brasil1970

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Na Copa do Mundo de 1998,




Na Copa do Mundo de 1998, a Fifa decidiu inchar o torneio. Pela primeira vez na história, 32 seleções conseguiram vaga na mais importante competição de futebol do mundo. A França foi o país escolhido para ser a sede.
Há 12 anos sem participar da competição, os franceses montaram uma ótima equipe. Liderada pela genialidade de Zinedine Zidane, os anfitriões conquistaram o inédito título ao bater o Brasil na final, por 3 a 0, no novo "Stade de France", com dois gols de Zidane e outro de Petit.
A trajetória francesa incluiu uma suada vitória sobre o Paraguai, nas oitavas-de-final, por 1 a 0, e a eliminação da Itália, nas quartas, nos pênaltis. Na semi, um inspirado Lílian Thuram acabou com uma das surpresas da Copa, a Croácia, do artilheiro Davor Suker.
O Brasil chegou empolgado à final, após uma boa campanha nas fases anteriores, mas a partida foi marcada pelo nebuloso acontecimento envolvendo o centroavante Ronaldo.
Antes do jogo, ainda na concentração, Ronaldo sofreu uma convulsão e foi vetado para a partida. Uma escalação oficial foi divulgada com Edmundo no time titular.
Levado ao hospital, nada foi constatado e Ronaldo pediu para ser escalado. O técnico Zagallo o atendeu. Em campo, porém, o camisa nove pouco apareceu e a Seleção acabou derrotada.
O Mundial de 1998 foi também a Copa da televisão. A audiência total dos jogos foi de 37 bilhões de espectadores, uma média de 578 milhões por jogo.
Galeria de fotos

França adia penta da Seleção
 
 
Campeão França
 
Vice Brasil
 
3º colocado Croácia
 
Artilheiros
Davor Suker (Croácia)6
Gabriel Batistuta (Argentina)5
Cristian Vieri (Itália)5
Ronaldo (Brasil)4
Marcelo Salas (Chile)4
 
Dados da Copa
Ano:1998
País:França
Data (início/final):10/06 a 12/07
Seleção vencedora:França
Total de espectadores:2.775.400
Cidades-sede e estádios:10
Saint-Denis (Stade de France), Montpellier (La Mosson), Bordeaux (Parc Lescure), Nantes (La Beaujoire), Saint-Etienne (Geoffroy-Guichard), Marseille (Vélodrome), Toulouse (Stadium), Lens (Felix Bollaert), Lyon (Gerland) e Paris (Parc de Princes)
 
Dados dos jogos
Países participantes:32
África do Sul, Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Áustria, Bélgica, Brasil, Bulgária, Camarões, Chile, Colômbia, Coréia do Sul, Croácia, Dinamarca, Escócia, Espanha, Estados Unidos, França, Inglaterra, Irã, Itália, Iugoslávia, Jamaica, Japão, Holanda, Marrocos, México, Nigéria, Noruega, Paraguai, Romênia, Tunísia
Número de partidas:64
Número de gols:171
Média gols / partida:2,67
Final:França
3 x 0
Brasil
 
Destaques da Copa
Zidane
(França)

Dois gols na decisão contra o Brasil e muita categoria durante toda a vitoriosa campanha.
Ronaldo
(Brasil)

Uma convulsão na véspera da final atrapalhou as pretensões de Ronaldo.
Davor Suker
(Croácia)

Foi a referência do ataque da Croácia, que logo na sua estréia ficou em terceiro lugar.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário