brasil1970

sábado, 2 de outubro de 2010

O Craque disse e eu anotei - ABELARDO




sábado, 2 de outubro de 2010

O Craque disse e eu anotei - ABELARDO

O nosso blog tem procurado através das entrevistas com ex jogadores, resgatar ao maximo a historia do nosso futebol. São autenticas oportunidades para que possamos conhecer melhor aqueles que fizeram o espetaculo dentro de campo. Aqueles que construiram a grandeza de nossos clubes, que deram o seu melhor para alcançar os titulos que ficaram na memoria.
A entrevista desta semana é exatamente um retrato fiel disto. Abelardo, o "Flecha Azul" é certamente um dos jogadores do Palestra/Cruzeiro mais antigos e ainda vivo.
Uma historia que tive o prazer de registra-la pois ele começou sua carreira logo após a segunda guerra em 1946 e jogou ao lado de Niginho e contra Leonidas da Silva. Portanto é a essencia da historia do futebol.

***********************************************************

1) FUTEBOL DE TODOS OS TEMPOS - Como foi seu inicio no futebol?
ABELARDO – Eu estudava em um seminário em Cachoeiro do Campo. Lá nós jogávamos no campeonato interno , time de atleticanos e dos cruzeirenses. Tinha muita gente boa lá. O Carlaile e
o Zé do Monte eram meus colegas e estudavam lá também. Eles jogavam no time do Atlético.
Um dia o Alcides (ex ponta esquerda ) me viu jogando e me chamou para um teste no Cruzeiro.



 2) FTT - O senhor  fez parte de um dos maiores ataques da historia do Cruzeiro. Orlando Fantoni, Ismael, Niginho e Alcides. Na época o senhor ainda era um reserva que entrava no decorrer das partidas. Foi  um ataque poderoso não ?
ABELARDO - Foi. O Orlando era mais corredor. O Alcides chutava muito bem e o Ismael era muito técnico e depois acabou indo para o Vasco. Eu era reserva mas entrava nos jogos. Niginho era o craque do time.
 (para se ter ideia, todos os 5 jogadores deste ataque estão entre os 21 maiores artilheiros da historia do clube)



 3) FTT - O senhor jogou com Niginho em 46 e 47. Ele era mesmo um fora de serie?
ABELARDO - Nossa senhora. Niginho era jogador de Copa do Mundo. Ele chutava bem e cabeceava melhor ainda. Era um monstro em campo. Artilheiro mesmo e sempre nos demos bem . Ele gostava de mim.

4) FTT - Niginho é até hoje o terceiro maior artilheiro do Cruzeiro. Só perde para Tostão e Dirceu Lopes. Na época a torcida reconhecia nele este grande idolo?
ABELARDO -  Puxa vida. Niginho era o “bam bam bam” na cidade. Todo mundo conhecia o Niginho. Onde Niginho ia dava aquele alvoroço. Era jogador que já tinha ido a Copa do Mundo e um grande artilheiro.

Bruno e Abelardo o "Flecha Azul"
5) FTT - E o Alcides. Ele até o surgimento de Joãozinho sempre foi eleito como o maior ponta esquerda da historia do clube por antigos torcedores? Era mesmo um craque? 
ABELARDO - Craque não.  Alcides sempre foi muito veloz. Ele jogava a bola na frente e era difícil do lateral segura-lo. Chutava muito bem. Ele tinha o apoio do Nogueirinha que lançava bola pra ele toda hora.

6) FTT - O senhor que viu os dois em ação quem foi melhor, Alcides ou Joãozinho?
ABELARDO - Os dois foram muito bons . O Joãozinho era craque , bem mais técnico mas o Alcides fazia muitos gols.
(Alcides é o oitavo maior artilheiro do clube com 144 gols e Joãozinho o nono com 118 gols.)


6) FTT - Então em 1948 Niginho inicia sua carreira de treinador e o senhor assume a sua vaga definitivamente. No primeiro campeonato jogando como titular e a artilharia do mineiro com 18 gols. Era a consagração?
ABELARDO - Ah foi. Niginho foi meu técnico e eu titular no seu lugar. Fiz gol de todo jeito. Eu era muito franzino e rápido e dava trabalho para os meus marcadores.



