brasil1970

domingo, 24 de outubro de 2010

Com a manga branca, please!


WWW.FUTEBOLRETRO.NET

O Arsenal é um dos pouquíssimos times que não trocou de uniforme da última temporada para esta. O mais interessante é que a torcida torceu o nariz para a camisa atual. Isso porque a tradição do clube inglês diz: tem que ter mangas na cor branca. Calma, torcedores do Arsenal, calma.
Esta temporada será tudo diferente. A nova camisa será inspirada na de 1971 – exatamente esta da foto de cima. Ou seja, com mangas na cor branca. Aaaaeee. Pronto, aliviou? Não? Então aí vai mais uma. A camisa número 2 será na cor amarela. Sim, o amarelo também faz parte da história do Arsenal. Não mais que a manga branca.

Segundo o site Arsenal Inside, este é o modelo da nova camisa
Éder Fantoni
Siga @ederfantoni no Twitter

Mais do que uma música, a frase acima simboliza uma verdadeira mistureba que, quase sempre não é legal. Quase. Pois uma coleção da marca Roquenrol é um verdadeiro samba do criolo doido pra lá de criativo. É que a marca de camisetas carioca resolveu misturar bandas de rock com times de futebol.
Ao todo, são 10 peças que misturam o escudo de times com bandas famosas de rock. O Flamengo, por exemplo, se “associou” a banda Rage Against the Machine, enquanto o raio do logotipo do AC/DC foi parar no símbolo do Botafogo.
O Santos, time do momento, também não foi esquecido e agora também atende pelo nome de AC/DC. Ainda tem Boca Juniors e Megadeth entre outros. R$ 35 é o preço de cada peça, algo que deixa essa história ainda mais interessante. Gostou? Passa lá no site da Roquenrol para conhecer toda a linha.
Ricardo Tadeu
Siga @ricardo_tadeu no Twitter

Palmeirenses que acompanharam a amarga década de 1980 tem, agora, algo a comemorar. É que o EU QUERO ESSA CAMISA descobriu com exclusividade que a Adidas vai relançar a magnífica camisa do goleiro Leão como linha retrô – e não como modelo de jogo. O modelo deve chegar às lojas por cerca de R$ 150, como as demais camisas da marca.
Ela será vendida nas lojas de esporte e também onde tiver a linha Originals, como na loja da marca no Shopping Morumbi, em São Paulo. Reza a lenda que o modelo foi desenhado pelo próprio Leão, com listras verde e brancas e com apenas o escudo do Palmeiras e a logomarca da Adidas.
A peça tem sido vendida em sites da internet em forma de réplica, de algodão, e é peça certa em jogos do Alviverde no Palestra Itália. Para refrescar a cabeça dos esquecidos, a imagem abaixo mostra uma réplica da camisa, em foto do blog Maglia Verde. Já a camisa da temporada 2010 do Palmeiras está pronta, mas segue guardada a sete chaves pela marca alemã. O lançamento acontece no próximo mês.
Ricardo Tadeu
Siga @ricardo_tadeu no Twitter


Vazou a nova camisa do Atlético de Madrid na internet. Veja aí. O novo manto dos colchoneros é bem simples, mas muito elegante. Branco e vermelho, com as tradicionais listras, e uma gola pólo. Legal. Se não tivesse o patrocinador da Kia eu diria que esta iria para o desfile de moda da coleção da Gucci. Eu quero essa camisa!
Éder Fantoni
Siga @ederfantoni no Twitter

No post anterior você viu a nova camisa do Liverpool. E aqui está o novo manto do Chelsea. No geral, a Adidas resolveu ser bem diplomática: camisa azul e com as listras típicas da marca, na cor branca. Porém, duas coisas chamam a atenção. Primeiro, os furinhos que mudam o tom de azul. O estilo desenhado abaixo do patrocinador ficou meio sem noção.

Na parte de trás, o design também é um pouco sem explicação. Mas isso server para ajudar na ventilação e diminuir o suor. Segundo, a gola. O desenho está bacana, mas o que realmente chama a atenção é o vermelho. Um detalhe diferente por tratar-se de Chelsea. Mas tem uma explicação.

Em 1953, o clube relançou o seu símbolo oficial, que contava com o vermelho. Em 1959, a cor foi parar nas meias, e depois também ganhou destaques em uniformes das temporadas seguintes. A camisa tem também o TECHFIT, uma tecnologia que ajuda o jogador tanto na questão de velocidades como de resistência. Eu quero essa camisa!

A Adidas divulgou a nova camisa do Liverpool para a temporada 2010/11 – mas o uniforme só será lançado oficialmente no dia 6 de maio. Trata-se de um modelo inspirado na camisa de 1989/90, que você no final do post. Os detalhes a serem considerados são esses recortes que deixam a camisa com um brilho diferente.

Parece algo metálico. Estou curioso para ver o tipo de tecido desta camisa. Certo é que terá o ClimaCool, que regula a umidade. No geral, é uma camisa muito elegante. John Lennon com certeza iria adorar. Paul McCartney – torcedor do Everton - nem tanto.
Éder Fantoni
Siga @ederfantoni no Twitter
Símbolo em destaque
Camisa da temporada 1989/90, que inspirou o novo modelo

O uniforme dourado (como você pode ver clicando aqui) do Uruguai não fez muito sucesso entre os torcedores – e nem comigo. Não sei se é por causa disso, mas a Puma resolveu lançar um novo uniforme da seleção celeste. Nada de romper as tradições.
A empresa alemã dessa vez foi mais comedida e produziu uma camisa branca com detalhes em azul. Não sou contra a questão de fazer um uniforme sem as cores tradicionais de um clube ou seleção, mas, nesse caso, a Puma fez bem em lançar essa nova camisa.
Tem o mesmo estilo Puma de ser, o mesmo layout de tantas outras e sem ousadia. Porém, é muito mais bonita que a dourada. Com tantas camisas iguais da empresa alemã, você deve escolher pela cor. Acho essa combinação branca mais azul celeste muito legal. Eu quero essa camisa.


Aí está o novo uniforme número 2 da Arábia Saudita. Finalmente a Puma foi pouco mais ousada e produziu um uniforme diferente dos atuais, que são feitos com o mesmo padrão. Gostei do tom de verde, e gostei mais ainda do verde escuro na manga.
Os detalhes em dourado também caíram bem. Ali em baixo você pode ver a camisa número 1. Perceberam a diferença? A de visitante está bem mais trabalhada e estilosa. A camisa principal podia ter ficado mais legal com o estilo da verde, porque dessa maneira está sem açúcar e sem sal. Very, very simples. Mas se quiserem me dar uma dessa, eu aceito, sem problemas.



Se olharmos esse uniforme da Rússia, dá até pena de pensar que a seleção da terra da vodka não estará na Copa do Mundo deste ano, na África do Sul. É simplesmente sensacional. Primeiro porque gosto deste vermelho escuro. Segundo pelos detalhes.
Parece uma obra de arte, com desenhos daqueles típicos de tapetes tailandeses, ou de roupas características da China. Muito clássico, bem estiloso e europeu. É diferente de qualquer outro uniforme produzido pela Adidas, que puxam mais para a linha do comum e do básico. Este é totalmente o inverso, muito mais ousado. Eu quero essa camisa!

Chique no “úrtimo”

O que vem dentro desta embalagem? Uma camisa da seleção da Rússia, ou uma coleção daquelas vodkas super caras?
Éder Fantoni
Siga @ederfantoni no Twitter

Se você pensa que a Nova Zelândia é só rúgbi, está enganado. A seleção neozelandesa de futebol estará na Copa do Mundo da África do Sul, mais precisamente no grupo F, com Itália, Paraguai e Eslováquia. E aí está a camisa dos All Blacks do futebol. Como não podia deixar de ser, o uniforme é todo preto. Pra quem gosta da cor, é um prato cheio.
Visando diversificar um pouco (muito pouco), a Nike colocou apenas um traço da cor branca na manga. No geral, é uma camisa simples, mas elegante. Resta saber se os jogadores de futebol da seleção também vão dançar o haka. Não sabe o que é o haka? É uma dança de intimidação que os atletas de rúgbi do país fazem antes dos jogos (veja no vídeo abaixo). Por essa camisa, até eu danço o haka.



