brasil1970

terça-feira, 7 de setembro de 2010

HISTORIA DO ATLETICO PARANA


Rubro-Negro Clube Atlético Paranaense
Fundado em 26 de Março de 1924
Endereço: Rua Petit Carneiro, 57, Bairro Água Verde
CEP: 80240-050 - Curitiba/PR
Estádio Joaquim Américo (Arena da Baixada) - 24.500 pessoas
Site: www.atleticopr.com.br



História do Atlético


»  O Clube Atlético Paranaense originou-se da fusão de dois tradicionais clubes de Curitiba - o América Foot-ball Club, até então com um titulo paranaense da fusão, que acabou, com o Paraná (America - Paraná) e do Internacional Foot-ball Club, o primeiro campeão estadual, em 1916.
»  Tudo aconteceu no dia 26 de março de 1924, na Rua XV, no prédio 416, com a presença de Arcésio Guimarães (Internacional), Joaquim Narciso Azevedo (América), e mais sete pessoas que fundam o Clube e, em ata, tomam as primeiras deliberações, entre as quais definem o uniforme, que será vermelho e preto com listras horizontais, adotando as cores dos uniformes do América (vermelho) e do Internacional (preto e branco com listras verticais).
»  No dia 20 de abril do mesmo ano, o rubro-negro faz sua estréia do uniforme em sua primeira partida oficial, pelo Torneio Inicio. O adversário ???.... O seu eterno rival, Coritiba. E venceu pelo placar de 2 x 0.
» Duas semanas antes, vestindo a camisa do Internacional, o Atlético vence o Universal por 4 x 2, em partida amistosa, a primeira de sua história.
» 1929 e 1930, o Atlético ficou 18 jogos sem perder, conquistando o único titulo de "Bi-Campeão invicto" do Estado do Paraná.
» Em 1929, o rubro-negro venceu nove jogos com dois empates.
» Em 1930, o bi veio com seis vitórias e um empate.
» O Atlético foi o primeiro clube do estado a realizar jogos no exterior, em 1949 o clube foi ao Paraguai, onde disputou três partidas: Atletico 1 x 5 Olimpia, 3 x 6 Cerro Porteño e vence por 4 x 1 o Nacional.
»  Ainda em 1949, O Atlético montou um dos times mais espetaculares de sua história. Formado pelos velhos craques, como Caju Jackson e Cireno, reforçado por jogadores importados de outros estados e do ex-alviverde Neno, o Rubro-Negro passa como um "furacão" sobre todos os adversários, aplicando goleadas em quase todos os jogos e conquistando o campeonato três rodadas antes do fim.
» O time, que ficaria conhecido como "Furacão", disputou doze jogos no campeonato, venceu onze e só foi derrotado na última rodada, pelo Ferroviário, quando já havia conquistado o título por antecipação. Seu ataque marcou 49 gols, em 12 jogos, numa média de 4,08 gols por partida, mantendo inclusive, a media contra seu arqui-rival, vencendo por 5 x 1 e 3 x 2.
» Sua torcida é considerada uma das mais fanáticas da Região Sul.
» O Atlético se tornou um dos clubes mais populares do Brasil com a conquista do Brasileirão de 2001. Firmando-se como uma das grandes forças do futebol do Brasil, repetindo ano a ano grandes campanhas. Foi vice em 2004, perdendo o titulo, nas últimas rodadas e ainda ficou com o vice campeonato da Libertadores de 2005, que coroou assim, o Atletico dos Paranaenses.

» Cireno Brandalize
Cireno formou ataque com Jackson no Furacão de 49. O craque da ponta-esquerda foi um dos jogadores mais irreverentes da história do clube. Logo no seu jogo de estréia, marcou três gols e fez a festa da torcida. Ficou no Atlético por dez anos, até 1952, quando se aposentou. Cireno foi o protagonista do famoso Atle-tiba dos oito minutos. O Coxa saiu na frente logo no começo. Aos oito minutos, tabela de Cireno e Jackson e esse empata a partida. Cireno vai buscar a bola no fundo das redes e arranca o gorro do goleiro careca Belo. Estava armada a confusão. A torcida coxa xingava Cireno. A torcida atleticana ia ao delírio com seu grande ídolo. Em outra ocasião, um torcedor adversário o xingou. Cireno saiu do campo e foi atrás do indivíduo. Depois de acertar as contas, voltou rapidinho para o gramado.
OS IDOLOS

» Barcímio Sicupira Júnior
IdoloSicupira vestiu durante sete anos a camisa 8 do Atlético. Chegou na Baixada em 1968, sendo artilheiro e campeão em 70 (20 gols) e artilheiro em 72 (29 gols). Sicupira é o maior artilheiro do Clube Atlético Paranaense, com 131 gols, e ainda hoje é um dos maiores ídolos do rubro-negro. Fazia com que bicicletas, voleios, sem-pulos, passes de calcanhar e peixinhos parecessem jogadas fáceis, tamanha sua desenvoltura em executá-las.


» Muitos fizeram história no Atletico, não podemos deixar de citar Caju e seu irmão Alberto Gotardi, Nilo Biazzetto, Nilson Borges, Zanetti, Bellini, Djalma Santos, Júlio o "campeão da raça", Nivaldo, Roberto, Carlinhos Sabiá , Valdir, Ricardo Pinto, Reginaldo, Lucas, Gustavo, Kléberson e as duplas Paulo Rink e Oséas e Washington e Assis, entre tantos outros.
ArenaEstádio Joaquim Américo Guimarães
(Arena da Baixada)

Em março de 1997, decidiu-se pela completa demolição do antigo estádio Joaquim Américo. Nascia o melhor e mais moderno estádio do país. Chamado de Kyocera Arena entre 2005 até abril de 2008, é o estádio mais moderno da América Latina. Foi concebido dentro do que há de mais avançado no mundo e está rigorosamente de acordo com todas as normas da FIFA. A Arena também funciona como um centro integrado de serviços, entretenimento e lazer, com estrutura para receber grandes eventos.

Fonte: www.atleticopr.com.br e Arquivo Campeões do Futebol
Mascote
Cartolinha, o mascote



Internacional FC
Internacional
fundado em 1912

America FC
América
fundado em 1914

Clube Atletico Paranense
Atlético
Primeiro escudo
Não há registro oficial, na história do Atlético, de quem idealizou seu primeiro escudo.

Clube Atletico Paranense
Atlético
Escudo atual, tornou-se redondo em 1995.



Primeiro Uniforme
Uniforme N° 1 (2008)

Segundo Uniforme
Uniforme N° 2 (2008)
Pesquisas de Sidney Barbosa da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário