brasil1970

domingo, 21 de agosto de 2011

O Craque disse e eu anotei - TOSTÃO

O Craque disse e eu anotei - TOSTÃO

 

WWW.FUTEBOLRETRO.NET 

Consegui o telefone do Tostão através do seu primo Ronaldo Drummond que foi meu ultimo entrevistado. Estrela de primeira grandeza do futebol mundial e comentarista conhecedor do futebol, confesso que Tostão me passava pela primeira vez um certo temor em ligar e sequer ser atendido. Ledo engano. Educadamente o Mineirinho de Ouro me atendeu e pediu que lhe enviasse o link do blog. Depois de algumas conversas,  Tostão resolveu aceitar responder as perguntas via e-mail. Bastante ocupado me propos lhe enviar as perguntas que me responderia . Não exitei pois sabia que não é todo dia que se consegue conhecer um pouco do passado deste extraordinario jogador. Portanto pela primeira vez na historia do blog fazemos uma entrevista sem ser "InLoco" mas certamente aumentará o prestigio do FUTEBOL DE TODOS OS TEMPOS e muito nos orgulha ter aqui registrado um pouco da carreira de Eduardo Gonçalves Andrade, Tostão para o mundo.

1 - FUTEBOL DE TODOS OS TEMPOS - Afinal você começou no Cruzeiro ou America?
TOSTÃO – Antes de ser profissional pelo Cruzeiro, joguei nas categorias de base do próprio Cruzeiro e, depois, do América-MG.

2 -  FTT - Chegou a jogar no profissional do America?
TOSTÃO – Não. Fiz apenas um jogo amistoso, mas ainda era do juvenil.

Tostão o segundo a partir da direita no juvenil do America

TOSTÃO O MAIOR JOGADOR NA HISTORIA  DO CRUZEIRO

3 - FTT - Chegou ao Cruzeiro em 1963 e passou a jogar no meio campo. Sua posição de origem era armador ou ponta de lança?
TOSTÃO – No Cruzeiro, fui ponta de lança e, depois, centroavante. Nunca joguei no meio-campo.

4- FTT - Pouco a pouco Dirceu Lopes foi entrando no time de cima e logo passou a ser titular. Como voces dois passaram a jogar?
TOSTÃO – Eu e ele éramos dois meias ofensivos. Eu, um pouco mais à frente (ponta de lança).


Tostão e Dirceu Lopes - Uma das maiores duplas que o futebol brasileiro pode assistir


5 - FTT - Depois você atuou ainda de centroavante para a entrada do Ze Carlos no meio campo. Onde você acha que rendia melhor?
TOSTÃO – De centroavante, passei a jogar pior. Nessa posição, atuei, pelo Brasil, na Copa de 1970.

6 - FTT - Veio a final da Taça Brasil de 66. Na segunda partida quando o Santos vencia por 2x0 você perdeu um penalti. Como foi para um jovem de 19 anos lidar com aquele momento?
TOSTÃO – Reagi e passei a jogar melhor. Logo, fiz um gol de falta.

Tostão brilhou no segundo jogo da Taça Brasil 66 no Pacaembu.


7 - FTT - Foi a maior partida de sua vida?
TOSTÃO – Foi a mais importante no Cruzeiro.

8 - FTT - Você foi então convocado para a Copa de 66. Na partida em que a Hungria venceu o Brasil por 3x1 eles foram realmente melhores ou a seleção brasileira é que não se encontrou?
TOSTÃO – A Hungria foi muito melhor. E não foi surpresa.

9 - FTT - A Hungria mesmo não sendo mais aquela maquina de 54 ainda jogava um futebol bonito ou havia mudado o estilo?
TOSTÃO – A Hungria era uma forte seleção, o que não acontece mais, há muito tempo.

 

10 - FTT - Voltando, você foi artilheiro quatro anos seguidos do campeonato mineiro e da Taça Brasil de 1970. A maior parte jogando como ponta de lança. Depois de Zico não vimos mais artilheiros jogando no meio campo. O futebol mudou ou os camisas 10 estão escassos?
TOSTÃO – Os grandes pontas de lança, que se parecem com os meias ofensivos de hoje, quase sempre foram artilheiros, no passado e no presente.


Tostão e Dirceu Lopes
 WWW.FUTEBOLRETRO.NET

11 - FTT - Nas eliminatorias em 69 você foi o artilheiro se entendendo maravilhosamente com Pelé. Quem foi seu grande parceiro no futebol? Dirceu Lopes ou Pelé?
TOSTÃO – Os dois, um no Cruzeiro e outro na Seleção.

Tostão e Pelé


12 - FTT - Você acha que Dirceu Lopes e Pelé tinham estilos parecidos de jogar?
TOSTÃO – Não. Pelé era um atacante, ponta de lança, artilheiro, que voltava para receber a bola. Dirceu era um meia mais armador, que também chegava à frente.

13 - FTT - Você viu muita diferença entre a seleção de Saldanha e a do Zagallo?
TOSTÃO – Havia várias diferenças. Com Saldanha, o time jogava com dois pontas abertos, dois no meio-campo e dois atacantes. Com Zagallo, o time passou a jogar com três no meio-campo e com o ponta-esquerda recuado.

14 - FTT - Muitos dizem que Zagallo foi quem te deslocou para centroavante. Porem com Saldanha você já jogava junto de Pelé. Já não era um centroavante?
TOSTÃO – A diferença é que, com Saldanha, eu e Pelé nos revezávamos. Cada hora, um recuava para receber a bola. Edu era o ponta-esquerda. Com Zagallo, eu era o centroavante, sempre à frente de Pelé. Não havia um ponta-esquerda ofensivo.



15 - FTT - Na Copa de 1970 qual foi a sua grande partida e a masi dificil para o Brasil?
TOSTÃO – Minha melhor partida foi contra o Uruguai. Dei dois passes para os dois primeiros gols. As mais difíceis foram contra o Uruguai e a Inglaterra

TOSTÃO NO VASCO DA GAMA

16 - FTT -  Já no Vasco você passou a atuar no meio ou na frente?
TOSTÃO – Continuei como ponta de lança, como joguei a maior parte de minha carreira.


17 - FTT - Você se adaptou facil a maneira do Vasco jogar ou era parecido com o estilo do Cruzeiro?
TOSTÃO – O Cruzeiro era infinitamente melhor. Isso me prejudicou.


18 - FTT - E que nota você daria para o beque Joel Santana?
TOSTÃO – Era um zagueiro mediano.

COMO TOSTÃO VE O FUTEBOL ATUAL
 


18 - FTT - Os clubes brasileiros na sua maioria não preservam sua historia e tão pouco valorizam seus idolos.  Cruzeiro e Atletico por exemplo não possuem museus com a historia dos clubes , sequer dando direito aos torcedores de conhecerem um pouco do historico dos clubes. Porque os antigos idolos geralmente não são reconhecidos em vida por diretorias atuais?
TOSTÃO – Cada vez mais, clubes brasileiros constroem seus museus e homenageiam seus ídolos.

19 - FTT - Porque vemos tão poucos idolos antigos envolvidos com os clubes que os projetaram? Temos o Roberto Dinamite que passou mals momentos na presidencia do Vasco, Zico que saiu fora rapidinho do Flamengo e Falcão dispensado recentemente do Inter. O que pensa sobre este assunto?
TOSTÃO – A maioria dos ídolos não se prepara para uma outra atividade, mesmo ligada ao futebol. Há também um preconceito de que o ex-jogador não tem condições para exercer bem outra atividade, mesmo que ele se prepare.

20 - FTT - Hoje jogadores da seleção brasileira perdem partidas e sequer descem no Brasil, já ficam pela Europa mesmo. Você acha que o comprometimento dos jogadores até os anos 90 com a seleção e seus clubes era maior do que o dos jogadores atuais?
TOSTÃO – Não. É igual.


21- FTT - Algum jogador atual jogaria na seleção de 70 ou de 82?
TOSTÃO – Júlio César, Lúcio, Thiago Silva e Neymar, dos jogadores brasileiros.

22 - FTT - Aponte os sete maiores jogadores que você viu atuar.
TOSTÃO – Pelé, Garrincha, Maradona, Beckenbauer, Zidane, Romário, Ronaldo, Cruyff, Didi, Nilton Santos e Messi. Não dá para escolher só sete.

23 - FTT - Seu estilo se assemelhava ao do Cruyff?
TOSTÃO – Em alguma coisa, sim. Jogávamos um futebol mais coletivo que individual. Cruyff era mais veloz.



24 - FTT - Quem foi seu grande treinador?
TOSTÃO – Zagallo.

25 - FTT - Hoje existem tantas formulas como 4-3-3 , 3-5-1-1 , 4-2-3-1 e mais uma porção . Existe este posicionamento mesmo com o jogador ficando restrito aquela area ou os tecnicos estão inventando demais e no meio do jogo tudo se mistura?
TOSTÃO – Os técnicos europeus são muito mais rígidos. Na Europa, é comum um jogador passar anos atuando sempre de um lado, como Beckham, pela direita.


25 - FTT - Cuca, Adilson, Renato Gaucho, Dorival, Mano. Quem te agrada nesta safra recente de treinadores?
TOSTÃO – Os cinco são bons. Não sei qual é o melhor.

26 - FTT - Coloque por ordem do melhor até o sexto colocado; Ronaldo, Romario, Reinaldo, Van Basten, Gerd Muller, Coutinho ou teve algum outro centro avante para entrar nesta lista?
TOSTÃO – São os seis que eu mais gosto. Apenas coloco Romário como o primeiro.

27 - FTT - Pra finalizar quem são ou foram  os melhores cronistas e jornalistas sobre futebol no Brasil?
TOSTÃO – Dos atuais, Juca Kfouri, o mais completo. O maior cronista de todos os tempos foi Nelson Rodrigues. No passado, o melhor analista técnico e crítico foi João Saldanha.

Bruno Steinberg
 

Revista do Dia - Jornal Gazeta Esportiva 1967

O Jornal A Gazeta Esportiva de 30 de Dezembro de 1967 trás um poster em homenagem ao Palmeiras Campeão da Taça Brasil ao vencer na noite anterior o Nautico por 2x0.

Encontros eternizados - ROBERTO DINAMITE & ERASMO CARLOS


Roberto o maior idolo da historia do Vasco da Gama como jogador é empossado presidente do clube. Varios personalidades na epoca estiveram presentes e entre os ilustres vascainos Erasmo Carlos, o Tremendão.

WWW.FUTEBOLRETRO.NET 

Nenhum comentário:

Postar um comentário