancos) diferentes dos da camisa que são amarelos.
Abaixo, a camisa usada em 94 no jogo contra a Suécia:

Agora a camisa que foi usada ontem na vitória sobre a “dona da casa”, China:


Nova camisa do Vasco – Champs?

agosto 12, 2008 por Futebol de Camisa
Saiu no Globo Esporte.com:
FT Champs propôs R$ 30 milhões por um contrato de seis anos. Diretoria estuda pagar multa rescisória para assinar novo vínculo
Será?
Fiz os mockups:

E a camisa reserva:

Usei os mesmos patrocinadores do Vasco e o mesmo template da Champs desse ano (que deve ser outro para o ano que vem).
P.S. Na camisa reserva eu preferi não usar os detalhes no ombro, para ficar diferente da camisa branca. A Champs é chegada nums detalhes dourados, então, também usei nas do Vasco. Por ultimo, tirei as estrelas de cima da Cruz de Malta, acho muito exagero aquilo.
UPDATE
Vi no Minhas Camisas os desenhos da nova camisa do Vasco para 2009. Os templates da Champs mudaram:
016015106-ex00
016015151-ex001

Bragantino 1990

agosto 11, 2008 por Futebol de Camisa
Camisa usada pelo Clube Atlético Bragantino em 1990, ano em que sagrou-se campeao paulista sob o comando de Wanderley Luxemburgo derrotando o Novorizontino. Em 1991 o Bragantino disputou a final do campeonato brasileiro.
Essa camisa ficou conhecida como “Camisa Carijó”.

Ano 1990-1991
Fornecedor Dell’Erba
Patrocinios Coca-Cola
Comentarios Camisa revolucionária. A Dell’Erba fugiu radicalmente dos padrões utilizados no futebol brasileiro, com desenhos geométricos. Os desenhos geométricos também foram utilizados (nas mangas) em camisas do Parané Clube e da Portuguesa de Desportos. Eu compraria uma.

[Campeões 2008] Euro Copa

julho 31, 2008 por Futebol de Camisa
Camisa usada pela Seleção da Espanha na conquista da Euro em cima da Alemanha. Com gol de Fernando Torres aos 33 minutos do 1º tempo, a Fúria conquistou seu segundo título europeu da história.

Ano: 2008
Fornecedor: Adidas
Comentários: Detales dourados nas listras das mangas e na frente da camisa. O número na frente ao lado direito do peito e nas costas também é dourado. Para a Euro Copa, as seleções participantes usaram o patch da competição na manga direita e na manga esquerda a campanha da UEFA com os dizeres “Respect” – respeito, em português.

[Brasileiro Série C] ECPP Vitória da Conquista – Parte 2

julho 28, 2008 por Futebol de Camisa
Como o pessoal de Vitória visita muito aqui o blog, resolvi postar a camisa que o ECPP está usando no brasileiro. Ví no fórum do Minhas Camisas num post do Ronei.

Com relação à camisa usada no estadual, o ECPP trocou de fornecedor, antes era Vettor agora é Kanxa, a mesma fornecedora de uniforme do Fortaleza. O template também me parece com o do Fortaleza.
O ECPP será um dos adversários do alagoano ASA na segunda fase da Série C.

[Brasileiro Série C] ASA 2008

julho 28, 2008 por Futebol de Camisa
Finalmente ontem saiu a primeira e única vitória do CSA na serié C, lamentável. Mas um time vem honrando a bandeira do Estado: é o ASA de Arapiraca-AL. Venceu ontem o Petrolina de Pernanbuco fora de casa por 4×2 e se classificou em primeiro do grupo. O segundo classificado no grupo do ASA foi o Confiança de Sergipe, este goleado pelo alvi-negro de Alagoas na rodada anterior. Além do Confiança serão adversários do ASA na próxima fase o ECPP Vitória da Conquista da Bahia e o Sergipe, ambos vindos do grupo do CSA (mais uma vez, lamentável).
Essa camisa o ASA usou no campeonato alagoano e já o vi usando nesse brasileiro. Com essa camisa ele foi vice-campeão alagoano valorizando, e muito, o título do CSA,

Ano: 2008
Fornecedor: Rhumell
Patrocínios: Unimed (frente), Crystal Nordeste (mangas), Grupo Coringa (costas)
Comentários: Qualquer semelhança com a camisa da temporada 2007 da Udinese da Itália não é mera coincidência. Mas ficou bonita e os patrocinadores (que antes foram o terror das camisas do ASA) ficaram bem dispostos. O que me intriga é a Rhumell que já fora fornecedora do CSA em 2005 e 2006. Me intriga pois a informação sobre o motivo do fim do contrato teria sido porque a empresa não mais trabalharia com futebol, só com calçados. Outra coisa que me intriga é a Rhumell usar na camisa do ASA os “V”s da logomarca européia e homônima Hummel.

(C)Sem Patrocínios? – Parte II

julho 25, 2008 por Futebol de Camisa
Conforme prometido (e com um pouco de atraso) ta aí o mockup para a camisa do Parnahyba. Eu aproveitei o padrão usado por eles, só alterei os patrocinadores e a disposição dos elementos.

Alterei a logo da Honda incluindo a “asa” e troquei a cor. O patrocínio da ultragaz foi para as mangas (poderia ficar nas costas também). Os outros patrocinadores eu tirei, deixa eles na camisa de treino e nas placas publicitárias do estádio mesmo que tá bom hehe.
Fica a dica.

Que diferença hein?!?

[Brasileiro Série C] Itabuna – BA

julho 25, 2008 por Futebol de Camisa
Mais um adversário do CSA no brasileiro. Domingo será o último jogo e a última oportunidade de somar algum ponto (que vergonha). Essa é a camisa que o Itabuna está usando na série C pelo que vi num vídeo do primeiro jogo contra o ECPP. A usada no campeonato baiano era a mesmo mas tinha alguns patrocinadores.

Ano: 2008
Fornecedor: Penalty
Patrocínios: Não existente
Comentários: A Penalty esse ano lançou um novo padrão um tanto polêmico pelo desenho proximo à gola. Esse padrão não foi adotado pelo Itabuna, não sei se por opção do time ou por opção da Penalty. O que me parece é que a Penalty faz com o Itabuna o mesmo que a Kappa faz com times de menor expressão: utiliza padrões diferentes dos clubes de maior expressão – talvez como um teste de mídia e vendas. Porém, diferente da kappa, os detalhes dessa camisa são mais caprichosos – marcas e escudos em relevo, por exemplo – além do material me parecer de qualidade bem superior.
—————–
UPDATE
Notei agora, vendo umas camisas do Fortaleza, que este é o mesmo template usado pela Penalty ano passado para o tricolor cearense.
www.futebolretro.net

