brasil1970

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

historia do palmeiras


Nome Completo:
Sociedade Esportiva Palmeiras
Apelido(s):
Porco, Verdão, Academia, Palestra
Fundação:
26/08/1914
Estádio:
Palestra Itália
Presidente:
Affonso Della Monica
Manager:
Vanderlei Luxemburgo
Liga:
Série A
Fatos & História



Geral do Clube

A Sociedade Esportiva Palmeiras é um clube poliesportivo brasileiro sediado em São Paulo que tem como principal modalidade esportiva o futebol. As cores do clube, presentes no escudo e bandeira oficial, são o verde e branco; o vermelho, presente desde sua fundação, foi excluído durante a II Guerra Mundial, por pressão das autoridades brasileiras, na mesma reunião que formalizou a mudança de nome de Palestra Itália para Palmeiras.
Ao longo de sua história, o clube também obteve grande destaque em outras modalidades como basquete, futebol de salão, voleibol e hóquei sobre patins, mas é no futebol que o clube destaca-se como um dos mais vitoriosos em competições nacionais.
A maior virtude palmeirense foi ter conquistado em pelo menos uma ocasião todas as competições que disputou em sua história no âmbito nacional e continental, por isso recebeu o título de Campeão do Século do futebol brasileiro; primeiramente pela Federação Paulista de Futebol no ano de 1999, seguindo o simples e determinante critério que apontava todos os campeonatos importantes realizados no Brasil; logo em seguida foi a vez do jornal O Estado de São Paulo em seu site, que apresentava um ranking exclusivo com vários registros históricos, e o resultado final acabou determinando o Palmeiras como o "Campeão do Século"; igualmente com os rankings da revista Placar em 1999, o jornal a Folha de São Paulo em 2000 e da IFFHS (Federação de História e Estatística de Futebol Internacional), entidade reconhecida pela FIFA
Em 1965, era inaugurado o Estádio Magalhães Pinto, o “Mineirão”, e para coroar os festejos da inauguração, organizou-se um amistoso entre a Seleção Brasileira e a do Uruguai. Pela primeira vez na história do futebol brasileiro, uma equipe de futebol, a Sociedade Esportiva Palmeiras, foi convidada para compor toda a delegação, do técnico ao massagista, do goleiro ao ponta-esquerda, incluindo os reservas. A partida foi no dia 7 de setembro (data da independência brasileira), e o Brasil/Palmeiras derrotou o Uruguai por 3 a 0. Daí veio o apelido “Academia de Futebol”.
Seus títulos mais importantes conquistados no futebol foram a Taça Libertadores de 1999 e a Copa Rio de 1951, considerado por alguns como o primeiro Mundial de Clubes de futebol da história, embora não seja assim reconhecido pela FIFA, que em 15 de dezembro de 2007 divulgou comunicado oficial sobre o tema.


História do Clube

A História da Sociedade Esportiva Palmeiras começa em 1914 fundado por imigrantes italianos na Cidade de São Paulo com o nome de Società Sportiva Palestra Italia. O Clube Passou a ser conhecido como Sociedade Esportiva Palmeiras em 1942, por ocasião da Segunda Guerra Mundial.

Rivais

São Paulo
Corinthians

Destaques do atual elenco

São Marcos
Pierre
Alex Mineiro
Martinez

Ídolos do Clube

Marcos
Ademir da Guia
Emerson Leão
Dudu
César Maluco
Evair
Alex de Souza
Rivaldo



Quem mais atuou

Quem mais jogou
  1. Ademir da Guia - 901 partidas
  2. Emerson Leão - 617 partidas
  3. Dudu - 609 partidas
  4. Waldemar Fiúme - 603 partidas
  5. Waldemar Carabina - 601 partidas
  6. Luís Pereira - 568 partidas
  7. Djalma Santos - 498 partidas
  8. Nei - 488 partidas
  9. Valdir - 482 partidas
 10. Galeano - 469 partidas


Pos. Jogador Carreira # Jogos
 

Artilheiros

  1. Heitor - 284 - Quebrou diversos recordes com a camisa alvi-verde, como por exemplo, mais gols pelo Palmeiras em uma mesma partida.
  2. César Maluco - 180 - Ficou conhecido também pela forma como comemorava seus gols, normalmente escalando o alambrado dos estádios e celebrando com a torcida.
  3. Ademir da Guia - 153 - Considerado o maior jogador de todos os tempos do Palmeiras, marcava muitos gols além de se destacar como meia e cadenciador de jogo.
  4. Lima - 149 - Foi artilheiro do campeonato paulista de 1942, primeiro título do clube com o novo nome.
  5. Servílio - 140 - Atleta vencedor, marcou seis gols pela seleção brasileira e conquistou quatro títulos pelo Palmeiras.
  6. Evair - 127 - O maior artilheiro depois da "era Ademir", foi um centroavante com técnica apurada, marcou de pênalti o gol do título do campeonato paulista de 1993, título que acabou com o jejum de 17 anos do clube.
  7. Rodrigues - 125 - Autor do gol do título da Copa Rio em 1951.
  8. Luisinho - 123 - Também foi ídolo no Corinthians.
  9. Tupãzinho - 122
  10. Echevarrieta - 114 - Argentino, além de ser décimo maior artilheiro geral do Palmeiras, é o jogador com melhor média de gols pelo clube.
Pos. Jogador Carreira # Gols
 

Reconhecimento e Prêmios do Jogador

Títulos

Administração do Clube

Uniformes

Estádio

Palestra Itália é o nome do estádio de futebol pertencente ao Palmeiras. O estádio esta localizado na zona oeste da cidade de São Paulo, a cerca de dez quilômetros do centro, na rua Turiassu, 1840, na Água Branca, e possui capacidade para 35 mil espectadores, ampliado com as últimas reformas em 2007.

Patrocinadores

Adidas
Fiat
Suvinil


Nenhum comentário:

Postar um comentário