brasil1970

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Futebol Paixão Nacional

Assim como em muitos países, o futebol chegou aqui por meio dos imigrantes ingleses. Nascido no Brasil, Charles Miller era filho de ingleses donos de uma companhia ferroviária. Como era costume, ele foi enviado à Inglaterra para estudar. Lá teve contato pela primeira vez com um curioso esporte praticado apenas com os pés. Tornou-se fã e, em 1894, voltou ao Brasil trazendo duas bolas especiais para jogar o “football”.
No ano seguinte, em São Paulo, ocorreu o primeiro jogo de futebol do Brasil, entre ingleses e brasileiros descendentes de ingleses. Os times foram formados por funcionários da Companhia de Gás e funcionários da Estrada de Ferro São Paulo Railway, de propriedade do pai de Charles Miller. O jogo terminou 4×2, com vitória da companhia ferroviária.
Pouco tempo depois, em 19 de Julho de 1900, seria fundado o mais antigo clube brasileiro ainda em atividade, o Sport Club Rio Grande. A partir de 1976, em homenagem ao clube, a então Confederação Brasileira de Desportos (hoje CBF) instituiu o dia 19 de julho como o Dia Nacional do Futebol. Na década de 20, o rádio passou a transmitir partidas oficiais para grande parte do território nacional e, mais tarde, a televisão e os jornais começaram a levar informações para todo o país. Foi então que o futebol tornou-se definitivamente uma paixão nacional.

Em 1930, aconteceu a primeira Copa do Mundo organizada pela FIFA. E, em 1950, a primeira Copa sediada no Brasil. Após a derrota na final para o Uruguai, em pleno estádio do Maracanã, nossa seleção nacional abandonou o antigo uniforme branco pela nova camisa canarinho, que hoje é referência mundial de bom futebol. De lá para cá, o esporte alcançou proporções inimagináveis, tornando-se o esporte mais popular do planeta.
Segundo pesquisa feita pela FGV, o futebol tem hoje 30 milhões de praticantes no país, 800 clubes e 14 mil times amadores. No final do século XX, a ida de jogadores brasileiros para atuarem fora do país tornou-se maior do que a exportação de produtos como banana, maçã ou uva. O esporte movimenta hoje R$ 16 bilhões por ano só no Brasil, sendo US$ 440 milhões apenas em transferências de jogadores. Em média, mais de mil jogadores deixam o país anualmente para atuarem em outras nações.

Se você também é fã do esporte bretão mais brasileiro de todos e comemorou o Dia Nacional do Futebol jogando bola com seus amigos, não deixe de conferir www.lojafutebolretro.com.br Temos camisas o do seu time do coração e das principais seleções, . Sempre com os melhores preços que você só encontra aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário