brasil1970

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Copa do Mundo de 1950 no Brasil

Copa do Mundo de 1950 no Brasil

Pôster da Copa do Mundo de Futebol de 1950 no Brasil.
A Copa do Mundo de 1950 no Brasil
Depois de 12 anos, devido à interrupção por causa da Segunda Guerra Mundial, a Copa do Mundo voltava a ser disputada, e desta vez no Brasil. Para a Copa do Mundo de 1950, que contou com a participação de 13 seleções, foi construído o Maracanã, o maior estádio de futebol do mundo. A Argentina, que achava que deveria ser a anfitriã da segunda Copa do Mundo na América do Sul, não participou em protesto. 
A competição foi organizada com 4 grupos na primeira fase e uma fase final reunindo os 4 vencedores de cada grupo. Prevista para contar com 16 participantes, a Copa do Mundo 1950 recebeu apenas 13 seleções.
Seleções participantes: 13
http://www.duplipensar.net/images/geografia/bandeira-bolivia.gifBolívia | http://www.duplipensar.net/images/geografia/bandeira-brasil.gifBrasil | http://www.duplipensar.net/images/geografia/bandeira-chile.gifChile | http://www.duplipensar.net/images/geografia/bandeira-espanha-1939.gifEspanha | http://www.duplipensar.net/images/geografia/bandeira-eua.gifEstados Unidos | http://www.duplipensar.net/images/geografia/bandeira-inglaterra.gifInglaterra
http://www.duplipensar.net/images/geografia/bandeira-italia.gifItália | http://www.duplipensar.net/images/geografia/bandeira-iugoslavia.gifIugoslávia | http://www.duplipensar.net/images/geografia/bandeira-mexico.gifMéxico | http://www.duplipensar.net/images/geografia/bandeira-suecia.gifSuécia | http://www.duplipensar.net/images/geografia/bandeira-suica.gifSuíça | http://www.duplipensar.net/images/geografia/bandeira-paraguai.gifParaguai
http://www.duplipensar.net/images/geografia/bandeira-uruguai.gifUruguai
Seleções estreantes: 1 (8%) - Inglaterra

Brasil na Copa do Mundo 1950


Delegação Brasileira: Adãozinho, Ademir Menezes, Alfredo II, Augusto, Baltazar, Barbosa, Bauer, Bigode, Castilho, Chico, Danilo Alvim, Ely, Friaça, Jair Rosa Pinto, Juvenal, Maneca, Nena, Nílton Santos, Noronha, Rodrigues, Ruy, Zizinho, Técnico - Flávio Rodrigues Costa.
Na primeira fase o Brasil classificou-se vencendo o México por 4x0, empatando em 2x2 com a Suíça, e vencendo por 2x0 a Iugoslávia. Na fase final a seleção brasileira obteve duas grandes goleadas -- 7x1 Suécia e 6x1 Espanha -- que deram confiança absoluta no título. Porém, no último jogo contra o Uruguai, no qual o empate já daria o título ao Brasil, os brasileiros perderam por 2x1 em um episódio conhecido como "maracanaço". Muitos culpam o excesso de otimismo, e clima festivo que antecedeu ao jogo final, pela derrota brasileira. Na véspera do jogo contra o Uruguai, o Brasil trocou a concentração no Joá pelo Estádio do Vasco da Gama, onde os jogadores não tiveram mais sossego com a presença constante de torcedores, jornalistas e políticos.
Campeão da Copa do Mundo 1950

Na Copa do Mundo 1950, o Uruguai conquistou seu segundo campeonato mundial, derrotando na final de forma surpreendente o Brasil. Na primeira fase o Uruguai disputou apenas um jogo, no qual derrotou a Bolívia por 8x0 e se classificou para a fase final. Já na fase final, o Uruguai começou empatando com a Espanha por 2x2, para em seguida vencer por 3x2 a Suécia e 2x1 o Brasil, e sagrar-se campeão do mundo.
Tabela e jogos da Copa do Mundo 1950
Eliminatórias: 34 seleções
Classificados automaticamente: Itália (última campeã) e Brasil (país-sede)
Sede: Brasil
Campeão: Uruguai - 2º título
Jogos: 22
Gols: 88
Média de gols: 4,0
Público: 1.337.000
Média de público: 60.773
Artilheiro: Ademir (Brasil) - 9 gols

O Brasil na Copa de 1950 no Brasil: vice-campeão
6 jogos | 4 vitórias, 1 empate e 1 derrota | 22 gols a favor e 6 gols sofridos | saldo de gols +16.

Primeira fase:
Grupo 1
Iugoslávia 3x0 Suíça
Iugoslávia 4x1 México
Suíça 2x1 México
Brasil 4x0 México
Brasil 2x2 Suíça
Brasil 2x0 Iugoslávia

Grupo 2
Espanha 3x1 EUA
Inglaterra 2x0 Chile
EUA 1x0 Inglaterra
Espanha 2x0 Chile
Espanha 1x0 Inglaterra
Chile 5x2 EUA

Grupo 3
Suécia 3x2 Itália
Suécia 2x2 Paraguai
Itália 2x0 Paraguai

Fase Final:
Uruguai 2x2 Espanha
Brasil 7x1 Suécia
Uruguai 3x2 Suécia
Brasil 6x1 Espanha
Suécia 3x1 Espanha
Uruguai 2x1 Brasil

Curiosidades da Copa do Mundo 1950
Na Copa do Mundo 1950 aconteceu a primeira participação da seleção inglesa, os "inventores do futebol", que haviam esnobado as edições anteriores. A participação inglesa foi um desastre, sendo eliminada na primeira fase, e perdendo por 1x0 para os Estados Unidos naquela que pode ser considerada a primeira zebra da história das Copas. Além desses  jogos, os ingleses venceram o Chile por 2x0 e perderam para a Espanha por 1x0.
A Segunda Guerra impediu a realização das Copas de 1942 e 1946 e por pouco a de 1950. A Europa estava arrasada após o conflito que matou mais de 100 milhões de pessoas. Enquanto isso, os Estados Unidos e União Soviética surgiriam como as novas lideranças mundiais. Duas Alemanhas, duas Coréias.
O Brasil em 1950 e a Suíça em 1954 foram escolhidos como sedes por não terem sido atingidos pela Guerra. Vários países desistiram da Copa e apenas 13 participantes disputaram a segunda Copa na América do Sul.
Na final, os organizadores esqueceram de entregar o troféu para o capitão uruguaio.
As regras novamente beneficiaram o anfitrião. Pela primeira vez haveria um quadrangular em vez de uma final. O favoritismo da seleção foi fermentado pela excelente campanha. Bastava um empate contra os desacreditados uruguaios após as goleadas de 7 a 1 na Suécia e 6 a 1 na Espanha.
A maior tragédia do futebol brasileiro foi presenciada por 174 mil pagantes e 50 mil penetras, que não acreditaram no título uruguaio, sacramentado pelo gol de Ghiggia aos 34min da etapa final.
Barbosa, goleiro do Vasco, foi responsabilizado pelo vice-campeonato e o uniforme branco substituído pelo amarelo.
Ficha dos jogos do Brasil na Copa do Mundo de 1950 no Brasil
Primeira Fase:
http://www.duplipensar.net/images/geografia/bandeira-brasil.gifBrasil 4 x 0 México http://www.duplipensar.net/images/geografia/bandeira-mexico.gif
24/junho/1950
Local: Maracanã (Rio de Janeiro)
Árbitro: George Reader (Inglaterra)
Gols: Ademir 32 do 1º tempo; Jair 11, Baltazar 17, Ademir 36 do 2º.
BRASIL: Barbosa; Augusto, Juvenal; Eli, Danilo, Bigode; Maneca, Ademir, Baltazar, Jair, Friaça.
MÉXICO: Carbajal; Zetter, Montemayor; Ruiz, Uchoa, Roca; Septien, Ortiz, Casarin, Perez, Velasquez.
http://www.duplipensar.net/images/geografia/bandeira-brasil.gif  Brasil 2 x Suíça 2 http://www.duplipensar.net/images/geografia/bandeira-suica.gif
28/junho/1950
Local: Pacaembu (São Paulo)
Árbitro: Ramón Azón (Espanha)
Gols: Alfredo II 2, Fatton 16, Baltazar 31 do 1º tempo; Fatton 43 do 2º.
BRASIL: Barbosa; Augusto, Juvenal; Bauer, Rui, Noronha; Alfredo II, Maneca, Baltazar, Ademir, Friaça.
SUÍÇA: Stuber; Neury, Bocquet; Lusenti, Egginemann, Quinche; Tamini, Bickel, Friedlander, Bader, Fatton.

