brasil1970

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Encontros eternizados - MARINHO CHAGAS & PRES. GEISEL




Marinho Chagas e o Presidente Ernesto Geisel em 1975.

Revista do Dia - MANCHETE ESPORTIVA 1957



Capa da Manchete Esportiva de 23 de Novembro de 1957.
Duelo entre o botafoguense Nilton Santos e o rubro negro Dida.
Os dois jogaram juntos na seleção brasileira.

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Esquadrão Inesquecivel - GRÊMIO 1962

O ano de 1962 foi inesquecível para o tricolor gaucho. Campeão gaucho , retomando a hegemonia do estado perdida no ano anterior para o Inter e campeão Sul Brasileiro.
O time tinha como base o esquadrão que foi penta campeão de 1956 a 60 aliado a novos e promissores jogadores.



O forte plantel gremista a partir da esquerda:
Pedro da Silva Pereira (presidente), Luiz Carvalho (vice de futebol), Valerio, Renato, Sergio, Jorge, Ortunho, Altemir, Airton Pavilhão, Almir, Mourão, Irno, Henrique. Agachados:
Sergio Moacir (tecnico), Drico (massagista)Adroaldo, Tesourinha II, Marino, João Severiano, Juarez, Milton, Fernando, Gilnei, Vieira e Ataide Carvalho (massagista)

O time tinha inumeros bons atacantes e o treinador e ex atleta do clube Enio Rodrigues aproveitava os em quase todas as partidas. Ora jogava Ivo Diogo, em outras Paulo Lumumba que acabou sendo o artilheiro do campeonato com 13 gols alem de Milton, Juarez, Joãozinho e Vieira.
A equipe gremista enfrentou seu arquirival por 3 vezes no campoenato e não perdeu nenhuma. No primeiro turno empate em 0x0 , no returno dentro do estadio dos Eucaliptos vitoria tricolor por 2x0 e por fim na decisão desta vez no Olimpico uma vitoria inesquevivel por 4x2.
O campeonato só foi decidido em 1963.

Grêmio 4 x 2 Internacional

07 de fevereiro de 1963
Olímpico, Porto Alegre (RS).

Gols: Ivo Diogo (2), Joãozinho e Vieira para o Grêmio e Flávio Minuano e Soligo para o Inter
Arbitragem: Eunápio de Queiroz. Público: 50 mil (aproximadamente).

Grêmio: Henrique; Renato, Aírton Pavilhão, Altemir e Ortunho; Élton e Milton Kuelle; Marino, Joãozinho, Ivo Diogo e Vieira. Técnico: Sérgio Moacir Torres.
Internacional: Gainete; Zangão, Ari Hercílio, Cláudio Danni e Soligo; Bandeira (Piloto) e Osvaldinho, Sapiranga, Flávio Minuano, Mauro e Gilberto Andrade. Técnico: Abelard Jacques.
Paulo Lumumba foi o artilheiro com 13 gols.

CAMPEÃO SUL BRASILEIRO
Em 1962, a Federação Rio Grandense de Futebol em parceria com o governo do Estado do Rio Grande do Sul e as Federações de Futebol do Paraná e Santa Catarina organizaram o 1º Campeonato Sul-Brasileiro de futebol, também chamado de Taça da Legalidade, uma homenagem ao movimento honônimo que visava empossar o Vice-Presidente João Goulart no lugar do Presidente Jânio Quadros que renunciara.
A campanha tricolor neste primeiro campeonato, que reuniu as forças máximas do sul do país, foi brilhante. Em dez jogos foram obtidas sete vitórias e apenas 3 empates. O título foi decidido antecipadamente em Itajaí-SC, num empate em 0x0 com o Marcílio Dias que foi o vice-campeão.
O último jogo foi o clássico Gre-Nal no estádio dos Eucalíptos com sua lotação esgotada, pois, o arquirival estava empenhado em macular a campanha tricolor com uma vitória sobre o Campeão. De fato, aos 11min, o ponteiro direito Sapiranga abria o placar para os colorados.
Contudo, o time vermelho não contava com a reação tricolor, virando o jogo através de Joãozinho aos 25 minutos da etapa final e Vieira, no minuto final, decretando o título invicto. A festa gremista culminou com a entrega da Taça da Legalidade feita pelo então governador gaúcho Leonel Brizola. Além deste troféu o Grêmio ganhou outras três taças das respectivas Federações Estaduais organizadoras do campeonato.
O paulista Romualdo Arppi Filho foi o arbitro da partida.

