brasil1970

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Sport Club Corinthians Paulista



http://www.futebolretro.net/Para festejar o 100 aniversário, o Sport Club Corinthians Paulista voltou às próprias origens na noite desta quarta-feira. Com as presenças de Neto, Biro-Biro e do atual presidente Andrés Sánchez, o clube reinaugurou o chamado Marco Zero, discreto monumento erguido na esquina entre as ruas José Paulino e Cônego Martins em homenagem à fundação da agremiação.




O evento deu continuidade às comemorações do primeiro século completado do clube e o clima de euforia do local acabou amenizado logo no início da cerimônia. O puxador oficial da Gaviões da Fiel e presidente do Comitê de Preservação da Memória Corinthiana (CPMC), Ernesto Teixeira, fez uma homenagem a dona de casa Amanda Ferraz Geremias, de 21 anos, morta após ser atropelada pelo ônibus alvinegro durante o Show da Virada, realizado nesta terça-feira, no Vale do Anhangabaú.



Veja mais notícias de Esportes na página do Abril.com



Novamente o ex-camisa 10 Neto acabou sendo um dos protagonistas da festa. O ídolo do clube e atual comentarista da TV Bandeirantes procurou inflamar a torcida presente ao local: "Vocês têm estádio, Centro de Treinamento, mas ainda seremos mais felizes. Além de ganharmos a Libertadores, vamos conquistar o Mundo também", discursou.



Antes do momento mais esperado da noite, a reinauguração do marco zero, a cerimônia contou com um foguetório e um minuto de silêncio para a jovem morta na festa do centenário do clube. Andrés Sánchez, trajado com um modelo retrô do Corinthians, com o número 10, acabou sendo o responsável por retirar o pano preto que cobria o novo símbolo da fundação.



"Era uma cobrança da torcida e com o apoio dos corintianos conseguimos revitalizar o marco zero. Agora, temos que manter ele desta forma para nunca mais ter que fazer a reforma que foi feita", afirmou o atual mandatário corintiano, após revelar para os presentes o novo marco-zero.



Pintado de alvinegro, o símbolo da fundação alvinegra ganhou a companhia de um poste estilo retrô, que sustenta as placas com o nome das ruas e possui um lampião, como ocorria em 1910, ano em que o clube fora fundado.



Também nesta quarta-feira, A Poderoso Timão, rede de lojas oficial do Corinthians, aproveitou a solenidade de reinauguração do Marco Zero para inaugurar sua 100 unidade na esquina entre as ruas José Paulino e Cônego Martins, local do nascimento da centenária agremiação. As cerimônias prosseguem até às 22 horas, quando os torcedores darão um abraço simbólico na sede de Parque São Jorge.



História do Marco Zero- Em 31 de agosto de 1910, um grupo de cinco operários do Bom Retiro acompanhou a vitória por 2 a 0 do Corinthian Football Club sobre a Associação Atlética das Palmeiras. No dia seguinte, os pintores Joaquim Ambrósio e Antônio Pereira, o sapateiro Raphael Perrone, o cocheiro Anselmo Correia e o trabalhador braçal Carlos Silva se reuniram, sob a luz de um lampião, no mesmo local para discutir a criação de um time de futebol.



Na noite do dia 1 de setembro, várias reuniões culminaram com a fundação da equipe, por volta das 20h30. Além dos cinco operários, outros entusiastas da ideia também participaram, entre eles César Nunes, irmão de Neco, primeiro grande ídolo, e o alfaiate Miguel Bataglia, nomeado como presidente. A homenagem ao Corinthian Football Club, time britânico em excursão bem sucedida pelo Brasil, foi determinada dias depois.



Radicado na Zona Leste desde que o presidente Ernesto Cassano adquiriu o Parque São Jorge em 1926, o Corinthians viveu no Bom Retiro em seus primeiros anos. Com 6 mil réis arrecadados entre moradores do bairro, o tesoureiro João da Silva comprou uma bola em uma loja da rua São Caetano em uma das primeiras aquisições do recém fundado clube.



Os primeiros jogadores do Corinthians, entre eles o ídolo Amílcar, defendiam a Associação Atlética Botafogo, time de várzea do Bom Retiro fechado pela polícia. Após estrear com derrota fora de casa diante do União da Lapa no dia 10 de setembro de 1910, um sábado, o clube venceu pela primeira vez na quarta-feira seguinte. Com gols de Luis Fabbi e Jorge Campbell, bateu o Estrela Polar por 2 a 0, no Bom Retiro.


http://www.futebolretro.net/


Nenhum comentário:

Postar um comentário