WWW.FUTEBOLRETRO.NET

PSG


Desde que observo o Paris saint Germain, no inicio dos anos 90, o time francês sempre vestiu Nike. Na verdade foi um dos primeiros europeus a  ornarem em seu peito o Swoosh.  Diante dessa situaão, imaginem minha cara de surpresa quando, passeando por um site de futebol francês, me  deparo com isso:

CUMA?
PSG com adidas???
Bem, o fato é verídico sim, so que as circunstancias que me parecem muito estranhas.
Pros que não sabem, é muito comum na França  fazerem contrato de patrocínio em funçao do torneio que disputa, e  sendo assim… Jogando o campeonato francês  o PSG aparece com um grupo de patrocinios na camisa, jogando a Chmapions aparece com outro grupo mais valorizado, e  ainda por cima ainda tem a Copa da França, o mata mata nacional que, em 2003 o PSG jogou com esse uniforme da Adidas em meados de maio.

A unica explicação que encontro pra isso é que, assim como eles  fazem com os patrocinadores estampados na  camisa,  eles também fizeram o fornecimento do material exportivo em função do torneio. E  a  Adidas, talvez de forma BEM PROVOCANTE  resolveu fornecer material  por um tempinho pro time da rival Nike. Ou então eles tinha mesmo deixado a Nike e voltaram atrás poucas semanas depois…

Interessante notar que o template so teve a  adição das 3 listras e o logo da  Adidas, e o resto se  manteve.
fico aqui imaginando se vale  a pena o trabalho de  desenvolver e  confeccionar jogos completo de uniformes pra serem jogados apenas em 1 dos 3 campeonatos… esse troca-troca de  marca  dependendo do campeonato deveria  cansar, né?
26
abr
10

escola parisiense de design esportivo

Apesar de às vezes parecer uma cópia deslavada, eu até que costumo ficar feliz quando vejo um clube brasileiro copiar os templates de tanto bom gosto que o Paris Saint Germain usa. Não deixa de ser uma influência positiva.
O primeiro deles foi o Paraná Clube no final dos anos 90, com um template que eu particularmente acho bem melhor do que o meio-a-meio que eles usam:


Pra quem não pegou, a camisa q serviu de  inspiração:

se bem que a fonte baixinha de Casas Bahia até lembra a do Opel, né?

Em 2002 o PSG mudou pra um template mais minimalista e  classudo:

e seguindo esse mesmo estilo, apareceu o Bahia em 2003 com uma adaptação bem adequada:

21
abr
10

pra me conhecerem um pouquinho mais

Acabou de ser publicado no ótimo blog sobre futebol de botão “Meu time de botão” uma entrevista que  dei pra eles recentemente. Pra quem não me conhece, é uma  otima  forma de saber várias  histórias, inclusive o porquê de um carioca ser corinthiano,hehehe
=D
Além disso ainda fizeram uma figurinha bem legal minha, vejam abaixo:
E a matéria vocês podem conferir no link abaixo ou clicando na foto:
http://meutimedebotao.blogspot.com/2010/04/meu-time-de-botao-antonio-bordallo.html
20
abr
10

underarmour de loco

Uma coisa interessante de  se notar nessa vitória do Botafogo foi o underarmour (ou baselayer) customizado do Loco Abreu. Muitos já conhecem, e  foi já bastante mostrado na mídia, mas vou  registrar aqui também, uma vez que é uma peça totalmente customizada, cheia de significados, superstiçoes e feita de modo artesanal.
Primeiramente, algmas fotos, e pra começar , a de ontem:

Agora a da peça em outras épocas, ainda mais improvisada e que, supeito que incomodava até, ja que vinha uma outra camisa por cima…



Interessante foi notar também que o uniforme da seleçao uruguaia aparece de  diferentes épocas, e peças raras q pra muito colecionador é  de partir o coraçao vê-las  cortadas e emendadas com outras…
Pros que ainda não pegaram todo o significado da peça, publico abaixo o que já ta rolando na internet:

1- Camiseta da seleção de Lavalleja: era utilizada pelo pai do jogador, Washington Miguel; 2 – camiseta da seleção uruguaia: ele é o segundo maior artilheiro da equipe celeste com 28 gols em 57 partidas; 3 – Foto dos filhos Valentina e Diego com a camisa do Nacional-URU, tiradas em 2003; 4 – Escudo do Nacional, clube que é torcedor desde a infância; 5 – Bandeira do Uruguai

Além do número 13, seu numero da sorte…
19
abr
10

com todo o gás

Ja que o Botafogo finalmente foi campeão ontem, pra homenageá-lo com um post, acabei me lembrando de uma  camisa do Glorioso que é bastante rara, pelo menos pra mim.

Não fazia idéia de que eles tiveram o patrocinio dos postos Atlantic nos anos 80. Ja mostra que serem patrocinados pela indústria de energia (combustíveis e  etc) já vem de longe, até mesmo se levarmos em conta que o time começou com o nome de ELECTRO Club. Segunda  Wikipedia: “Electro Club foi o primeiro nome dado ao Botafogo, já que os meninos decidiram cobrar mensalidade e acharam um talão de um extinto grêmio depedestrianismo com esse nome, que resolveram então adotar.”
Outro item de atençao na camisa é o logo da  adidas sobre um cículo redondo, coisa bem rara no mundo todo.
ah, quanto ao crédito da foto, a peça é de um colecionador que achei no orkut. Se este quiser  que eu atribua crédito à ela,é so pedir.
17
abr
10

Se vocês pudessem…

…entrevistar  a vendedora de 9 entre 10 camisas super raras no Brasil, Valéria Gouveia, que perguntas vocês fariam?
Pra quem não sabe quem é essa moça, ela é reverenciada, admirada (e invejada) pelos colecionadores por vender um sem-número de  camisas raras usadas em jogo por jogadores  dos anos 70 até hoje em dia.  Se você não conhece, recomendo muito uma visitinha básica pelas peças que ela  está vendendo no momento.
Portanto, se  tiverem algumas perguntas pertinentes (e não capciosas, please) pra fazer à ela, por favor, escreva nos comentários,ok?
Pra vocês terem o noção do poder da moça, vejam só essa camisa do Vasco que, nem eu acompanhando os uniformes do Vasco desde os anos 80 cheguei a ver. Se não for uma camisa-tampão de 1 jogo apenas, foi certamente um modelo não aprovado, que possui todo seu valor pelo ineditismo e raridade hoje em dia:
Mais fotos, claro,  na página dela
15
abr
10

pra quem não viu

Mais cedo , no Jornal Hoje, acabei mostrando parte das 30 camisas retrôs da minha coleção.

E ainda  recebi conselho da Sandra Anenberg… chic,né?
;-)
14
abr
10

escudo, botton ou pin?

acho que nunca vi  escudo, ainda mais numa seleção nacional, tão pequeno:

Pra quem não conseguiu enxergar e  reconhecer, é a seleção do Chile no final dos 70 ou inicio dos 80, e o jogador é o Figueroa , que brilhou no Internacional…
Complementando, anos anes (se nao me  engano) o Chile resolveu  compensar e aumentou não somente o escudo, como também a gola, com um senhor colarinho. Vejam só que coisa mais antenada com a Moda da época…

13
abr
10

playlist? (ou “colecionador #FAIL “)

gente, não sei quanto a vocês, mas eu senti MUITA vergonha…

“tem da Inter,do Barcelona e até do LiverPÚ…”
se não agradou, tem mais opçoes…

[a propósito, o que é PEITA?]

e ae, qual vai ser instituido com “Hino dos Colecionadores”?  huahauhaua
12
abr
10

carioca n’roll

Acabou de ser lançada pela Roquenrou mais camisas associando futebol com  bandas  de rock. Dessa vez fizeram umas pegadas otimas com os times do meu Rio de Janeiro.
A começar com o mais querido do Brasil, fizeram uma associação bem legal com o Rage Against the Machine, sem falar que ainda virou um WHAT IF Flamengo  fizesse um uniforme como o do Boca Juniors…
O Fogão não ficou de fora dessa e, a estrela foi substituida pelo raio solitario do AC/DC no escudo. Minimalismo elegante tá  ai…
Nada mais obvio e ululante do que associar o Vasco da Gama ao Iron Maiden, ja que ambos possuem o Eddie como mascote*,heheh
=)
Agora essa  sacada aqui ficou bem interessante. Eles associaram o Fluminense com os  Rolling  Stones, e  possuem várias fotos que  provam esse “relacionamento” com as Laranjeiras…
It´s only TRICOLOR, but I like it…
Da proxima eles tem que fazer uma pro querido America tbm, tá?
Aconselho entrarem no site deles pra ver as camisas em detalhes. É só clicar no nome do clube ou na foto,ok?