brasil1970

domingo, 31 de julho de 2011

O craque disse e eu anotei - RONALDO DRUMMOND

WWW.FUTEBOLRETRO.NET

O craque disse e eu anotei - RONALDO DRUMMOND

Consegui o telefone do Ronaldo através do departamento de marketing do Cruzeiro . Muito atencioso já no  primeiro telefonema, marcamos a entrevista em seu escritorio. Foi um bate papo descontraido com um jogador que marcou seu nome na historia do futebol brasileiro com titulos e um gol em especial. Acompanhem a entrevista.


FUTEBOL DE TODOS OS TEMPOS - Você começou nas categorias de base do Atletico ou do Cruzeiro?
RONALDO - No Cruzeiro. Fiquei quase um ano no Cruzeiro até que a diretoria foi no Atletico e pegou o Mario Jorge que vinha muito bem nos juvenis deles. Para dar o troco a diretoria atleticana me buscou no Cruzeiro. Acabei ficando no clube de 63 a 72.

Esta é uma imagem bem rara. Ronaldo Drummond jogando pelos juvenis do Cruzeiro.


Juvenis do Atletico em 1963


FTT - E você chegou a jogar com Tostão , Natal ou Dirceu lopes nos juvenis?
RONALDO - Tostão eu joguei com ele antes de qualquer um pois jogávamos na varzea no Araripe depois no Imperial, dois times amadores de BH.

Ronaldo e Tostão . Os primos no futebol varzeano de Belo Horizonte.



FTT - Subiu para os profissionais em uma epoca dificil pois do outro lado estava o Cruzeiro de Natal, Tostão, Dirceu lopes e Piazza.
RONALDO - Foi uma época dificil sem duvidas. O Cruzeiro foi pentacampeão mineiro , alem da Taça Brasil. Eu e Lacy por exemplo que subimos da base, fomos dos poucos que consiguimos nos manter durante todos estes anos.  Trocavam jogadores e eu continuava lá. O Buião saiu foi para o Corinthians, o Vaguinho depois tambem e eu continuava no time. Quer dizer numa epoca em que o Cruzeiro era quase imbativel e a diretoria do Atletico tentava acertar trazendo outros jogadores , eu  sempre continuava ali nos planos do tecnico. Quer dizer , eu tinha meu trabalho reconhecido.


Ronaldo Drummond e Tostão antes de mais um clássico entre Atlético x Cruzeiro nos anos  60.


FTT - Pois se o Cruzeiro cedeu varios jogadores a seleção brasileira neste periodo, o Atlético representou o Brasil no jogo contra a Iugoslavia em 1968. Lembre um pouco desta partida.
RONALDO - Na verdade foi um reconhecimento da CBD ao bom time do Atletico naquela época. Nós só não eramos campeões mineiros porque o time do Cruzeiro era realmente melhor mas nosso time era muito bom tambem. Veio o convite e fizemos o jogo contra a Iugoslavia representando a seleção brasileira

FTT - Você fez um gol inclusive na vitoria por 3x2.
RONALDO - Eu fiz um, Amauri Horta e Dario os outros. A Iugoslavia naquela epoca tinha um grande time, muito tecnico.

Em pé a partir da esq. Vander , Grapete, Vanderley Paiva, Mussula, Normandes e Decio Teixeira. Agachados: Ronaldo , Amauri Horta, Vaguinho, Lola e Tião.




Atletico x Botafogo em 1968. Após chute de Adilson, Manga rebate e Ronadlo faz o gol atleticano.

FTT - Veio então o titulo mineiro de 70. Foi uma grande alegria e motivo de alivio ?
RONALDO - Ahh foi. Quebramos a hegemonia do Cruzeiro e ali começava ser formado pelo Telê Santana aquele time que acabou sendo campeão brasileiro no ano seguinte (71).

FTT - Campeões mineiros e agora brasileiros em 71. Conte um pouco desta campanha do titulo mais importante na historia do Atletico.
RONALDO - Bem, os grandes times brasileiros da epoca eram o Palmeiras, São Paulo, Botafogo e Cruzeiro. O Atletico era um time muito bom, com grandes jogadores mas que ainda não tinham despontado para o cenario brasileiro. Tinha o Humberto Ramos, o Lola, o Vantuir , o Oldair que jogava no meio campo e foi deslocado para a lateral e tinhamos peças de reposição importantes como o Spencer, o Beto. nosso time era muito bem estruturado e sabia o que fazer. Nós não tinhamos grandes estrelas, tinhamos o Dario, um grande artilheiro. Porem nós sabiamos onde queriamos e podiamos chegar e fomos crescendo e vencendo. No triangular final pegamos o São Paulo aqui e vencemos e depois o Botafogo no Maracanã.