 http://www.duplipensar.net/images/geografia/bandeira-brasil.gif  Brasil 2 x 0 Iugoslávia http://www.duplipensar.net/images/geografia/bandeira-iugoslavia.gif
1/julho/1950
Local: Maracanã (Rio de Janeiro)
Árbitro: Mervyn Griffiths (País de Gales)
Gols: Ademir 3 do 1º tempo; Zizinho 24 do 2º.
BRASIL: Barbosa; Augusto, Juvenal; Bauer, Danilo, Bigode; Maneca, Zizinho, Ademir, Jair, Chico.
IUGOSLÁVIA: Mrkusic; Horvath, Stankovic; Tchaikowsky I, Jovanovic, Djajic; Vukas, Mitic, Tomasevic, Bobek, Tchaikowsky II.

Fase Final:

http://www.duplipensar.net/images/geografia/bandeira-brasil.gif  Brasil 7 x 1 Suécia http://www.duplipensar.net/images/geografia/bandeira-suecia.gif
9/julho/1950
Local: Maracanã (Rio de Janeiro)
Árbitro: Arthur Ellis (Inglaterra)
Gols: Ademir 6 e 36, Chico 39 do 1º tempo; Ademir 6 e 12, Andersson (pen.) 31, Maneca 40, Chico 43 do 2º.
BRASIL: Barbosa; Augusto, Juvenal; Bauer, Danilo, Bigode; Maneca, Zizinho, Ademir, Jair, Chico.
SUÉCIA: Svensson; Samuelsson, Erik Nilsson; Andersson, Nordahl, Gaerd; Sundqvist, Palmer, Jepsson, Skoglund, Stellan Nilsson.

http://www.duplipensar.net/images/geografia/bandeira-brasil.gif  Brasil 6 x 1 Espanha http://www.duplipensar.net/images/geografia/bandeira-espanha-1939.gif
13/julho/1950
Local: Maracanã (Rio de Janeiro)
Árbitro: Reg Leafe (Inglaterra)
Gols: Ademir 13, Jair 18, Chico 31 do 1º tempo; Chico 11, Ademir 12, Zizinho 22, Igoa 26 do 2º.
BRASIL: Barbosa; Augusto, Juvenal; Bauer, Danilo, Bigode; Friaça, Zizinho, Ademir, Jair, Chico.
ESPANHA: Ramallets; Alonso, Gonzalvo II; Gonzalvo III, Parra, Puchades; Basora, Igoa, Zarra, Panizo, Gainza.

http://www.duplipensar.net/images/geografia/bandeira-brasil.gif  Brasil 1 x 2 Uruguai http://www.duplipensar.net/images/geografia/bandeira-uruguai.gif
16/julho/1950
Local: Maracanã (Rio de Janeiro)
Árbitro: George Reader (Inglaterra)
Gol: Friaça 2, Schiaffino 26, Ghiggia 36 do 2º tempo.
BRASIL: Barbosa; Augusto, Juvenal; Bauer, Danilo, Bigode; Friaça, Zizinho, Ademir, Jair, Chico.
URUGUAI: Maspoli; Matias Gonzalez, Tejera; Gambetta, Obdulio Varela, Andrade; Ghiggia, Julio Perez, Miguez, Schiaffino, Moran.

Nenhum comentário:

Postar um comentário