brasil1970

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Atlético PR

" O Clube Atlético Paranaense originou-se da fusão de dois tradicionais clubes de Curitiba - o América Foot-ball Club, até então com um titulo paranaense da fusão, que acabou, com o Paraná (America - Paraná) e do Internacional Foot-ball Club, o primeiro campeão estadual, em 1916.
" Tudo aconteceu no dia 26 de março de 1924, na Rua XV, no prédio 416, com a presença de Arcésio Guimarães (Internacional), Joaquim Narciso Azevedo (América), e mais sete pessoas que fundam o Clube e, em ata, tomam as primeiras deliberações, entre as quais definem o uniforme, que será vermelho e preto com listras horizontais, adotando as cores dos uniformes do América (vermelho) e do Internacional (preto e branco com listras verticais).
" No dia 20 de abril do mesmo ano, o rubro-negro faz sua estréia do uniforme em sua primeira partida oficial, pelo Torneio Inicio. O adversário ???.... O seu eterno rival, Cortiba. E venceu pelo placar de 2 x 0.
" Duas semanas antes, vestindo a camisa do Internacional, o Atlético vence o Universal por 4 x 2, em partida amistosa, a primeira de sua história.
" 1929 e 1930, o Atlético ficou 18 jogos sem perder, conquistando o único titulo de "Bi-Campeão invicto" do Estado do Paraná.
" Em 1929, o rubro-negro venceu nove jogos com dois empates.
" Em 1930, o bi veio com seis vitórias e um empate.
" O Atlético foi o primeiro clube do estado a realizar jogos no exterior, em 1949 o clube foi ao Paraguai, onde disputou três partidas: Atletico 1 x 5 Olimpia, 3 x 6 Cerro Porteño e vence por 4 x 1 o Nacional.
" Ainda em 1949, O Atlético montou um dos times mais espetaculares de sua história. Formado pelos velhos craques, como Caju Jackson e Cireno, reforçado por jogadores importados de outros estados e do ex-alviverde Neno, o Rubro-Negro passa como um "furacão" sobre todos os adversários, aplicando goleadas em quase todos os jogos e conquistando o campeonato três rodadas antes do fim.
" O time, que ficaria conhecido como "Furacão", disputou doze jogos no campeonato, venceu onze e só foi derrotado na última rodada, pelo Ferroviário, quando já havia conquistado o título por antecipação. Seu ataque marcou 49 gols, em 12 jogos, numa média de 4,08 gols por partida, mantendo inclusive, a media contra seu arqui-rival, vencendo por 5 x 1 e 3 x 2.
" Sua torcida é considerada uma das mais fanáticas da Região Sul, e porque não dizer do Brasil???
" O Atlético se tornou um dos clubes mais populares do Brasil com a conquista do Brasileirão de 2001. Firmando-se como uma das grandes forças do futebol do Brasil, repetindo ano a ano grandes campanhas. Foi vice em 2004, perdendo o titulo, nas últimas rodadas e ainda o vice campeonato da Libertadores de 2005, que coroou assim, o Atletico dos Paranaenses, ou melhor, o Atletico dos Brasileiros.
OS IDOLOS

Cireno Brandalize Cireno formou ataque com Jackson no Furacão de 49. O craque da ponta-esquerda foi um dos jogadores mais irreverentes da história do clube. Logo no seu jogo de estréia, marcou três gols e fez a festa da torcida. Ficou no Atlético por dez anos, até 1952, quando se aposentou. Cireno foi o protagonista do famoso Atle-tiba dos oito minutos. O Coxa saiu na frente logo no começo. Aos oito minutos, tabela de Cireno e Jackson e esse empata a partida. Cireno vai buscar a bola no fundo das redes e arranca o gorro do goleiro careca Belo. Estava armada a confusão. A torcida coxa xingava Cireno. A torcida atleticana ia ao delírio com seu grande ídolo. Em outra ocasião, um torcedor adversário o xingou. Cireno saiu do campo e foi atrás do indivíduo. Depois de acertar as contas, voltou rapidinho para o gramado.
WWW.FUTEBOLRETRO.NET
Barcímio Sicupira Júnior Sicupira vestiu durante sete anos a camisa 8 do Atlético. Chegou na Baixada em 1968, sendo artilheiro e campeão em 70 (20 gols) e artilheiro em 72 (29 gols). Sicupira é o maior artilheiro do Clube Atlético Paranaense, com 131 gols, e ainda hoje é um dos maiores ídolos do rubro-negro. Fazia com que bicicletas, voleios, sem-pulos, passes de calcanhar e peixinhos parecessem jogadas fáceis, tamanha sua desenvoltura em executá-las.

" Muitos fizeram história no Atletico, não podemos deixar de citar Caju e seu irmão Alberto Gotardi, Nilo Biazzetto, Nilson Borges, Zanetti, Bellini, Djalma Santos, Júlio o "campeão da raça", Nivaldo, Roberto, Carlinhos Sabiá , Valdir, Ricardo Pinto, Reginaldo, Lucas, Gustavo, Kléberson, Dagoberto e as duplas Paulo Rink e Oséas e Washington e Assis, entre tantos outros.


Kyocera Arena (Arena da Baixada)
Em março de 1997, decidiu-se pela completa demolição do antigo estádio Joaquim Américo. Nascia o melhor e mais moderno estádio do país.
A Kyocera Arena é o estádio mais moderno da América Latina. Foi concebido dentro do que há de mais avançado no mundo e está rigorosamente de acordo com todas as normas da FIFA. A Arena também funciona como um centro integrado de serviços, entretenimento e lazer, com estrutura para receber grandes eventos. Em março de 2005, passou a se chamar Kyocera Arena.

WWW.FUTEBOLRETRO.NET

O HINO
O hino do Clube Atlético Paranaense, considerado um dos mais bonitos do futebol brasileiro, teve a sua versão oficial e definitiva elaborada por dois ex-jogadores atleticanos, Zinder Lins e Genésio Ramalho. Com amor e talento, eles conseguiram compor uma música eletrizante, que conquistou o coração da torcida atleticana.

Atlético! Atlético!
Conhecemos teu valor
A camisa rubro-negra
Só se veste por amor

Vamos marchar sempre cantando
O hino do Furacão
E no peito ostentando
A faixa de campeão

Atlético! Atlético!
Conhecemos teu valor
A camisa rubro-negra
Só se veste por amor

O coração atleticano
Estará sempre voltado
Para os feitos do presente
E as glórias do passado

Atlético! Atlético!
Conhecemos teu valor
A camisa rubro-negra
Só se veste por amor

A tradição vigor sem jaça
Nos legou o sangue forte
Rubro-negro é quem tem raça
E não teme a própria morte

Atlético! Atlético
Conhecemos teu valor
A camisa rubro-negra
Só se veste por amor



AS CORES

WWW.FUTEBOLRETRO.NET
O vermelho e o preto foram as cores adotadas pelo Atlético desde a sua fundação. O vermelho é a herança do América e o preto, do Internacional. Da fusão dessas duas grandes equipes do futebol paranaense se originou o Atlético.

A camisa rubro-negra sintetiza um duplo ideal de vitória, é a combinação perfeita de raça, força e tradição. As listras vermelhas, como o sangue que nos corre nas veias, vieram da camisa americana e as negras saíram do uniforme do Internacional. Por um período elas foram perfiladas na horizontal, mas, para resgatar a origem das duas cores permeadas, o sentido mudou. As camisas dos clubes que antecederam o CAP também tinham listras, mas sempre em sentido vertical.
Para celebrar e reincorporar a força que o fez nascer, o Atlético deu nova forma a seu manto. E o vermelho e o preto voltaram a desfilar lado a lado e em pé, como rege a sua tradição.


O ESCUDO
Não há registro oficial, na história do Atlético, de quem idealizou seu escudo. Antigamente, ele assemelhava-se a um coração, com traços em vermelho e preto e com a sigla CAP no canto superior esquerdo. Esse escudo é moldado no estilo suíço, com as letras entrelaçadas ( como o do Internacional - que junto com o América originou o Atlético).

Uma observação: O segundo escudo abaixo nunca foi oficial. Era somente utilizado pelos jornais e revistas da época, que não tinham tecnologia para reproduzi-lo originalmente. Em razão disso, simplificaram as letras do CAP.

Já no fim da década de 80, as listras horizontais passaram a ser verticais, e o antigo monograma foi revitalizado.
A partir de 1995, o escudo tornou-se redondo, mantendo as cores tradicionais do clube e incluindo 1924, ano da fundação do time, além do nome Clube Atlético Paranaense por extenso. Este escudo foi criado pela agência Mercer Comunicação de Curitiba, que era comandada pelo publicitário e atleticano Nelson Fanaya Filho. Foi criado pelo diretor de arte Paulo Surek.


A EVOLUÇÃO DO ESCUDO


MASCOTE
O Clube Atlético Paranaense tem duas figuras que simbolizam a entidade. A primeira mascote, o “Cartolinha”, simboliza a força e a grandeza da agremiação.

Cartolinha, primeira mascote do Atlético-PR
Porém, em 1949, após ser apelidado de “Furacão”, devido a uma belíssima campanha no Campeonato Estadual, o time ganhou outra mascote.
WWW.FUTEBOLRETRO.NET
Furacão, segunda mascote do Atlético-PR

UNIFORMES
A camisa rubro-negra do Atlético Paranaense sintetiza o duplo ideal de vitória das equipes que uniram para fazer o Furacão nascer. Ela é a combinação perfeita de raça, força e tradição.

O vermelho, como o sangue que nos corre nas veias, vieram da camisa do América e as negras saíram do uniforme do Internacional. No princípio e durante muitos anos, elas foram perfiladas na horizontal. Mas no final dos anos 80, o Atlético decidiu resgatar a origem das duas cores de seu uniforme, e o sentido das listras mudou.

A camisa do Internacional - clube que antecedeu o CAP - também tinha listras, mas sempre em sentido vertical. Por este motivo, o Atlético mudou seu uniforme, resgatando sua origem e a memória do clube que se uniu ao América, originando o Rubro-Negro.
TECNOLOGIA
A parceria entre Atlético Paranaense e UMBRO começou em 1997. Coincidentemente, o ano de fundação da UMBRO, 1924, é o mesmo em que surgiu o Atlético Paranaense. A marca inglesa é responsável pelo fornecimento de material esportivo do Furacão. A UMBRO está presente em mais de 70 países.

O modelo da camisa número 1 do Atlético Paranaense tem em sua totalidade as listras tradicionais rubro-negras. As mangas são vermelhas com recortes pretos. O escudo em tear foi aplicado no centro da camisa e o símbolo da Umbro tem a cor dourada para harmonizar com a estrela do título Brasileiro de 2001. Os recortes dos ombros valorizam a silhueta do atleta e tornam o visual mais harmônico.

Os desenhos do calção e dos meiões completam a harmonia da camisa. Pela primeira vez, os meiões têm o escudo bordado e as siglas do nome do Atlético Paranaense inscritas em jacquard no dorso da perna.

A tecnologia utilizada para a confecção das peças visa deixar os uniformes mais leves e secos para potencializar a performance dos atletas. O acabamento Vtech foi utilizado em diferentes texturas de tecido. Na frente da camisa foi utilizada uma construção de microcanais para facilitar a condução do suor para o lado externo da peça. Nas costas foi utilizado um tecido mais leve e com pequenos furos para aumentar a capacidade de evaporação do suor. Os recortes laterais da camisa também facilitam esse procedimento.

A modelagem do material foi desenvolvida de acordo com pesquisas da Umbro Internacional. Foi utilizado o conceito "Advanced Fit Concept", que potencializa a movimentação dos atletas ao utilizar medidas especiais, recortes ergonômicos e detalhes diferenciados.

WWW.FUTEBOLRETRO.NET 

Nenhum comentário:

Postar um comentário