O tricolor entrando em campo no Estdaio dos Eucaliptos.
Ortunho e Airton Pavilhão, dois jogadores de seleção brasileira
e que ajudaram a defesa tricolor a sofrer apenas 4 gols.

Airton Pavilhão foi um dos herois na final contra o Inter
e que gerou a conquista do Sul Brasileiro

Vieira faz o gol da vitoria e é abraçado pelos companheiros.
Em pé: Sérgio, Ortunho, Elton, Aírton, Irno e Mourão
Agachados: Adroaldo, Joãosinho, Gessi, Milton e Vieira

Tabela de jogos do Sul Brasileiro26/01
Est. Olímpico
Grêmio 3 x 0 Metropol (SC)
04/02
Ponta Grossa PR
Grêmio 1 x 0 Operário (PR)
06/02
Curitiba PR
Grêmio 2 x 0 Coritiba (PR)
09/02
Olímpico
Grêmio 3 x 0 Marcílio Dias (SC)
13/02
Olímpico
Grêmio 1 x 1 Internacional
19/02
Olímpico
Grêmio 2 x 0 Coritiba (PR)
23/02
Olímpico
Grêmio 4 x 1 Operário (PR)
28/02
Criciúma SC
Grêmio 1 x 1 Metropol (SC)
03/03
Itajaí SC
Grêmio 0 x 0 Marcílio Dias SC
11/03
Est. dos Eucalíptos
Grêmio 2 x 1 Internacional

Técnico: Ênio Rodrigues

CampanhaJogos = 10
V = 7
E = 3
D = 0
GP = 19
GC = 4

Goleadores do Grêmio
Vieira =4
Élton = 3
Juarez = 3
Marino = 3
Milton Kuelle = 2
João Severiano = 2
Ribamar = 1

sexta-feira, 30 de abril de 2010

O Craque disse e eu anotei - REINALDO

Marquei com Reinaldo a entrevista para a parte da tarde no seu estadio. Fui pensando como sería recebido e se tudo daría certo pois afinal não sou jornalista. Sequer gravador eu possuo e improvisei com o apoio de meu filho a gravação com a maquina fotografica dele que aliás registrou tudo em video tambem.
Reinaldo chegou pontualmente de chapeuzinho pescador e veio nos cumprimentar. Sentamos numa mesa e lhe apresentei o Blog FTT e ele achou muito interessante este resgate dos grandes times e craques que fizeram a historia do nosso futebol.
Falei com ele que eu não era um jornalista mas sim um apaixonado por futebol e que gostava de conhecer a historia dos grandes jogadores.
A conversa foi fluindo e Reinaldo me deixou muito a vontade , mais pareciamos dois amigos numa mesa de bar pois a conversa saía naturalmente entre risadas e lembranças.
Senti um Reinaldo de bem com a vida, alegre e esperançoso no projeto do seu clube com a chegada da copa do Mundo ao Brasil.
Confiram a entrevista.



1)Reinaldo, você começou a jogar no profissional com apenas 16 anos. Você acredita que o Atletico poderia ter feito um melhor trabalho de fortalecimento , semelhante ao que o Flamengo fez com Zico ou foi azar mesmo a sua primeira contusão?
Não, os clubes não tinham esta visão.O futebol ainda era muito romantico , a preparação fisica era muito tímida e o desenvolvimento da medicina esportiva era muito precaria. O futebol era encarado mesmo pela sua condição tecnica e não tinha esta preparação do atleta. Eu comecei jogando com 16 anos corpo de adolescente , no meio de profissionais adultos onde eu levava uma desvantagem danada. Não tinha esta programação, este planejamento dos dias de hoje. Então a gente não pode nem culpar a direção do Atletico pois eles não tinham esta visão e muito menos da parte medica.

2) Como foi ser campeão mineiro em 1976 com um time de garotos como você, Marcelo, Paulo isidoro, Cerezo, Danival sobre o todo poderoso Cruzeiro campeão da Libertadores?




Foi uma grande alegria, uma afirmação pra gente que estava começando. O nosso time já estava jogando a um bom tempo junto, tinha um bom entrosamento, era um time jovem, rápido muito bem treinado pelo Barbatana. A gente reconhecia no Cruzeiro um grande time, uma grande equipe, embora a gente observasse tambem que o time do Cruzeiro era um plantel envelhecido. Jogamos respeitando o Cruzeiro mas após o primeiro jogo da final , com todo respeito , vimos que podiamos ser campeões e jogamos para isto. Vencemos os dois jogos.









3) Geralmente quando jogava contra o Cruzeiro suas atuações eram de gala. Qual foi o seu clássico inesquecivel ?


Acho que foram estes dois jogos das finais do mineiro de 76 mesmo. Foram dois jogos perfeitos. Alem de ter jogado muito bem, com jogadas de efeito eu fiz gol nos dois jogos e estas partidas então estão na minha memoria e que guardo boas lembranças.

http://www.youtube.com/watch?v=IzJWBf31LJw

Reinaldo fazendo o primeiro gol do Galo na primeira partida da final.

4)Eu me lembro bem dos duelos que você e Joãozinho travavam nesta época. Reinaldo arrebentando pelo Galo e Joãozinho pelo Cruzeiro. O que você achava do Joãozinho? Ele poderia ter ido a Copa de 78?


Olha, Joãozinho foi um craque, um genio, um jogador fantastico, ele reunia todas as qualidades de um craque. Ele era habilidoso, tinha força, ía pra porrada, inteligente, cabeceava.......bom enfim , Joãozinho era realmente um craque. Ahh eu gostava muito de ver o Joãozinho jogar. Eu assistía jogos do Cruzeiro para ver o Joãozinho jogar. Joãozinho foi um dos jogadores mais injustiçados da historia do futebol brasileiro............e até no Cruzeiro tambem. Acho que ele foi o maior , com todo respeito aos outros jogadores. Sem duvida que para aqueles que amam o futebol , eles sabem que Joãozinho foi um genio, um fora de serie. Ele merecia estar na Copa mas a historia foi um pouco cruel com ele. Aliás.............não foi cruel não , porque se a gente for buscar a historia do Joãozinho, vai ver que é uma historia maravilhosa. Sempre fui fã do Joãozinho e depois fiz questão de ser amigo dele. Tenho grande admiração por ele e ele fez muito pelo futebol. Era um jogador que ganhava o jogo, ganhava o campeonato com aquele jeito moleque dele.


5) No Atletico quem foi seu grande parceiro, aquele com quem só de olhar você já sabia onde se posicionar?
Eu tive dois grandes parceiros no Atletico que tinham aquele entendimento perfeito. Um foi o Marcelo e o outro o Cerezzo. Desde o juvenil , eram jogadores que tinhamos entendimento telepático, alem da gente se complementar alí. Fomos criados juntos e sabiamos a maneira de cada um jogar. Então, estes dois jogadores foram muito importantes na minha formação, na minha historia dentro do Atlético.

6) Se tivesse que fazer uma escolha, qual Atletico você prefere. O de 1976 com Vantuir, Cerezo, Danival, Marinho, Marcelo e Paulo Isidoro ou o de 80 com Luisinho, Osmar Guarneli, Cerezo, Chicão, Palhinha e Eder ?


O de 76 era um time bem superior, mais leve, mais tecnico, melhor treinado. Um time que talvez teve mais talento tambem. Reunía Marcelo, Marinho. Marinho foi um craque, Danival um craque, Cerezzo, o Heleno, o Ziza ótimo ponta esquerda. Enfim um time muito bom este de 76.
O de 80 era um time bom , time experiente mais pesado mas não iria resistir ao de 76
8) E os clássicos dos anos 80 contra o Flamengo, tinham um gostinho especial?




7) Qual foi a sensação que você sentiu quando em 1980 com o Maracanã recebendo mais de 150 mil pessoas, a torcida do Flamengo pegando no seu pé e você mesmo arrastando foi lá e fez o gol de empate?

Uai, foi inesprimivel (risadas). Foi uma sensação fantástica! Os jogos que nós fizemos contra o Flamengo, sendo o time de maior torcida em todo Brasil e tambem um time de tradição e que tinha tambem uma grande equipe com grandes jogadores, foram jogos inesqueciveis.Em 80 então no Maracanã, foi a consagração, a gloria, apesar de termos perdido o titulo foi a maior final de campeonatos brasileiros. As duas equipes sendo base da seleção brasileira. Um publico cque devia ter 200 mil pessoas pois se pagaram 155 mil outros tantos entraram com carteiradas.
Foi um jogo muito bonito com as duas equipes sendo buscando o gol. Nestes grandes jogos o grande jogador sempre tem um "plus", a dedicação é maior.

8) Porque afinal aquela sua expulsão pelo Jose de Assis Aragão? A que você atribui sua saida?

Ele quiz tumultuar o jogo, criar uma outra situação, mudar aquela situação do empate, pois o empate iria conduzir o Atletico ao titulo. Com a minha expulsão ele tumultuou o jogo. Eu era o jogador que tinha feito os dois gols , eu sempre jogava bem contra o Flamengo e desequilibrava apesar de estar machucado. Já no final do segundo tempo ele tinha de fazer alguma coisa, algo pra trazer um beneficio pro Flamengo e começou com a minha expulsão que foi gratuita. Eu passei em frente a uma bola de um impedimento que não houve e ele me deu cartão amarelo. Ele foi saindo e na volta já voltou me dando o vermelho como se eu o tivesse xingado. Não xonguei e mesmo se tivesse xingado ele não teria escutado com aquela barulheira do Maracanã.Então ele criou esta situação para favorecer o Flamengo


9) Mesmo sendo carrasco varias vezes do Flamengo até hoje você é muito respeitado por toda nação rubro negra. Isto é muito legal não é rei?

É muito legal. Eu graças a Deus, no país inteiro tenho este reconhecimento, carinho e admiração dos torcedores. Em particular a torcida do Flamengo, no Rio de Janeiro que sempre foram muito espontaneos. O carioca em geral se manifesta com alegria, ele te joga pra cima e tira onda tambem mas comigo quando falam especificamente deste jogo e começam a tirar marra, eu digo que se forem falar desta partida de novo eu vou empatar o jogo novamente e voces vão acabar perdendo o titulo (risadas gerais)...aí termina a discussão.


10) Falando em Flamengo, você jogou varias vezes na seleção com Zico. Foi um dos jogadores com quem melhor você se entendeu em campo?

Sem duvida. Zico era um jogador perfeito! Um meia armador que alem de saber organizar o time , sabia tabelar e tinha uma visão tática perfeita .Um jogador que tambem finalizava, chegava na area muito bem, acionava o centro avante. Ele foi um dos maiores jogadores do Brasil. Foi uma honra pra mim jogar ao lado do Zico que não só como jogador mas como homem é tambem um grande amigo, um profissional perfeito.

11) Como era seu relacionamento com Tele Santana?

Era bom, desde que cheguei ao Atletico Tele me conhecia. Acompanhou todo este meu desenvolvimento . Minha ida pra seleção, depois Tele tambem foi e me levou varias vezes. Em 1982 o Telê não quiz arriscar comigo porque eu tinha um historico de contusões e havia tambem muita onda, muita agitação extra campo a meu respeito e ele levou em consideração e então Tele me cortou da seleção e não me levou a Copa. Mas eu considero ele um grande profissional , um grande treinador qu eu tive e que contribuiu muito na minha formação.


12) Qual foi o seu grande tecnico no futebol?

