brasil1970

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

As 3 estrelas do Santos



Nessa semana que passou o assunto das 3 estrelas do Santos voltou com tudo, após uma matéria do jornal local de Santos, A Tribuna. Há cerca de 40 anos o Santos deixou de usar a terceira estrela na camisa, em referência à Recopa Mundial, conquistada no final de 1967. Não há como negar a importância do torneio: de um lado, na América do Sul, o vencedor de Peñarol, Santos e Racing, grandes campeões da Libertadores, enfrentariam Internazionale ou o Real Madrid, que se enfrentariam. Se enfrentariam, pois o Real Madrid abriu mão da participação do campeonato, alegando falta de datas na agenda. A verdade é que o time espanhol por muito tempo nos anos 60, fugiu de possíveis confrontos com o Santos, de Pelé.

E no final das contas, o Santos foi campeão, vencendo a Internazionale em Milão, conquistando a Recopa Mundial. Um título de expressão e importante. Tão importante que o Santos colocou a estrela na camisa, mas depois de um tempo, voltou a usar apenas duas. O novo presidente do Santos disse que quer debater o retorno da terceira estrela à camisa do Santos.

Acho que se o clube considera que o título mereça estar bordado na camisa, porque não? O São Paulo tem duas estrelas que não são de futebol na camisa, o Corinthians carimba estrelas de campeonatos brasileiros... acho que se o Santos julga importante esse título, tem mais que borda-lo novamente.

No jornal A Tribuna colocaram fotos do Santos jogando com a camisa e tem a foto de um colecionador, Denis, que se eu não me engano já foi citado aqui no blog "Camisas de Futebola" exibindo a camisa rara das três estrelas. Meu scanner está desligado, então me esforcei e tirei uma foto do Jornal. Acho que dá para ilustrar a raridade.

Camisa do Vasco comemorativa

Para comemorar o retorno merecido do Vasco da Gama à elite do futebol brasileiro, o departamento de mkt do time está pensando em lançar um terceiro uniforme, com a faixa dourada. Até agora não foi confirmado... mas se lançarem, será uma boa. Mas bem que o número atrás poderia ser dourado também, huh?

West Ham United - Umbro

Quem é bem fã do Iron Maiden, de uma forma ou de outra acaba gostando do modesto time inglês West Ham United. Fica na cabeça aquele escudo no baixo do líder da banda, Steve Harris. E desde moleque (há uns 20 anos) eu sempre alimentava a vontade de um dia ter a camisa do time de coração do Steve Harris. Antigamente era complicado de achar camisas do Liverpool, Manchester ou Arsenal... pensar em ter do West Ham era um sonho impossível. De uns tempos pra cá as camisas dos hammers ficaram mais acessíveis, porém ainda caras.

E na semana passada consegui numa promoção a camisa que eu queria há muito tempo. E fiquei muito empolgado, pois a camisa vestiu MUITO bem em mim. O design das camisas da Umbro é fora de série e o estilo do corte da manga dá um visual elegante à peça. Naquele tecido "elástico" igual às camisas do Santos e Atlético-PR, os destaques ficam para as costas da camisa com aquele mosáico furadinho e para a frase "I'm forever blowing bubbles" na parte interna da camisa, nas costas.

A verdade é que olhando a camisa pela primeira vez só conseguia pensar "Umbro é Umbro...".

Bologna - Centenário

Essa onda de camisas retrô já atingiu 99% dos clubes, e o centenário é o melhor momento para caprichar na camisa e ganhar uma boa grana. Várias das já lançadas foram decepcionantes, alguns clubes exageraram lançando uma camisa retrô diferente a cada semana, e outras sairam bem interessantes, porém, na minha humilde opiniãonenhuma foi tão fiel aos conceitos como essa camisa do Bologna feita pela Macron. Não conheço nenhuma camisa dessa marca e não sei falar sobre a qualidade deles e tal, porém já ganharam meu respeito por terem feito essa ai, não só a camisa, mas o uniforme todo ficou show. Todos os detalhes tiveram a atenção merecida, botões, gola, o bolso com botão, é tudo realmente ao estilo da época que o clube foi fundado. Acredito que os torcedores ficaram realmente interessados em comprar uma dessas, se lançarem numa daquelas caixas com outros itens interessantes com certeza vai ser concorrido pra comprar um desses.



Réplicas das camisas da SELEÇÃO de 58, 62 e 70

Evento, realizado nesta quarta-feira no Museu do Futebol, no estádio do Pacaembu, reuniu muitas gerações de craques que levantaram a taça de campeão do mundo pelo Brasil.
Segundo o presidente da Associação dos Campeões Mundiais, Marcelo Izar Neves, a intenção não é simplesmente destinar a verba que for arrecadada (a previsão é de R$ 6 milhões) aos ex-jogadores. Mas sim reconhecê-los e agradecê-los pelas conquistas.
- Essa iniciativa não é para ajudá-los financeiramente, mas para reconhecê-los. Quando nós íamos para fora do país percebíamos que eram tratados como heróis e aqui estavam esquecidos. Como é que pode no Brasil os próprios campeões não serem reconhecidos?

- Estamos tentando a aprovação da CBF para fazer as réplicas das camisas usadas em 94 e 2002, pois esses jogadores também merecem. Esse primeiro lote será apenas para colecionadores. Mas estamos com outro projeto para que outras consigam adquirir essa recordação.

(...)

Se é pra reconhecimento ou ajuda financeira eu não sei... só sei que segundo o capitão santista Zito, ficaram iguais às camisas originais.

Aliás, 3 feras que honraram a camisa da Seleção e do Santos na foto acima...

Coleção santista

No ótimo blog Memória E.C., que faz parte da lista de blogs do GloboEsporte.com, saiu uma matéria a respeito de um colecionador santista, que possui algumas raridades do alvinegro praiano. Para quem gosta de coleções, vale muito a pena dar uma conferida.

Clique aqui.


Brasília recebe exposição de mais de 100 raras camisas são-paulinas
Peças são cedidas para o evento por um colecionador de Ribeirão Preto

O torcedor do São Paulo poderá ver camisas raras do clube em Brasília entre os dias 26 de setembro e 4 de outubro. Um acervo de mais de cem uniformes de Victor Estevão, colecionador de Ribeirão Preto, será exposto no Taguatinga Shopping, por uma iniciativa da Embaixada São-Paulina de Brasília.

Camisa dos 109 anos da Ponte Preta

Tá certo que estamos saturados essa história de lançar camisas comemorativas por qualquer bobagem, de datas sem muita lógica. "Comemorar" 109 anos, por exemplo, não tem muito sentido. De qualquer forma, o resultado do trabalho da Lotto pra Ponte Preta ficou sensacional. Acertaram em cheio no verdadeiro conceito de camisa retrô.

Quem se interessar, morrerá com 160 pilas na Loja da Macaca.

Nova camisa da Alemanha

Saiu no GloboEsporte.com:

"O jornal 'Bild' publicou fotos do uniforme que será usado pela seleção da Alemanha na Copa do Mundo de 2010. O craque Ballack foi o 'modelo' escolhido para fazer a divulgação. A nova camisa é praticamente toda branca, com detalhes em negro e linhas finas em vermelho e amarelo."






Gostei bastante do sobrio trabalho da Lupo na camisa do Náutico, como usada agora pouco na vitória contra o CAP. A única coisa que salta aos olhos, de verdade, é o número azul nas costas da camisa alvi-rubro. Seria esse expediente pra facilitar a vizualização?

Por ora, segue imagem da camisa que saiu no Terra. Assim que aparecer pela net, coloco uma imagem do tal número azul...


EDIT: Até agora, encontrei apenas essa pequena amostra no GloboEsporte.com. Já dá pra ter idéia, de toda forma...

Manchester City - Camisa 3 - 09/10

Nova camisa III do Manchester City. Parece-me que essa história de (i) releituras de camisas do passado e (ii) camisas com faixas transversas estão mesmo na pauta das fabricantes de modelos esportivos. Deve ser a quarta ou quinta camisa com esse perfil nos últimos tempos...

Mais detalhes: clique aqui!


Nenhum comentário:

Postar um comentário