Primeiramente, antes de saber o que significa camisas retrô, a pergunta que fica é: O que significa Retrô?
Bom, vejamos a seguir a definição e origem da palavra Retro segundo o Wikipedia:
Definição:
“Retro é um estilo cultural desatualizado ou velho,uma tendência, hábito, ou moda do passado pós-moderno global, mas que com o tempo se tornam funcionalmente ou superficialmente a norma mais uma vez.”
Origem:
“A palavra “retro” deriva do prefixo latino retro, que significa “para trás” ou “em tempos passados” – particularmente como visto na forma de palavras retrógradas , o que implica num movimento em direção ao passado, em vez de um progresso em direção ao futuro e, a posteriori, referindo-se um olho crítico ou nostálgico do passado.”
Mas então o que seria as camisas retro? Essas camisetas são homenagens ao passado e que nos dia de hojem se tornam muito populares. As camisas de time tiveram uma grande evolução em sua história passando por diferentes versões diferentes para cada time de futebol.
Muitas pessoas hoje em dia gostam das camisetas retrô que marcaram a história de seus times, camisas que foram usadas em conquistas importantes ou que tiveram um grande valor em algum momento na vida dessas pessoas. É muito legar ver as pessos nas ruas usandos camisas antigas de times de futebol.
Alguns times de futebol, lançam os modelos antigos nos dias atuais, pois sabe que existe ainda o mercado para esse tipo de camisa.
E você? É fã de camisas retrô de times de futebol? Confira algumas imagens de camisas retrô do Corinthians e São Paulo.
Camisa Retrô do Corinthians 1977
Camisa Retro do São Paulo 1957