7) FTT - Neste ano o Cruzeiro fez dois jogos na fase final do mineiro contra o Atletico. Um venceu no estadio do Barro Preto por 1x0 com um gol seu. Depois jogaram no estadio do America na Alameda e o placar ficou em 2x2 com mais dois gols seus. O senhor se recorda destes jogos?
ABELARDO – Eu sempre joguei bem contra o Atlético. Eles tinham até arrepio de mim (risos).
Eu era amigo da maior parte dos jogadores deles e teve um jogo que a bola ficou limpa pra mim e eu falei   pro Kafunga escolher qual canto ele queria que eu chutasse . Falava pra ele: escolhe rapido Kafunga, escolhe....(risos) .O Kafunga as vezes ficava bravo falando que eu estava querendo fazer o nome em cima dele

 Abelardo contra o Atletico, sempre grandes apresentações. Alto e franzino subia muito para cabecear.

8)FTT – E o Kafunga era mesmo um bom goleiro ou é mais historia?
ABELARDO – Não é historia não. Ele era muito bom. Era muito técnico. Voava nas bolas com facilidade.

 FTT - E o Atlético tinha também o Mão de Onça.
ABELARDO – É tinha , mas o Kafunha era muito melhor. Mais técnico .

9) FTT - O Atletico tinha um grande time nesta época. Kafunga, Murilo, Ramos, Mexicano, Zé do Monte, Carango, Lucas,Tião, Carlaile, Alvinho e Nivio. Foi um dos melhores times do Galo em todos os tempos?
ABELARDO – Foi um dos melhores. Eram sempre jogos difíceis.


10) FTT - Quais jogadores te impressionavam mais neste time do Atletico?
ABELARDO - O Zé do Monte, Murilo e Carlaile.

11) FTT - E seus duelos com o Murilo.
ABELARDO – Eram disputados. O Murilo era um cara muito educado um senhor zagueiro. Jogamos muitas vezes um contra o outro aqui (em BH) e depois a gente se encontrou em São Paulo. Primeiro eu no Palmeiras e depois  no Santos. Ele jogava no Corinthians.


                                                    Abelardo o Flecha Azul fez 82 gols com a camisa azul do Cruzeiro.

12) FTT - O Cruzeiro ia jogar em Lourdes , o Atletico no Barro Preto alem do America na Alameda. Como eram os clássicos nesta epoca?
ABELARDO – Eram jogos muito duros. Eu sempre fazia gols no Atlético e teve uma vez que meus amigos de escola (Carlaile e Ze do Monte) me deram cobertura lá porque a torcida estava brava comigo e queria me pegar.

 13) FTT - Estamos falando da rivalidade entre Cruzeiro e Atletico mas o America tinha um time muito forte nesta época tambem .
ABELARDO - Tinha um time muito bom. Tinha jogadores experientes e bons de bola.


14) FTT - Foram campeões em 48 com jogadores como Lusitano, Lazzaroti, Petronio, Negrinhão e o argentino Valsechi. Mereceram o titulo?
ABELARDO - Acho que mereceram. Nosso time também era bom mas eles eram mais experientes e acabaram vencendo. Valsechi era muito bom jogador e o Lazzarotti marcava muito bem.

ABELARDO VAI PARA O PALMEIRAS E EXCURSIONA A EUROPA EM 1949


15) FTT - Em 1949 o senhor se transferiu para o Palmeiras. Como foi esta transferencia?
ABELARDO - Eu fui vendido muito novo ainda (na época Abelardo tinha 22 anos)

16) FTT - E pegou um timaço. O Palmeiras de Oberdan Cattani, Waldemar Fiume, Sarno, Turcão, Jair Rosa Pinto, Canhotinho e Lima.
ABELARDO - É tinha o Oberdan , o Waldemar, este era um craque. O Eduardo Lima já estava mais velho mas ainda jogava certinho. Ele falava pra gente “quero ver vocês chegarem onde eu cheguei”. Tinha o Jair Rosa Pinto cracaço. Nossa que bomba que ele tinha. Uma perninha curtinha mas chutava muito forte.  O Canhotinho que driblava demais



17) FTT - E logo de cara voces foram fazer a primeira excursão do clube a Europa. Como foi esta viagem?
ABELARDO - Fomos jogar na Espanha, no aniversario do Barcelona. Jogamos tambem contra o Atletico de Madrid.


18) FTT - Como foi ser campeão paulista em 1950?
ABELARDO – Eu joguei em poucos jogos pois era reserva e entrava nas partidas mas fiquei muito feliz. Eu revezava com o Aquiles.

19) FTT - A final foi contra um grande time. O São Paulo de Mauro; Bauer, Rui e Noronha, Friaça e Teixeirinha. Foi um jogo muito dificil? (1x1)
ABELARDO – Nossa este time do São Paulo tinha muito conjunto. Os caras jogavam certinho , acertados um com os outros. Parecia uma maquina certinha. E eu joguei contra o Leonidas tambem. Teve um jogo que fiquei no banco e no outro eu estava em campo. Ele era muito chato, reclamava de tudo com os jogadores do time dele. Era medalhão, foi na Copa do Mundo e aí já viu né. Mas jogava muito.
 

20) FTT - Quanto tempo o senhor ficou no Palmeiras?
ABELARDO – Dois anos.

21) Então o Palmeiras  te emprestou ao Santos.
ABELARDO – Foi. O Niginho era técnico do Santos e pediu minha contratação. Fiquei lá seis meses.

22) FTT – Porque o senhor não ficou mais no Santos?
ABELARDO - Eu já não agüentava mais de saudades de Belo Horizonte. Eu ficava sozinho lá e a saudade apertou. Vim embora então.



23) FTT – Quem tinha neste time do Santos que o senhor se lembra?
ABELARDO – Ahh tinha o Antoninho que jogava muito e o Tite.

 Abelardo, o Flecha Azul fez 84 gols com a camisa do Cruzeiro.
 
 



20) FTT - Foi então que o Cruzeiro reapareceu na sua vida? O bom filho a casa torna.
ABELARDO – É eu voltei para o Cruzeiro.Terminei minha carreira com o Niginho sendo meu tecnico.

21) FTT - Porem  a sua volta coincidiu com um dos piores momentos na historia do Cruzeiro e um grande time formado pelo Atletico. Eles acabaram sendo campeões de 1952 a 56. Foi um periodo dificil?
ABELARDO - Foi uma epoca muito difícil. Eles tinham um time muito forte, o Carlaile era jogador da seleção brasileira. O nosso tinha 4 ou 5 bons e o resto era um ajuntamento.


22) Mas o Cruzeiro também tinha o Paulo Florêncio que já tinha feito duas partidas pela seleção na Copa América em 1942.
ABELARDO – Ahh o Paulinho jogava bola. Este foi um dos meus parceiros. O Paulinho recebia um lançamento, olhava para um lado e dominava para o outro desorientando o adversário. Você jogava uma bola no peito dele e ele olhava pra lá e dominava já deixando ela cair pra cá.

Em 2007 o Cruzeiro prestou uma homenagem a alguns dos seus idolos mais antigos ainda vivos. No lançamento da camisa da fundação do Palestra de 1921 e a primeira camisa do Cruzeiro em 1942 estiveram presentes :Nogueirinha, Rizzinho, Abelardo, Paulo Florencio, e Amauri.

Abelardo conversa descontraidamente com Nogueirinha, Rizzinho e Amauri na homenagem do Cruzeiro
www.futebolretro.net



27) FTT - Para fechar com chave de ouro , o senhor esteve presente na conquista do bicampeonato do Cruzeiro em 59-60.
ABELARDO – É mas aí eu já estava velho e revezava com outros atacantes. Acaamos ganhando dois campeonatos.
28) FTT – Nesta epoca começou a se montado aquele timaço do Cruzeiro dos anos 60. O senhor jogou com Amaury, Hilton Oliveira, William e Procópio.
ABELARDO – Procópio, ahh o Procópio foi meu grande amigo no futebol. Até hoje ele tem uma coisa comigo, um carinho especial. É o maior fã que eu tenho

Time do Cruzeiro campeão de 1960. Este time conquistou o tricampeonato em 59-60-61.  Procopio é o segundo em pé da esqueda para a direita e Amauri o quinto. Agachado segurano o garotinho está Hilton Oliveira.

29) FTT - Aponte os 5 melhores jogadores que viu em campo?
ABELARDO – Niginho, Jair Rosa Pinto, Pelé, Didi, Heleno de Freitas. O Heleno jogava muito bem , ele jogava bonito e era muito vaidoso. O pessoal falava que meu estilo de jogar era parecido com o dele. Não sou eu que falava não viu, eram as pessoas. Ele era muito conversado e quando vinha jogar falava dos lances dele na seleção brasileira. "Você viu aquele lance meu contra o Uruguai? Jogar lá não é pra qualquer um não. " Tinha também o Zizinho , ele era o melhor de todos estes. Zizinho era um cracaço. Foi o maior que eu vi.

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Encontros eternizados - CHUMPITAZ & PIAZZA

O capitão da seleção peruana Chumpitaz e o capitão da seleção brasileira Piazza em jogo de 1975 pela Copa América.

Revista do Dia - PLACAR 1970

A capa da revista PLACAR de dezembro de 1970 trazia o craque Ademir da Guia. A principal manchete era: CARA A CARA : Tostão, Oldair, Samarone  e Ademir da Guia.
 
 
www.futebolretro.net 

Nenhum comentário:

Postar um comentário