Atletico campeãobrasileiro em 71 - A partir da esq: Renato, Humberto Monteiro, Grapete, Vanderley, Vantuir e Oldair. Agachados: Ronaldo, Humberto Ramos, Dario, Beto e Romeu Cambalhota.


FTT - Oldair e Cincunegui. Afinal quem era o lateral esquerdo titular naquele time?
RONALDO - O Oldair. O Cincunegui foi o lateral até 70. Depois que o Oldair chegou do Vasco ele passou a ser titular. Agora quando o Oldair jogava no meio o Cincunegui jogava de titular.

FTT - Você citou ainda a pouco o trabalho do Telê Santana começando . Já dava para notar nesta epoca que ele seria um grande treinador?
RONALDO - Eu sempre costumo dizer o seguinte: tem treinador e escalador. Telê foi daqueles treinadores que sabiam tirar o melhor de cada jogador. Aprimorava e explorava o maximo do potencial de cada um. Ele tambem consguia montar o conjunto como poucos. Sabia as peças que tinha nas mãos e onde colocar cada uma.
FTT - Você ainda trabalhou com outros dois grandes treinadores: Oswaldo Brandão e Zezé Moreira.
RONALDO - Sim , mas o Tele estava bem a frente. Outro que foi muito bom, principalmente nos fundamentos foi o Yustrich.


WWW.FUTEBOLRETRO.NET
FTT - Você e Vaguinho se revezavam ou chegaram a jogar juntos?
RONALDO - Jogamos juntos. Na verdade, antes era Buião, Lacy , Eu e Tião. Depois o Buião saiu e o Vaguinho passou a jogar ali. Eu mais no meio campo e as vezes na ponta direita. Neste ataque ja tinha o Dario. Aí eu sofri um grave acidente de carro e fiquei seis meses afastado do time. Quando eu voltei o Vaguinho havia sido vendido ao Corinthians e eu passei a jogar na ponta direita.

FTT - Quem diria, Vaguinho no Corinthians e você foi parar no rival Pal
meiras. Chegaram a se encontrar em São Paulo ou era cada um para o seu lado?
RONALDO - Não, a gente nem se via em São Paulo.Naquela epoca a gente jogava as  quartas e domingos e tinham as viagens ainda então não sobrava tempo. Nós nos encontrávamos aqui em Belo Horizonte nas ferias.


RONALDO É VENDIDO AO PALMEIRAS E SUA ESTRELA COMEÇA A BRILHAR


FTT - E você fez parte daquele time que é chamado a Segunda Academia do Palmeiras. Era facil jogar ali?
RONALDO - Jogar era mas foi dificil para mim que cheguei do futebo mineiro e em São Paulo estavam mais avançados e era complicado entrar naquele time do Palmeiras.  O Edu era muito querido pela torcida do Palmeiras mas o Brandão gostava muito do meu futebol. Na verdade quem foi o responsavel por eu  ir para o futebol paulista foi o Gerson. Quando o Oswaldo Brandão era tecnico do São Paulo ele me indicou. Tentaram me contratar e não deu certo na epoca. A primeira coisa que o Brandão fez quando foi para o Palmeiras foi pedir a minha contratação. Eu entrava as vezes no lugar do edu, até que aconteceu uma coisa chata no clube. O Cesar foi pego no exame antidoping e tomou uma suspensão. Eu passei então a jogar então no lugar dele .

FTT - No Palmeiras você jogava mais de ponta direita ou centroavante?
RONALDO - Jogava nas duas , mas de centroavante.

FTT - Teve algum jogador em especial com quem você se entendia melhor neste time?
RONALDO - O Leivinha. Era um jogador muito inteligente e facil de se jogar.


FTT - O Palmeiras acabou sendo bicampeão e você conseguiu seu terceiro titulo brasileiro seguido. Acho que não tem nenhum outro jogador no Brasil que conseguiu repetir este feito.
RONALDO - Que eu saiba não. Eu costumo dizer que estava no time certo na hora certa. Peguei times estruturados. O Palmeiras vinha jogando junto a muito tempo e tinha uma base solida, forte.

A partir da esq. Eurico,Leão, Luis Pereira, Alfredo, Dudu e Zeca; Agachados :Ronaldo, Leivinha, Madurga, Ademir da Guia e Nei. 

FTT - E teve ainda o titulo paulista de 74.
RONALDO - O de 74 e o de 72. Pouca gente lembra deste titulo mas é um dos mais importantes na historia do Palmeiras. Fomos campeões invictos. O unico titulo em toda historia do campeonato paulista vencido de forma invicta até hoje por um clube.Ninguem conseguiu repetir este feito até hoje. Sabe lá o que é isto, não perder nenhuma partida em um campeonato tão dificil como o paulista?


FTT - Porem em 1974 teve aquela famosa final contra o Corinthians. Eles estavam numa fila a quase 20 anos sem vencer um paulista. A torcida corintiana lotou o Morumbi e você fez o gol do titulo palmeirense. Foi o seu momento mais marcante no futebol ou teve outro?
RONALDO - O Plameiras nem tinha aquela obrigação de ganhar aquele titulo pois já vinha ganhando tudo. A carga toda era em cima do Corinthians. Tanto é que durante a semana tiveram varios telefonemas da torcida corintiana ameaçando nosso jogadores e coisas deste tipo. Para se ter uma ideia o estadio tinham 90% de corintianso e mesmo asim os 10% de palmeirenses não conseguiram se agrupar. Ficaram espalhados. Então o jogo começou e nosso time jogando muito tranquilo. Foi até que eu fiz o gol. A gente via o semblante e a preocupação do time deles. O Rivelino coitado botaram toda pressão e culpa pra cima dele. Acabou que o Corinthians foi encolhendo, encolhendo. Eu naquele jogo fiz dois gols mas o Boschilla anulou um, pura sacabnagem pois foi legal. Ele alegou pé alto mas já estava 1x0 e final de jogo e resolveu anular. Mas aquele jogo realmente pra mim foi historico. Até hoje lembram e falam deste jogo.

O famoso gol de Ronaldo pegando de primeira a bola e deixando o Corinthians na fila por mais alguns anos.

FTT - Ganhar do Corinthians tinha um gosto especial ?
RONALDO - Para mim não. Se estivesse ali São Paulo , Santos ou outro time e seria a mesma coisa. Somente que o Corinthians estava numa situação muito delicada pois estavam a 20 anos sem ganhar um titulo. Claro que para os palmeirenses teve um sabor mais gostoso. O problema foi para mim sair do estadio. Eu e o Leivinha tivemos que sair escondidos numa Kombi destas tipo furgão, acompanhado de dois policias e com metralhadora dentro do carro. Nos levaram até dentro da garagem do nosso predio, porque eu e Leivinha morávamos no mesmo edificio e nos aconselharam a não sair. Para se ter uma ideia, minha esposa tinha ido para São Paulo porque estavamos fazendo naquele dia 2 anos de casamento mas o pessoal aconselhou a não sairmos na rua para comemorar. O onibus do Palmeiras saiu normal com o restante dos jogadores. Esperei então, peguei meu carro e vim para Belo Horizonte passar as ferias aqui. Só voltei para São Paulo no final de Janeiro e  aí o clima já tinha esfriado.

FTT - E depois de ganhar varios titulos no Palmeiras você foi jogar no Cruzeiro.
RONALDO - O que aconteceu foi que o Palmeiras desmontou todo o time. O Leivinha e Luis Pereira foram para o Atletico de Madrid, o Eurico foi para o Grêmio, o Cesar parou e eu fui para o Santos. Só que o Santos tambem estava numa grande transição. Pelé tinha saido, e a base daquele timaço já não existia mais. Fiz umas seis partidas lá e apareceu o Felicio Brandi, presidente do Cruzeiro me convidando para jogar no clube. Eu logo pensei na chance de ganhar finalmente uma Libertadores pois já tinha disputado 4 e nunca havia ganho.O Felicio  disse para ver o que eu conseguiria com a diretoria do Santos sem informar para qual time eu iria. . Eu rescindi então com o Santos. Cheguei então na diretoria do Palmeiras e disse que  tinha a chance de voltar para BH e ageitei as coisas e acertei. Cheguei a BH mas o Felicio falou que não iriamos divulgar nada , para ficarmos calados. Fiquei dois meses na cidade , fui a varios jogos do time no Mineirão e esperamos terminar o campeonato brasileiro de 75 e então o Felicio anuciou a minha contratação.


RONALDO VAI PARA O CRUZEIRO E PRA VARIAR MAIS UM GRANDE TITULO

FTT - No Cruzeiro você fez parte de um timaço. Só do meio campo para frente tinham Piazza, Ze Carlos, Eduardo, Roberto Batata, Palhinha, Jairzinho, Joãozinho e você. Qualquer um que jogasse e o time estaria bem servido.
RONALDO - Era outro time que não era facil ser titular. Tinha muita gente boa. Só que todos tinham muita amizade e respeito um pelo outro.

FTT - Você pode jogar ao lado de tres grandes duplas do futebol. Tião e Dario, Leivinha e Ademir da Guia e Palhinha e Jairzinho. Qual te impressionou mais?
RONAlDO - Você citou bem. Eu tive muita sorte no futebol de jogar em grandes times. Meu futebol era mais solidario e eu acabava encaixando nos times e pude jogar ao lado de excelentes jogadores. Estas duplas que você lembrou foram perfeitas. O ataque do Cruzeiro naquela Libertadores teve o Palhinha e Jairzinho arrebentando, o Joãozinho  numa forma exuberante, o Batatinha (Roberto Batata), Eduardo enfim era um ataque perfeito. O mais importnate é que antigamente ra diferente. Nós jogadores eramos amigos mesmo. Nos encontravamos , viviamos aquela amizade dentro dos clubes.

Ronaldo, Palhinha e Jairzinho . Um ataque impossivel na primeira partida da final no Mineirão. Cruzeiro 4x1 River Plate.
WWW.FUTEBOLRETRO.NET
FTT - Como foi o astral dos jogadores na primeira partida após a morte do Roberto Batata naquele Cruzeiro 7x1 Alianza?
RONALDO - Foi muito dificil. O Batata era muito querido por todos. Não tinah como não lembrar dele a todo instante. Eu entrei no segundo tempo e o jairzinho e Palhinha arrebentaram com o jgo . Fizeram todos os gols.

FTT - Na segunda partida da final na Argentina o River Plate venceu por 2x1 mas teve muita catimba e confusão. Conte um pouco deste jogo.
RONALDO - Como eu te disse disputei varias outras libertadores e com um time como o do Palmeiras e nunca ganhei nada. A Libertadores era muito mais dificil. O pau comia em campo, não existia exame antidoping, os caras cuspiam na sua cara, a noite jogavam bombas na frente do hotel para não deixar a gente dormir. Para se ter ideia o unico e ultimo campeão brasileiro na Libertadores tinha sido o Santos em 63. Já faziam 13 anos. E neste jogo contra o River não foi diferente. Muita catimba e pressão. Acabou que expulsram o Perfumo e o Jairzinho..

FTT - Veio então a terceira partida em campo neutro, no Chile. Você jogou o tempo todo no lugar de Jairzinho. Foi sua estrela brilhando novamente?
RONALDO - Foi sempre tive estrela. Te digo que se  aquele jogo não fosse em campo neutro, se jogassemos na Argentina a gente não levava. Mesmo emSantiago eles catimbaram demais, fizeram o segundo gol sem o juiz autorizar e arranjaram muita confusão. Só que n´so tinhamos um time muito forte e tecnico e vencemos.

Ronaldo carregando a historica Taça Libertadores de 1976 conquistada contra um  grande time, o River Plate.


FTT - Mas o River Plate era um time repleto de craques tambem.
RONALDO - Pra você ter uma ideia, ele deu seis jogadores para a seleçaõ argentina que foi campeã do mundo dois anos depois. Perfumo, Passarela, Alonso, Fillol, Luque, Más , Merlo todos grandes jogadores.

FTT - Depois teve pelo campeonato mineiro um clássico com o Atletico que ficou empatado em 1x1 e você fez o gol do Cruzeiro. Qual foi a sensação de jogar contra o clube que o lançou para o futebol ?
RONALDO - Olha neste jogo empatamos em 1x1 e eu fiz o gol do Cruzeiro. Foi algo diferente pois eu nunca tinha feito um gol no Atletico. Foi gostoso.

FTT - E você comemorou normalmente?
RONALDO - Claro. Acho que o momento em que você faz um gol é algo muito seu, especial. Porque eu não iria comemorar? Comemorei, abracei meus companheiros. É o clube que me pagava.


FTT - O que você pensa destes jogadores que não comemoram gol contra ex clubes hoje em dia?
RONALDO - Acho que não tem nada a ver. Foi como eu disse: cada um tem no gol o seu momento de extravasar , de comemorar. Não vejo porque não comemorar. Você não vai mexer e provocar a torcida adversari que já é outra historia e falta de respeito mas comemorar sim.


Fantastico quadro de medalhas com os diversos titulos e premios que Ronaldo conquistou.
FTT - Qual foi o seu momento de maior alegria no futebol?
RONALDO - Olha eu tive muitas alegrias e bons momentos no futebol. Ganhei muitos titulos mas o que me marcou mais foi o de campeão brasileiro de 1971 pelo Atletico. No Cruzeiro o tão sonhado titulo da libertadores tambem ,mas ele foi conquistado fora do Brasil e não foi a mesma coisa.

FTT - E decepção teve alguma?
RONALDO- Tive. Eu sonhava em disputar um mundial. Chegou o jogo contra o Bayern e eu estava vivendo um grande momento. Na Alemanha eu já não joguei e esperava jogar no Brasil. Treinei bem a semana toda e na hora da escalação na Toca da Raposa , o Zeze disse que o Jair (Jairzinho) é quem ia pro jogo. Na hora me deu uma esfriada, uma decepção, uma raiva  tão grande que cheguei e falei com o presidente que eu iria embora e não continuaria concentrado. Vieram os jogadores , o Furletti (diretor de futebol) e me convenceram a ficar. Eu esperava que ele me lançasse no decorrer da partida mas não aconteceu. Deste dia em diante resolvi abandonar o futebol

Bruno e Ronadlo em seu escritorio decorado com diversos quadros de seus momentos no futebol.


FTT - Aponte 7 dos maiores jogadores que você jogou a favor ou contra.
RONALDO - Nossa joguei com muita gente boa. Pelé, Ademir da Guia, Tostão, Dirceu Lopes, Rivelino, Jairzinho, Gerson. Sete são poucos.

FTT - Você jogou com dois genios, Ademir da Guia e Dirceu Lopes . Eles tinham espaço na seleção de 1974?
RONALDO - Tinham. O Ademir era impressionante. Os adversarios o respeitavam demais. Eu e Leivinha levavamos porrada mas ninguem batia nele, tinham enorme respeito por ele. Jogava demais.



Ronaldo Drummond atualmente

FTT - Não acha estranho que em um pais onde tivemos camisas 10 geniais como Pelé, Rivelino, Ademir da Guia e Dirceu Lopes hoje vemos os argentinos mandando com Montillo, D'Alesandro, Conca agora vem o Martinucio alem de terem o maior jogador do mundo que é o Messi. O que aconteceu com o futebol brasileiro? Mudou a forma de jogar?
RONALDO - Boa pergunta mesmo.Realmente não temos hoje um grande camisa 10. O Cruzeiro tem o Roger que é um bom jogador e o que mais chega perto é o Ganso mas ainda precisa mostrar um pouco mais. Talvez o sistema de jogar com tres volantes e muita marcação esteja atrapalhando o surgimento destes camisas 10.

FTT - Tem espaço para se jogar com pontas no futebol atual?
RONALDO - Eu se fosse tecnico jogaria no 4-3-3 com dois pontas. Eu por exemplo já na minha epoca voltava para marcar e porque não pode fazer isto hoje? Só que você tinha antes o apoio dos laterais e que sabiam cruzar muito bem . Você tinha um Eurico, o Nelinho e o ultimo bom lateral que vi poraqui foi o Paulo Roberto Costa que cruzava muito bem. Hoje tem alas que não sabem cruzar, é questão de fundamento. Isto quem tem de trabalhar é o treinador como o Yustrich fazia, treinando "cavadinhas" e passes longos.


 
 

sábado, 23 de julho de 2011

Encontro Eternizado - KUBALA & DI STEFANO

WWW.FUTEBOLRETRO.NET
Na primeira foto os dois craques conversam antes de mais um clássico Barcelona e Real Madri nos anos 60. Na foto abaixo um reencontro em 2001 .

Revista do Dia - Manchete Esportiva 1957

Nenhum comentário:

Postar um comentário