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Mantos nada sagrados

Poucas coisas na vida conseguem rivalizar com a literatura e o futebol no ranking das minhas devoções. Mas há um assunto que está no mesmo patamar desses dois sob o ponto de vista da vocação, e que vai além quando se trata de especialização. Esse assunto é o marketing. E é como especialista em marketing - e também como apaixonado por futebol - que condeno veementemente a esculhambação que os cartolas vêm fazendo com as camisas dos clubes de futebol no Brasil. Camisas que já foram chamadas de mantos sagrados, mas que estão se tornando trapos profanos.
Não sou radical a ponto de defender o fim da publicidade nas camisas dos clubes. E como homem de marketing, nem faria sentido pensar de outra forma. As receitas geradas pela inserção de marcas nos uniformes dos clubes é uma das mais importantes para o balanço financeiro das instituições esportivas. É claro que se um clube puder ser grande e rentável sem necessidade de ceder espaço no seu uniforme para os anunciantes, como ocorre com o Barcelona, tanto melhor. Mas é óbvio que não há espaço para muitos barcelonas no planeta futebol. O Internacional, dizem, caminha rumo a esse objetivo. Quer ter, como o Benfica de Portugal, mais de 100 mil associados contribuindo com o clube e, dessa forma, abrir mão das receitas de publicidade na camisa, "devolvendo-a aos seus torcedores".
Na verdade, não acho fundamental manter imaculado o uniforme de um time. Se eu fosse o diretor de marketing do Inter, manteria o patrocínio na camisa mesmo chegando aos 100 mil sócios, usando os recursos para fazer um CT ainda melhor, para contratar mais jogadores ou para revelar mais talentos. Mas há limite para a publicidade - e entre aceitar um patrocinador e transformar a camisa do clube em um feirão, com um monte de logotipos, como se fosse um carro de Fórmula 1, vai enorme distância. Uma distância que deveria ser limitada pelo bom senso. E pelo profissionalismo em marketing.
Perguntem a qualquer marqueteiro sobre a efetividade da exposição de uma marca em meio a um monte de outras. "É jogar dinheiro fora", dirão quase todos. Uma marca que se preze, de ponta, não aceita habitar uma feira, cercada de outras não tão fortes assim, não tão de ponta assim.
No marketing, como na vida, diga-me com quem andas que eu te direi quem és. E, convenhamos, há algo mais degradante do que vermos as camisas dos gigantes do futebol nacional vilipendiadas por um monte de logotipos e mensagens? Até dentro dos números das camisas já deram um jeito de enfiar micro patrocínios! Um vexame. Pergunto: faz sentido que o glorioso Corinthians estampe uma marca de desodorante na parte de sua camisa que fica em contato com o sovaco dos jogadores? Há alguma graça numa publicidade de leite na parte da frente dos calções ou de planos de saúde na região glútea dos jogadores? Pode ser que alguém se divirta com isso, mas eu não. No longo prazo, essa bagunça vai espantar as grandes marcas - e, sem elas, as contas dos grandes clubes do futebol brasileiro não vão fechar.
Querem saber como isso funciona nos centros esportivos mais desenvolvidos? Basta acompanhar os jogos da Premier League inglesa. Lá, os clubes têm apenas um grande patrocinador na camisa. Detalhe: o logotipo é impresso em um único espaço e numa única cor. Se a camisa é escura, o logotipo aparece em branco; se é clara, aparece na cor do time patrocinado. Nenhum anunciante reclama disso. Pelo contrário. A marca que aparece sozinha e impoluta sobre o manto da grande equipe ganha nobreza. Não por acaso, os patrocinadores exclusivos de equipes como o Chelsea, o Arsenal e o Manchester United pagam pelo espaço dezenas de vezes mais do que os patrocinadores brasileiros pagam aos clubes daqui. E todo mundo lembra muito bem do nome dos patrocinadores dos clubes de ponta da Europa - enquanto, por estas bandas, qual é mesmo a marca que aparece naquela bandinha do ombro esquerdo do uniforme do São Paulo? ,


Din din! Portuguesa



www.futebolretro.net


Tennessee, do ramo de carnes, estampará sua marca na camisa e no calção
São Paulo, SP, 06 (AFI) - A Portuguesa segue na briga para conquistar o acesso à elite do Campeonato Brasileiro e vê o resultado também fora de campo. Na última sexta-feira, o clube acertou um novo patrocínio para as camisas e também para o calção. Trata-se da Tennessee, empresa do ramo de carnes.
o calção. Agora, o número de patrocinadores no uniforme chega a quatro, pois já contava com o Banco Banif (costas e manga da camisa), a Votorantim Cimentos (peito da camisa) e o Paradise Golf Risort (parte de trás do calção). Além dos patrocinadores no uniforme, a Rubro Verde tem uma parceria com a Brahma, que divulga a sua marca nas mídias do clube, além de realizar ações de interação com os torcedores lusos. Atualmente a cervejaria disponibiliza no Canindé, em dias de jogos e no final de semana, um espaço com jogos eletrônicos e sorteios de brindes.
“Isso mostra que o clube está crescendo e que nossa camisa está sendo valorizada. Conseguimos comercializar as seis cotas do uniforme, gerando uma receita muito útil para a Portuguesa”, explicou o vice presidente de marketing da Lusa, Roberto dos Santos.
Em relação a sequência da Série B, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou na manhã desta quarta-feira alteração no horário da partida contra o Guaratiguetá, dia 16 de outubro, válida pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro.
O duelo, que estava marcado para as 21 horas, foi alterado para as 16h10. O dia do jogo não foi mudado. No primeiro turno, em partida realizada no Vale do Paraíba, os dois times ficaram no 1 a 1.

www.futebolretro.net 

Valdivia dedica gols a mineiros soterrados no Chile


 
O chileno marcou seus dois primeiros gols desde o retorno ao time alviverde. Foto: Ricardo Matsukawa/Terra Valdívia (ao centro) afirmou que enviará camisas do Palmeiras aos mineiros soterrados no Chile
Foto: Ricardo Matsukawa/Terra
Após marcar seus dois primeiros gols com a camisa do Palmerias depois de retornar ao clube, o chileno Valdivia foi solidário aos mineiros de seu país, soterrados em uma mina há mais de dois meses. Depois da vitória sobre o Avaí por 4 a 1, na última quinta-feira, o meia revelou que a comemoração foi uma homenagem às vítimas da fatalidade ocorrida em agosto.
"Vocês sabem que, no meu país, aconteceu uma desgraça. 33 mineiros estão soterrados há dois meses. Minha comemoração foi para eles, pois achei que era o momento oportuno para homenageá-los e dar força para suas famílias. Pelo o que sei, daqui à pouco vão ser retirados. Vou mandar umas camisas também", afirmou.
O chileno comemorou o fato de ter conseguido desempenhar, pela primeira vez, o futebol que o consagrou em 2008 no time alviverde, especialmente por ter enfrentado uma má fase neste início de trajetória no clube de Palestra Itália.
"Sempre estive tranquilo. Na hora certa, tudo ia dar certo. Fiquei calado, na minha, aproveitando cada treino. O torcedor e os companheiros confiam em mim, e isso me deu tranquilidade para acreditar que na hora certa ia chegar", completou.

www.futebolretro.net

NOSSAS ENTREVISTAS COM EX JOGADORES

NOSSAS ENTREVISTAS COM EX JOGADORES

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

NOVOS MODELOS

Lançamentos Camisa retrô CORINTHIANS TOPPER bombril

Foto principal de   <font color=#006666> Camisa  retrô  CORINTHIANS  TOPPER bombril </font>
  •   <font color=#006666> Camisa  retrô  CORINTHIANS  TOPPER bombril </font> - Foto 2
  •   <font color=#006666> Camisa  retrô  CORINTHIANS  TOPPER bombril </font> - Foto 3
  •   <font color=#006666> Camisa  retrô  CORINTHIANS  TOPPER bombril </font> - Foto 4
  •   <font color=#006666> Camisa  retrô  CORINTHIANS  TOPPER bombril </font> - Foto 5

NOVOS MODELOS

Lançamentos Camisa retrô AJAX hol

Foto principal de <font color=#006666> Camisa  retrô  AJAX hol</font>
  • <font color=#006666> Camisa  retrô  AJAX hol</font> - Foto 2
  • <font color=#006666> Camisa  retrô  AJAX hol</font> - Foto 3
  • <font color=#006666> Camisa  retrô  AJAX hol</font> - Foto 4
  • <font color=#006666> Camisa  retrô  AJAX hol</font> - Foto 5

Campeões


www.futebolretro.net

 

www.futebolretro.net