Hoje o Grêmio estréia na Copa do Brasil contra o Grêmio Jaciara, do Mato Grosso. O time é um clone do tradicional clube gaúcho, e o interessante evento abriu nos últimos dias umas discussão sobre o assunto. O site oficial do Grêmio tem uma matéria, e o Blog do Torcedor do Globoesporte.com também fez um interessante levantamento sobre as cópias tricolores. Me fiz valer desses artigos para escrever este post.
Cópias dos grandes clubes estão por todo o Brasil, não só do Grêmio. Mas nunca se viu tantas cópias no exterior como do tricolor gaúcho. Na primeira divisão do campeonato japonês, o Kawasaki Frontale tem o uniforme igual ao gremista. Fundado em 1995, ano em que o Grêmio jogou o Mundial contra o Ajax em Tóquio. No início, até mesmo o distintivo era igual, mas no fim dos anos 90 foi redesenhado.
Ainda temos exemplos de clubes na Suíça e nos Estados Unidos. Além do Almagro, da Argentina. O time portenho é considerado irmão do Grêmio, com uniforme igual também. Exemplos no Brasil sao vários, como o Jaciara e o Montes Claros.
Seria a beleza da camisa gremista que inspira tantos clubes pelo mundo a copiá-la? Lembro que em 2005 a camisa do Grêmio foi considerada a mais bonita do mundo pela revista Monet, da editora Globo. Em 1996 foi a camisa mais vendida do mundo. Seria a combinação única do azul, preto e branco? Afinal não existe nenhum outro grande clube no mundo com esta combinação. Também podemos considerar a grande visibilidade mundial do clube, tendo disputado duas vezes o mundial interclubes, além de ser um dos times brasileiros que mais participou da Libertadores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário