brasil1970

terça-feira, 1 de setembro de 2009

SPFCPedia: Camisa especial dos anos 40


Michael "Perseus" Serra

Imagem de Régis Augusto Romualdo
O São Paulo já utilizou, em partidas oficiais, uma camisa listrada em branco e preto, com detalhes vermelhos, muito semelhante ao uniforme usado pela Seleção Estadual Paulista.
Como vimos em "Quando a bandeira do São Paulo desafiou o Brasil" e "O Mais Querido", o Tricolor à época era por demais identificado com o Estado de São Paulo - ainda mais quando os simbolos regionais foram queimados em praça pública pelo governo central.

Talvez como forma de agradecer tamanho apoio e incentivo da população o clube tenha adotado esse modelo, aceitando-se como representante do povo paulista. Por hora, sabe-se que essa camisa entrou em campo no ano de 1944 (um jogo parece certo: 16 de julho, SPFC 4 x 1 Portuguesa), contudo não possuo dados se fora utilizada anos antes ou depois - mas certamente delimita-se ao período de repressão de Getúlio Vargas.

Na foto do jornal A Gazeta Esportiva, ao centro o goleiro King. À direita do goleiro, provavelmente Florindo. Não reconheço o outro jogador.

Quando possuir maiores detalhes atualizo este artigo.

Agradecimentos a Victor Estevão pela colaboração.
p.s. E com essa já são no mínimo cinco camisas diferentes das duas tradicionais que usamos ao longo dos anos. E as normas do estatuto? Teria ele sofrido mudanças também?

p.p.s. O desenho da camisa de goleiro do King é só um protótipo. Não é possível identificar, pela foto, como é sua parte inferior.



Já essa imagem é de São Paulo 3 x 2 Corinthians, 25/08/40; Estádio do Pacaembu. Campeonato Paulista e RJ-SP. Usando também camisa especial, listrada em preto e branco com gola vermelha já no início dos anos 40... Logo, tal camisa deve ter estampado muitos outros jogos mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário