WWW.FUTEBOLRETRO.NET

O retorno do New York Cosmos foi registrado pelos renomados fotógrafos Jamel Shabazz (Nova York) e o brasileiro Bob Wolfenson e para quem não conhece Bob, aqui vai uma prévia. Ele já tirou fotos de personalidades como Caetano Veloso, Chico Buarque, Fernanda Montenegro e Jô Soares, além de ter recebido vários prêmios no mundo na moda e publicidade.
Entre 1982 e 1984, Bob morou em NY e viu o time de Carlos Alberto Torres, Franz Beckenbauer e Giorgio Chinaglia brilhar em campo. Ainda aspirante a fotógrafo, foi assistente de um famoso na profissão, Bill King. Mas foi quando voltou ao Brasil que sua carreira fluiu.
O brasileiro é um homem de sorte. Em agosto deste ano, esteve em Manchester para fotografar Pelé e, a convite da Umbro, assistiu ao retorno do New York Cosmos no amistoso com o Manchester United no Old Trafford.
Bob concedeu entrevista para o blog da Umbro, comentando sobre como foi fotografar o Rei do Futebol e sua ligação com o New York Cosmos. Confira com exclusividade:
Quantas vezes você já fotografou o Pelé?
B: Em Manchester foi a 5ª ou 6ª vez que fotografei o Pelé.
Quando foi a primeira vez?
B: Foi em 1995, em uma foto para revista Placar em que fotografei Pelé com seu pai e seu filho. Foi um registro da família.
A impressão que você teve do Rei do Futebol da primeira vez e agora foi a mesma?
B: Minha impressão é a de que Pelé continua reinando. É impressionante como continua jovem apesar de ter 70 anos.
Você já morou em Nova Iorque. Como foi esta experiência e qual sua relação com a cidade?
B: Morei em Nova Iorque nos anos 80. Minha filha mais velha mora lá [ele tem três filhas: Chica, de 33, Helena, 23, e Isabel de 20 anos]. Então, minha relação com a cidade ainda é forte. Vou para lá pelo menos uma vez por ano. Costumo ficar no Soho, mas não diria que é meu bairro favorito.
E sua relação com o New York Cosmos?
B: Eu vi um jogo do Cosmos nos anos 80, quando morava lá. Foi o jogo de despedida do Carlos Alberto. O estádio estava cheio! Não me lembro o placar, mas foi um jogo sensacional! [New York Cosmos 3 x 3 Flamengo]
Que tipo de foto você mais gosta de fazer?
B: Gosto do que eu faço. Gosto das fotos de moda, dos retratos, dos meus trabalhos pessoais. Acho que é a diversidade que me possibilita melhor trânsito entre todas as áreas em que eu atuo. É a diversidade que me possibilita muitas coisas. Não seria este fotógrafo que faz retrato se não fosse este que faz moda ou publicidade ou este que faz trabalhos pessoais.