brasil1970

terça-feira, 3 de novembro de 2009

Como vs analisam a evolução dos goleiros?



Como vs analisam a evolução dos goleiros?

Caros debatedores é comum vermos - literalmente - em todas as rodadas dos nossos campeonatos, verdadeiros "milagres" em campo, protagonizados por está nova geração, espetacular, de goleiros. E o por quê disso? Se quiserem enriquecer o tópico, citem os goleiros que viraram exemplos para- estes - da novíssima geração - que já despontam com destaque no cenário do futebol.

Na minha opinião (longe de ser um especialista no assunto), alguns fatores colaboraram pra isso:

- goleiros mais altos e mais fortes (com os treinamentos específicos, aliam o porte físico a rapidez).

- A escola de Dida, Taffarel e Julio Cesar (dentre outros gdes nomes aqui e do exterior), que abriram um leque de jogadas que os transformaram em verdadeiros paredões. Julio Cesar, por exemplo, muitas vz salta antes da bola ser cabeceada (e se não fizesse isso, a chance de defesa seria quase nula) e, por isso, já fez defesas à queima-roupa, dignas de serem chamadas de milagres. E já vemos garotos fazendo isso por aí!

- goleiros-mestres do Brasil (além dos já citados), na minha opinião: Carlos (calmo e sempre bem posicionado), Rogério Ceni (às vz um líbero e opção de tiros livres; faltas e penaltis) além da identificação com o clube; Marcos (tb. o envolvimento com as cores do clube) e um manancial de defesas espetaculares (que superaram em muito, as eventuais falhas - mesmo bizarras - do gde. arqueiro). No exterior, não tenho a menor dúvida: Sepp Maier (o mais completo de todos os tempos, na minha visão particular).
Acho que é a evolução física do futebol. Pode ser que com o futebol atual a parte técnica seja comprometida, por isso a escassez de craques. Porém para a posição de goleiro não há a necessidade do jogador ter técnica e habilidade. Então a evolução física só trouxe benefícios a eles:

Estão mais altos, logo possuem maior envergadura. Saltam mais alto, conseguindo pegar bolas antes impossíveis. Têm mais reflexo, resultado de treinamentos intensos.




Entre outros fatores, acho os goleiros de agora superior aos de antigamente. Espero que ninguém fique revoltado com minha opinião.



 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário