Eu tinha criado anteriormente um tópico falando sobre a dependência dos clubes sobre os valores dos patrocínios e a disparidade desses.
Além do que dito ali, estava pensando. Se um clube não consegue valorizar sua marca, perdendo credibilidade com a própria torcida - O Cruzeiro que o diga ( http://www.superesportes.com.br/ed_espor
Caramba, como que alguém consegue desvalorizar a marca perante seu maior patrimônio, que é o torcedor? A maioria dos clubes ganha pouco mesmo com o retorno de vendas de camisas. Em média, R$ 8 por unidade. Mas será que vale a pena perder outra fonte de renda?
Claro, tem torcedores do clube que jamais deixariam de comprar um uniforme por causa do patrocinador. Mas e as vendas em outros territórios? A idéia não é expandir a marca?
Esse negócio de tratar futebol como negócio vai acabar de vez com a paixão. Daqui a pouco o torcedor vai virar um consumidor somente (se não já é). Já que nem mesmo a tradição do clube é respeitada.
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