brasil1970

domingo, 12 de fevereiro de 2012

SANTOS


Quando um clube faz cem anos de idade, todo torcedor da agremiação espera uma temporada com várias comemorações e coisas do tipo, incluindo aí uma linha de uniformes comemorativos, cheio de homenagens ao passado. Foi isso exatamente o que não aconteceu com a nova camisa do Santos, a primeira da história feita pela Nike. Claro que a data histórica não foi esquecida, com um detalhe bem interessante, que pode ser visto na primeira imagem, esta acima.
Fazendo total referência ao nascimento do clube, a Nike apostou no básico e imprimiu as datas de criação e comemoração do centenário do Santos, 1912 e 2012. Fora isso, na parte interna da gola, aparece a inscrição 'Menino da Vila desde 1912', que serve como a tradicional frase que a empresa americana aplica em cada uma de suas equipes. São legais as referências? São, sem dúvida. Mas são suficientes? Não, nem de longe. Tanto por seu passado, que contou com jogadores do porte de Pepe, Mengálvio, Coutinho, Pagão, Serginho Chulapa, Giovanni, Diego e Robinho, sem mencionar, claro, Pelé; como os atuais Neymar e Ganso, pede por algo a mais além de uma frase bonita e a data de nascimento do clube.
No ano em que todos os torcedores do time do litoral de São Paulo esperavam uma camisa especial de centenário, somado ao fato do início da parceria com a nova fornecedora, a Nike neste primeiro momento decepciona com o lançamento comum, que poderia muito bem ser um novo modelo da Umbro. 
Sobre a camisa, ela é branca, e traz de volta a gola careca na mesma cor. Nas laterais a peça apresenta pontos para circulação de ar, como em tantos outros templates da marca inglesa. De resto, a única real novidade é a inclusão do logo da Nike ao lado.

Mas como já disse, se tivessem os losangos da Umbro ao invés do swoosh da Nike, e em um ano comum, a maior parte dos comentários negativos seriam deixados de lado, e o lançamento visto sem maiores problemas. Mais além, caso a camisa do centenário estivesse nas mãos da Umbro, é provável que o resultado fosse superior, já a empresa inglesa vinha de uma parceria com mais de dez anos.
Em resumo, a nova camisa do Santos não é feia, apenas simples demais para um clube de seu tamanho e história, ainda mais no ano em que completa seu centenário. O alento dos torcedores fica para o lançamento do uniforme listrado, e o especulado azul. Não se sabe quais são os planos da Nike, mas uma camisa especial de centenário também não seria vista com olhos ruins.

Nenhum comentário:

Postar um comentário