Claudio Coutinho! Um treinador inteligente, revolucionario que mostrou uma nova perspectiva de jogo. Gosto muito tambem do Barbatana apesar da sua dificuldade em lidar com os jogadores. Ele foi um treinador estrategico e tem o Tele tambem. O grande mérito do Telê era que ele te colocava em forma. Extraía o melhor da sua forma fisica e tecnica. O Telê ensinava a situação de jogo. Acredito que quase todo jogador que passou pelo Tele apresentou sua melhor forma neste periodo.

13) Cite os 5 melhores jogadores que você viu no futebol.

Pelé, Cruyff, Zico, Cerezzo, Garrincha......eu vi Garrincha jogar tambem. É claro que eu posso falar mais uns 20 tambem no mesmo nivel. Romario ahhh Romario não pode ficar de fora desta lista, Rivelino.

14) Você acha que seu estilo de jogar é semelhante ao de Tostão?

Um pouco. Eu tinha um pouco mais de explosão. O Tostão sempre foi meia e eu sempre mais na frente e eu tinha mais de velocidade do que ele. Mas Tostão tinha inteligencia mais ampla , ele lançava mais, servia mais e era canhoto. Eu acho então que foge um pouco das caracteristicas não dá para comparar os dois. Tostão foi um jogador mais refinado.

ahhh (Reinaldo lembrando) Joãozinho tambem está nesta lista dos 5 melhores aí.



15) Porque você ficou apenas alguns meses no Palmeiras?

Ah eu tinha feito um contrato que já ia acabar em tres meses e então fui convidado para ir a Cuba, um encontro de intelectuais da America Latina. Nesta época, o Brasil não tinha nem relações diplomaticas com Cuba e eu fui e alem disto o Palmeiras estava numa fase muito ruim. Eu fui em agosto e meu contrato iria até Dezembro então resolvi antecipar a minha saida.

16) Explique melhor sua transferencia para o Cruzeiro. Foi marketing, você se arrependeu ou o que houve afinal?

A do Cruzeiro eu já tinha parado de jogar bola. Eu estava dando uma entrevista que tinha parado de jogar bola e neste dia estava com o Roberto Drummond quando o telefone tocou. Eu atendi e era o presidente do Cruzeiro Benito Masci. Ele me fez o convite e eu disse: presidente mas eu estou aqui dando entrevista que vou para de jogar bola (risadas) e ele disse não pára, vamos conversar. E eu disse que não tinha mais condições . Porem a dietoria do Cruzeiro insistiu muito e acabamos fazendo um contrato de 3 meses. Aí então eu fiquei treinando no Cruzeiro por uns dois meses mas aí eu vi que não tinha mais condição fisica. eu tinha que tomar remedio pra jogar bola e não tinha mais condição fisica. Eu tinha de ter uma preparação muito grande para mim jogar. Então eu fui parando e no final eu não estava nem indo treinar mais. Foi então que o presidente falou que eu tinha de fazer pelo menos um jogo. Então fiz um jogo e parei.

17) Qual foi ou foram os melhores zagueiros contra quem você jogou?
Figueroa, Mozer e Julio Cesar.

18)E para você qual foi o seu gol mais bonito?
Eu gosto muito do gol que fiz contra a Polonia pela seleção brasileira.

Foi sua estreia na seleção não é Reinaldo?
Foi minha estreia e eu dei aquele chapeuzinho. O gol da placa aqui no Mineirão eu tambem gosto, contra o America de Natal.



E o gol do chapeu sobre o Abel?
Ahh tem este aí mesmo. Este sobre o Abel foi espetacular.


19) E o tão badalado time do Santos, apelidado de Meninos da Vila. Quem merecia estar na seleção para esta copa?

Acho que o Santos tem jogadores que serão titulares da seleção. Robinho já é um deles e ele é genio. Este já é titular. Mas tem tambem o Neymar e o Ganso que estão numa fase espetacular e merecem a oportunidade de ir a Copa. Estes treinadores tem de ter coerencia nos seus discursos pois eles dizem que irão a Copa os melhores no momento e os melhores agora são estes. E até se não estiver melhor, apesar que o treinador tem as suas razões que a propria razão desconhece....(risadas) Eu acho que se ele trocasse Julio Batista pelo Neymar, Josué pelo Ganso acrescentaría para o grupo. Tudo bem que os caras estiveram com o Dunga este tempo todo mas ele não pode desviar a historia. Neymar fora da Copa é desviar a historia.

20) Quais são seus favoritos para a Copa ?

O Brasil sempre é favorito. Apesar que eu acho que vai ficar mais didicil pro Brasil esta Copa. Eu acho que a Espanha está muito bem, vem com um time muito bom. A Italia é sempre um time de resultados e a Inglaterra que tem uma seleção interessante.

E a Argentina Reinaldo?

Ahh eu não acho o time da Argentina bom não, apesar que eles sempre conseguem se superar atraves de muita raça. Eles tem uma determinação uma vontade quando a coisa vale capaz de superar esta deficiencia tecnica deles.

21) E seu projeto do BH Futebol Cultura. Como está e o que falta para decolar?

Falta uma politica no esporte deste país. Porque um clube como o nosso que tem patrimonio , um clube organizado que não tem divida nenhuma mas tambem não temo nenhum patrocinador. Eu acho que com a Copa do Mundo e as Olimpiadas vai haver um insentivo. O governo precisa deste fomento no futebol. Esta é a grande dificuldade que a gente tem aqui. Porem hoje com muito esforço e sacrificio a gente aqui toca o nosso projeto e estamos disputando o campeonato mineiro de juniores mas o que esperamos é chegar na primeira divisão do futebol brasileiro. Nosso clube não é um clube somente para a formação de jogadores. É claro formamos jogadores e vendemos jogadores mas temos objetivos maiores e a gente ve espaço principalmente aqui em Minas Gerais para estar disputando a primeira divisão do campeonato mineiro.
Tivemos um projeto aprovado pelo Minsiterio do esporte que não traz lucros finaceiros mas é educacional. Isto já é bom mas queremos começar a disputar a terceira divisão do mineiro em breve.

22) Pra finalizar o blog FUTEBOL DE TODOS OS TEMPOS tem a honra de realizar sua primeira entrevista com um dos maiores jogadores de todos os tempos no futebol brasileiro. Um jogador genial, que pensava segundos a frente de outros e que nos proporcionou gols antologicos. e inesqueciveis.
Que o povo brasileiro não se esqueça dos seus idolos e que dirigentes da CBF e dos clubes possam valorizar estes ex atletas como eles merecem.
O que pensa disto?

É muito triste que um país pentacampeão do mundo, que tem uma paixão enorme pelo futebol não tenha tanta memoria daqueles idolos que cescreveram esta historia. A CBF está muito bem organizada, é uma entidade muito poderosa mas acho que antes da CBF o governo deveria ter uma politica para o esporte como eu já havia falado. As centenas de clubes que existem no pais necessitariam de um maior apoio e um amparo pois a carreira de jogador de futebol é desgastante e depois que você encerra a carreira de jogador de futebol, você cai na sociedade sem muita experiencia, sem maiores habilidades e é cobrado por esta mesma sociedade. Durante a carreira o atleta trabalha com seu corpo em tempo integral e muitas vezes não tem tempo paro um estudo mais especifico e depois fica sem amparo.A maioria dos jogadores são aposentados por invalidez que é a herança que muitos ficam do futebol, com dores no corpo , alguns mancando e alem do problema fisico muitos ficam com problema pscicologicos.
Existe uma grande rejeição dos clubes para com seus idolos . Muitos não sabem respeitar seus idolos. Clubes que não respeitam seus idolos acabam pagando por isto. Falo isto porque eu mesmo sou considerado o maior idolo do Atletico, aclamado na rua e os torcedores gostam muito de mim mas os diretores não querem nem que eu passe perto do clube (risadas), A gente lamenta. este clube mesmo que eu criei era para ser uma extensão do Atletico . O clube tem 19 anos e eu nunca recebí nada, absolutamente nada do Atletico. A gente fica muito decepcionado com estes clubes e por isto eu fiz o BH Futebol Clube. Pelo menos aqui eu posso viver o futebol com tranquilidade, sem estas picuinhas pessoais.Claro que quando falo do não reconhecimento estou falando do clube e não dos torcedores. Passaram inumeras diretorias pelo Atletico e ninguem nunca valorizou os ex jogadores, aliás eu sempre fui rejeitado. A gente fica magoado por ter tomado tanta porrada por causa do Atletico fazer a historia do clube e não ser reconhecido.
Sou o maior artilheiro da historia do Mineirão e outro dia fui barrado no estadio, não me deixaram entrar para ver o jogo do meu Galo.
Ao final da entrevista o gesto dos Panteras Negras partido revolucionario dos Estados Unidos nos anos 60 e 70 imortalizado por Reinaldo nas comemorações dos seus gols.
******************
Dedico esta primeira entrevista ao amigo da FTT e meu pessoal Paulo Senra que foi quem fez o primeiro contato com o Reinaldo me passando o seu contato.

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Encontros eternizados - ZIZINHO & CLAUDIO




Zizinho o meio campo do Flamengo dá um abraço em Claudio Christovam do Corinthians em uma convocação da seleção brasileira em 1949. Na vitoria sobre o Chile no dia 13 de Abril de 1949 por 2x1 um gol de Zizinho e um gol de Claudio proporcionaram o resultado vitorioso da seleção do Brasil.

sábado, 24 de abril de 2010

Revista do Dia - MANCHETE ESPORTIVA 1959


Desde 1950, muitos jogadores foram aplaudidos no Maracanã. Outros tantos foram vaiados. Mas qual foi a maior vaia da história do estádio mais tradicional do país? Ela ocorreu há exatos 50 anos. Em 13 de maio de 1959, a seleção brasileira entrou em campo pela primeira vez no país depois da conquista de seu primeiro título mundial, no ano anterior. Oito campeões na Suécia foram escalados por Vicente Feola para enfrentar a Inglaterra em um Maracanã superlotado.
Duas ausências eram Vavá (que havia trocado o Vasco pelo Atlético de Madri) e Zagallo. Mas uma em especial desagradou a imensa maioria dos mais de 130 mil torcedores presentes. Feola optou por deixar Garrincha na reserva, escalando Julinho Botelho na ponta-direita.
Titular e um dos destaques do Brasil na Copa de 54, Julinho não foi ao Mundial disputado quatro anos depois por atuar na Fiorentina, onde brilhou intensamente e até hoje é lembrado .
Mas quase um ano depois da Copa, Julinho estava de volta ao Brasil – vestindo a camisa do Palmeiras. Feola decidiu escalá-lo contra a Inglaterra, deixando Mané no banco. Ao entrar em campo, após seu nome ter sido anunciado pelo locutor do estádio, o titular foi impediosamente vaiado. ‘Irmão mais velho’ de Garrincha, Nilton Santos teria dado força ao titular: “Vai lá e faz eles engolirem essa vaia”.
E foi o que o camisa 7 fez. E rapidamente. Precisou de apenas dois minutos e meio para operar o milagre de transformar vaias em aplausos. O ponta arrancou pela direita e abriu o placar para o Brasil. Na comemoração, liberou a raiva até então contida. E Julinho não se contentou com isso. Fez uma apresentação brilhante e deu o passe para Henrique marcar o segundo gol brasileiro, aos 28 minutos. Final: Brasil 2 x 0. Mais uma vitória da seleção. E um triunfo especial de um craque do futebol.
Perguntado pelos jornalistas sobre sua exibição de gala, Julinho respondeu:
“De que maneira poderia replicar às vaias? Confesso que fiquei estupefato com os apupos. Natural que preferissem Garrincha. Vaiar-me porquê? O público esquece depressa, de certo já não se lembrava de mim. Pois tudo que fiz contra os ingleses foi reavivar a memória do público. De resto, tudo bem: o público acabou fazendo as pazes comigo” – disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário