brasil1970

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

A chamada "taça das bolinhas",

A chamada "taça das bolinhas", que foi a grande polêmica deste final de ano no futebol, na verdade se chama "Copa Brasil" e começou a ser oferecida pela Caixa Econômica Federal a partir de 1975.

O regulamento do "Campeonato Brasileiro" daquele ano, divulgado pela então Confederação Brasileira de Desportos (CBD), antiga CBF, dizia textualmente o seguinte, no artigo 4º de seu capítulo II, denominado “Do Troféu e dos Títulos”:
O troféu representativo do CAMPEONATO terá a denominação de “COPA BRASIL”, sendo sua posse definitiva assegurada à associação que o houver conquistado por três vezes consecutivas ou por cinco alternadas.
Com a criação da Copa União, em 1987, pelo Clube dos 13 e a discidência grupo que ignorou o regulamento acordado com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para a chamada "Copa Brasil", nome do "Campeonato Brasileiro" daquele ano, geraram dois campeões do país em 87, um reconhecido pela CBF, o Sport Recife e o outro vencedor legitimado pelo Clube dos 13 o Flamengo.

A confusão de 1987 acabou gerando a atual polêmica de 2007, pois contando com a Copa União, o Mengão seria o primeiro pentacampeão Brasileiro com o título conquistado em 1992.
Porém, sem o reconhecimento da entidade oficial que rege o futebol no país (independentemente de sua idoneidade) do título de 87, o Flamengo não poderia ser considerado cinco vezes campeão do "Campeonato Brasileiro" (repare que o termo está entre aspas, pois se trata do nome do torneio oficial organizado pela CBF).

Com isso, o clube carioca não deixa de ser pentacampeão nacional, porém não é cinco vezes vencedor do "Campeonato Brasileiro", o que tiraria seu direito a "taça das bolinhas".

Sendo assim, o primeiro pentacampeão do "Campeonato Brasileiro", oficialmente, é o São Paulo Futebol Clube, pois este venceu cinco edições do torneio organizado pela CBF (77, 86, 91, 2006 e 2007).
No entanto, se brincarmos um pouquinho com a polêmica e seguirmos o raciocínio flamenguista de querer receber o troféu das bolinhas, por ter sido o primeiro pentacampeão brasileiro, teríamos um outro clube na disputa.

Levando-se em consideração que, em sendo reconhecido penta do "Brasileirão", o Flamengo teria que ser legitimado por um torneio não oficial diferente do "Campeonato Brasileiro" e que a "Copa Brasil" começou a ser entregue em 1975 e o campeonato foi criado em 1971, teríamos que contar também os torneios que antecederam o "Brasileirão" e que não eram reconhecidos pela CBF, ou antiga CBD.

Por esse caminho, chegaríamos as disputas de dois antepassados do "Brasileirão", o Torneio Roberto Gomes Pedrosa, vulgo "Robertão", ou ainda Taça de Prata, disputado entre 1967 e 1970 e a Taça Brasil, criada pela CBD e realizada entre 1959 e 1968.

Contando com esses torneios, o grande vencedor da "taça das bolinhas" seria o Santos Futebol Clube, que além de ganhar três vezes consecutivas um campeonato brasileiro, ainda foi pentacampeão consecutivo do país na Taça Brasil (61, 62, 63, 64 e 65).

Tudo bem que essa disputa fictícia é só por diversão, mas e se a taça fosse entregue ao time que mais ganhou torneios nacionais, seja ele qual for, Taça Brasil, "Robertão", Copa União, Copa do Brasil, "Campeonato Brasileiro" etc., até o momento quem seia o grande campeão?

O Palmeiras! Isso mesmo, o clube alviverde venceu um total de 10 torneios nacionais desde a Taça Brasil até o "Campeonato Brasileiro".
Confira abaixo a tabela de títulos nacionais!

Clube
Total
Títulos
Palmeiras
10
(4 Campeonatos Brasileiros, 1 Copa do Brasil, 2 Taças Brasil, 2 Torneios Roberto Gomes Pedrosa, 1 Copa dos Campeões)
Flamengo
8
(4 Campeonatos Brasileiros, 1 Copa União, 1 Copa dos Campeões, 2 Copas do Brasil)
Santos
8
(2 Campeonatos Brasileiros, 5 Taças Brasil, 1 Torneio Roberto Gomes Pedrosa)
Corinthians
7
(4 Campeonatos Brasileiros, 2 Copas do Brasil, 1 Supercopa do Brasil)
Grêmio
7
(2 Campeonatos Brasileiros, 4 Copas do Brasil, 1 Supercopa do Brasil)
Cruzeiro
6
(1 Campeonato Brasileiro, 4 Copas do Brasil, 1 Taça Brasil)
São Paulo
5
(5 Campeonatos Brasileiros)
Internacional
4
(3 Campeonatos Brasileiros, 1 Copa do Brasil)
Vasco
4
(4 Campeonatos Brasileiros)
Atlético Mineiro
3
(1 Campeonato Brasileiro, 1 Torneio dos Campeões Nacionais FBF, 1 Taça dos Campeões do Brasil CBD)
Fluminense
3
(1 Campeonato Brasileiro, 1 Torneio Roberto Gomes Pedrosa, 1 Copa do Brasil)
Bahia
2
(1 Campeonato Brasileiro, 1 Taça Brasil)
Botafogo
2
(1 Campeonato Brasileiro, 1 Taça Brasil)
América-RJ
1
(1 Torneio dos Campeões)
Atlético Paranaense
1
(1 Campeonato Brasileiro)
Coritiba
1
(1 Campeonato Brasileiro)
Criciúma
1
(1 Copa do Brasil)
Adap Galo Maringá
1
(Torneio dos Campeões da CBD)
Guarani
1
(1 Campeonato Brasileiro)
Juventude
1
(1 Copa do Brasil)
Paulista
1
(1 Copa do Brasil)
Paysandu
1
(1 Copa do Campeões)
Santo André
1
(1 Copa do Brasil)
Sport
1
(1 Campeonato Brasileiro)

É claro que isso tudo é só uma brincadeira e que a polêmica da "taça das bolinhas" ainda vai longe, mas não podemos deixar de reconhecer que tanto São Paulo quanto Flamengo são legítimos pentacampeões nacionais, mesmo que o Mengão não tenha sido o campeão do torneio oficial de 87, ele disputou o título da Copa União com grandes times do país e isso não pode ser simplesmente ignorado.

Ainda assim, o correto nesse caso é que o São Paulo receba a "Copa Brasil", pois venceu oficialmente o "Campeonato Brasileiro" por cinco vezes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário